João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A MORTE DE UM PALADINO
 
Faleceu hoje, dia 31 de julho, aos 96 anos, o grande jurista, político e ativista dos direitos humanos, Hélio Pereira Bicudo. Ficou conhecido nos anos setenta pela sua luta em prol dos direitos humanos, então frequentemente violados pela ditadura militar. Como promotor de Justiça na época enfrentou e combateu o chamado Esquadrão da Morte, grupo paramilitar formado por policiais paulistas que, entre 1968 e 1971, eliminava sumariamente supostos criminosos na periferia da Grande São Paulo, mas que, paralelamente, servia de braço armado do regime militar para eliminar pessoas consideradas opositoras do governo . Em razão disso foi perseguido pelas forças da repressão, sendo detido e tendo seu nome incluído no SNI (Sistema Nacional de Informações) como inimigo do Estado.
Formado em direito pela Universidade de São Paulo, em 1947, fez brilhante carreira no Ministério Público e como advogado. Era um homem de muita coragem, fortes convicções e um sentido de ética e moral inabalável, que o fez ser respeitado até por seus adversários políticos. Petista convicto, acreditava piamente nas propostas que ajudou a elaborar para o partido, as quais foram um dos sustentáculos que levou Luis Inácio Lula da Silva ao poder e fez do PT o maior e mais influente partido da cena política brasileira dos últimos tempos. Sendo um dos fundadores desse partido, nele atuou, emprestando aos petistas a sua inteligência e credibilidade. E deu mais provas da sua postura moral e ética saindo do PT quando ficou comprovado o afastamento do partido do programa original que ele havia ajudado a elaborar. A prova do seu desencanto com os desvios de conduta do partido que ajudou a fundar foi a sua participação no pedido de impeachement da presidente Dilma Roussef, que ele redigiu, juntamente com Miguel Reale Junior e Janaina Paschoal.
Na vida pública destacou-se pela competência e probidade com que exerceu suas funções. Nela ingressou em 1959 como chefe da Casa Civil do governo Carvalho Pinto, em São Paulo. Em 1963 atuou também como ministro da Fazenda do governo de João Goulart.. Elegeu-se deputado federal por São Paulo e foi vice-prefeito da cidade, na gestão Marta Suplicy. Foi um grande colaborador na elaboração da Constituição Federal de 1988.
Fundou e presidiu diversas organizações de defesa dos direitos humanos, entre os quais  a Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos (FidDH), entidade atuante junto à Comissão Interamericana de Direitos Humanos, para denúncia e acompanha-mento  de casos de desrespeito aos direitos humanos no Brasil.
Hélio Pereira Bicudo nasceu em Mogi das Cruzes em 5 de julho de 1922. A cidade perde um dos seus mais ilustres filhos, cuja conduta em vida, acima de toda e qualquer cor ideológica, foi irreprovável.

 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 31/07/2018
Alterado em 31/07/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras