João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


UM BASCO NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
 
 
Os bascos são um povo estranho cuja origem étnica é ignorada até por eles mesmos. O território onde vivem faz parte da Espanha e da França, mas eles não se sentem espanhóis nem franceses. As raízes da sua língua nunca foi identificada e há quem diga que ela não tem parentesco com nenhuma das línguas modernas. Os professores Richard Bandler e John Grinder, criadores da psicologia motivacional conhecida como PNL (Programação neurolinguística) fizeram uma pesquisa sobre a forma como as pessoas movimentam os olhos enquanto estão pensando. Descobriram que todos os povos fazem movimentos com os olhos para cima e para a esquerda, ou para cima e para a direita conforme estejam criando imaginações ou recordando de coisas que viram, respectivamente. Registraram outros padrões de comportamento comuns a todos os povos, como olhar para baixo e para a esquerda quando se está meditando, ou girar o olho para a direita ou esquerda (para o ouvido com melhor acústica) quando se procura recordar algum som e por aí adiante. Para esses pesquisadores, esses padrões foram observados em todos os povos, menos entre os bascos, que fazem exatamente o contrário. Para estes, dizem os seus desafetos, a direita está na esquerda, o certo está no errado, o em cima está em baixo e por aí adiante.
Uma velha anedota diz que um basco desembarcou no aeroporto do Galeão, justo no dia em que o time do Botafogo estava voltando de uma partida, na qual o time carioca havia ganho um título. A torcida estava naturalmente inflamada e gritava: Botafogo, Botafogo, Botafogo. O basco não fez por menos: pegou logo uma camisa na sua mala, fez uma tocha com ela e atirou-a contra o posto da policia.
Basco é assim. Se hai gobierno, soy contra. A propósito, temos um basco no Supremo Tribunal Federal. É o Ministro Marco Aurélio Mello. Esse magistrado é o rei das controvérsias e das decisões amalucadas, que faz de tudo para contrariar a opinião dos seus pares. Quando as coisas parecem ser tão claras que não se suscitam controvérsias, lá vem Sua Excelência com um voto discordante, só para contrariar.
Não estou escrevendo isso por causa da liminar que ele deu para defenestrar o Renan Calheiros da Presidência do Senado. Nesse caso acho que ele só fez o que o país inteiro, menos os Ministros Dias Toffoli e o Gilmar Mendes, querem. O Renan já devia ter ido embora há muito tempo. Mas não era a hora nem a oportunidade de fazer isso. Sua ânsia em polemizar só serviu para jogar o país em uma crise institucional. Já estamos em crise na economia, na política, na educação, na saúde, na moral. Não precisávamos de mais essa.
O Dr. Marco Aurélio só está no Supremo porque é primo do Fernando Collor. A propósito, Augusto Pinochet, Che Guevara e Emilio Garrastazú Médici eram de origem basca. Gabriel Garcia Marques sabia o que estava dizendo quando escreveu Cem Anos de Solidão. A América Latina é mesmo um continente surrealista

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 07/12/2016
Alterado em 07/12/2016


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras