João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Chegou a vez de Gleisi Hoffmann e Paulo Bernardo, dois dos mais importantes nomes do PT, serem julgados pelos seus maus feitos.  A camarilha do PT, que durante 12 anos assaltou sistematicamente os cofres públicos, encobrindo sua nefasta atuação com distribuição de cargos e benesses aos seus aliados, não atentou para um princípio que os profissionais da publicidade ̶ todos sofistas  ̶  sempre aplicaram bem. Esse detalhe pode ser definido pela frase : “A verdade é apenas a opinião que nos convence”. Os filósofos têm discutido essa questão.  De Aristóteles a Kant, de Platão a Sartre, passando por Marx e Schopenhauer,  a questão da verdade tem sido a preocupação de muita gente e principalmente dos políticos, que quando descobrem a sua , elegem-na como causa pétrea de suas próprias constituições e passam a impô-la a todo mundo como único caminho para o paraíso.
Foi o que o Lula e o PT fizeram. Dividiram o país em “nós e eles”, se esquecendo que a sua opinião só era verdadeira por que havia vencido outra que estava desgastada pelos maus ̶resultados colecionados nos anos anteriores. O PT pegou os restos da falsa prosperidade que os tucanos deixaram e fez uma canhestra distribuição das sobras pelas classes mais pobres, aplicando a filosofia popular do  “quem parte e reparte e não pega a melhor parte ou é bobo ou não tem arte.” 
A turma do PT, a maioria oriunda dos sindicatos, nunca foi boba, e nessas artes de dar um e pegar dois para si, mostrou que tem mestrado e doutorado. Aliás, devem ter aprendido com os “camaradas de Moscou”, que depois da Revolução Bolchevista,  expropriaram os “ malditos capitalistas” e  transferiram a maior parte das propriedades expropriadas para seus próprios patrimônios. Deve ter sido isso que levou os petistas e seus aliados a pensarem que podiam fazer a mesma coisa com a Petrobrás, a Eletrobrás, o BNDS e todas as demais empresas públicas do país. 
Mas quando se bota fogo em mato seco, a gente nunca sabe para que lado o vento vai soprar. Ás vezes o vento sopra o fogo para o lado contrário que a gente queria que fosse. Os camaradas russos levaram setenta anos para ter suas próprias casas queimadas. Os cubanos, que os imitaram, queimaram seus próprios canaviais na certeza que os dos inimigos compensariam com sobra suas perdas.  Mas depois de cinquenta anos, o fogo também já está lambendo a cumeeira de suas próprias casas. 
O que virá depois que o PT for enterrado por conta da sua própria arrogância não dá para saber. Venha quem vier, e seja qual for a verdade triunfante, é bom que os líderes que portarem as novas bandeiras tomem consciência de que são bons só enquanto produzirem bons resultados. Ou enquanto conseguirem nos enganar que estão conseguindo isso. Mas ninguém consegue enganar todo mundo o tempo todo.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 19/06/2018
Alterado em 19/06/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras