João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


“No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam as faces do abismo; E o Espírito de Deus movia-se sobre as águas.” Gênesis, 1; 2,3.

 
           Como era uma “Existência Negativa”,
               Que estava só num espaço atemporal;
               Ele tornou-se a “Existência Positiva”,

               Que agasalha em Si o Todo universal.
 
               Quem sabe esse Big- Bang dos ateus,
               Que um cientista vê no seu telescópio,
               Não é o justo momento em que Deus,
               Está fazendo um parto em Si próprio.
.
               A visão é bem estranha, eu reconheço;
               Mas a imagem transmite boa filosofia
               E fica mais clara a ideia de um começo.
 
               Este tema merece um pensar profundo:
               Se antes do universo já um Deus havia,
               O que Ele era antes de ser este mundo?

O soneto acima expressa a visão cabalística da gênese do universo. Para a Cabala, Deus é energia que se manifesta em criação, mas não se contamina com ela, pois pernanece puro, intocável, inatingível e inviolável em sua essência. Nós, que somos frutos da sua Criação, só podemos senti-lo em suas manifestações, mas nunca em sua verdadeira essência, pois esta não está no território do sensível, mas sim,além do todo que pode ser imaginado, sentido e conhecido. Assim, Deus,antes de começar a fazer o universo, é visto como polo negativo de uma corrente de energia ( o Espírito que se move sobre as águas). Para dar sentido à sua própria existência, Ele "gerou" um polo positivo (as águas primordiais, ou seja, a matéria universal). Para a Cabala, o nascimento do universo é representado por um ponto dentro do círculo, que pode ser visto como uma estrela que nasce dentro de um buraco negro. Essa visão é análoga à que os modernos cientistas apresentam sobre o nascimento do universo, visão essa que eles chamam de big-bang, ou seja, a grande explosão de um corpo energético, ocorrida ha quinze bilhões de anos atrás e que deu início ao mundo, tal como o conhecemos.  Por isso, quando lhes é perguntado, o que, ou quem é Deus, os mestres cabalistas respondem: "Deus é pressão.". Ou seja, uma energia tão poderosa, que não podendo conter-se em si mesma, manifestou-se como matéria. Deus é, pois, matéria e espirito. Como espirito Ele é Deus. Como matéria Ele é a Natureza com todas as suas formas, forças e leis. No diagrama abaixo temos uma visão de como a Cabala vê a manifestação divina no ato de criação do universo. 
                          
Ain- O espírito de Deus
Ain Soph- O espaço conceitual onde o Espírito de Deus se movimenta 
Ain Soph ;Aur- A energia de Deus se manifestando em um espaço conceitual
Kether - a estrela na qual a energia de Deus se concentra para "gerar" o universo material.
Kether é a estrela que explode (o big-bang). Por isso se diz que Deus tirou a luz das trevas para fazer o mundo.
(continua)



 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 23/09/2018
Alterado em 23/09/2018


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras