João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


LULA, PELÉ E O ITAQUERÃO

LULA, PELÉ E O ITAQUERÃO
                                     
 

Sou corintiano desde 1954, quando Luizinho, o Pequeno Polegar, marcou aquele gol contra o Palmeiras e nos deu o título de Campeão dos Centenários. 
Amarguei vinte e três anos sem títulos e onze anos em que o Pelé não deixou a gente ganhar do Santos, marcando sempre um maldito golzinho para empatar ou virar o jogo no último minuto. 
Vinte e três anos sem títulos, onze sem ganhar do Santos e quase cem anos sem um estádio á altura. Isso é ser corintiano, sinônimo de brasileiro sofrido, que nunca perde a esperança e sempre se supera nos momentos mais difíceis.
Vicente Mateus foi um dos melhores presidentes que o Corinthians já teve. Uma das maiores fortunas do país, era um grande empresário. Poderia ter construído um estádio para o Corinthians, mas não fez. Comprou o terreno de Itaquera com essa intenção, mas não teve tempo para concretizar o sonho do estádio.
O Corinthians levou quase cem anos para ter uma arena á altura das suas tradições. Curiosamente ela foi construída justamente em uma época que o clube estava praticamente falido, como a grande maioria dos clubes brasileiros ficou depois da famigerada Lei Pelé. Devia, só para o governo, mais de quinhentos milhões em impostos e contribuições. Não tinha dinheiro nem para pagar aos jogadores. Mas, de repente, uma magnífica arena é erguida em Itaquera em menos de quatro anos. Uma arena de um bilhão de reais. E quem ergueu? A Odebrecht. Em quem foi o fiador? O corintiano Lula. 
Quem disse isso não fui eu. Foi o Sanches, presidente do Corinthians à época e que voltou agora. E que virou deputado por conta disso. Foi ele quem falou: “Se um dia alguém for levantar isso, o Lula vai ficar em situação difícil.”
Evidente. Quem financiou o Itaquerão foi o BNDS e a Nossa Caixa. Por causa do Lula, que sonhava ver a Copa do Mundo ser aberta lá. Uma obra daquelas não custa um bilhão, mas depois que a Lava a Jato começou a investigar as obras construídas pelos empreiteiros amigos do Lula, a gente já sabe porquê o custo das obras públicas no Brasil é o mais caro do mundo. Diga-se, a bem da verdade, que não foi o Lula nem o PT que inventaram as obras superfaturadas e turbinadas a propina. O Maluf que o diga. O PT, junto com o PMDB, só transformou em instituição o conluio dos agentes públicos com os empreiteiros.
Louvo o Lula por nos ter nos dado o Itaquerão. Vou lamentar o resto da vida se o perdermos por conta das mutretas que ele andou fazendo para a sua construção.  Isso não quer dizer que o perdoarei por ter arrendado o país aos empresários da construção civil, assim como não absolvo o Pelé. Primeiro por ter submetido a nós, corintianos, a onze anos de vexames dentro do campo. Segundo por ter ajudado nossos corruptos cartolas a vender o futebol brasileiro para os empresários da bola. 


 

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 08/03/2018
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras