João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


VINHAS DA IRA


 
A Venezuela está á beira de um colapso. Há o perigo de uma guerra civil. Militares de patentes mais baixas, como tenentes, capitães, sargentos, que estão mais expostos á crise, começam a falar abertamente contra seus comandantes, generais que foram cooptados pelo corrupto governo bolivariano que levou o país, outrora próspero, para um buraco sem fundo.
Para entornar de vez o caldo, o não menos corrupto ditador de opereta Nicolás Maduro, em cumplicidade com Supremo Tribunal Federal venezuelano proibiu o povo de ir ás ruas protestar contra esse que está sendo considerado o mais corrupto governo da América Latina.
Para que um país seja considerado mais corrupto que o Brasil, depois da passagem pelo PT pelo governo, é porque a corrupção na Venezuela deve ser mesmo espantosa. Chega a dar um arrepio na espinha em pensar que poderíamos estar na mesma situação dos nossos vizinhos venezuelanos. Pois o falecido Hugo Chaves, o principal responsável por essa situação, era um dos modelos políticos do Lula. Lula tinha por ele uma grande admiração. Tanto que fez o BNDS investir alguns bilhões na Venezuela. E Dilma também nutria grandes simpatias por Maduro. Era o seu principal aliado na América Latina.
Os bolivarianos, como os petistas aqui no Brasil, não reconhecem a culpa. Para eles todas as desgraças do país foram os outros que causaram. Como na Venezuela a oposição tem sido silenciada á força desde os tempos de Hugo Chaves, os bolivarianos põem a culpa nos Estados Unidos. Dilma e o PT também diziam que era a conjuntura internacional que causava a crise econômica no Brasil.
Certo que a maior riqueza da Venezuela é o petróleo. Com a queda dos preços internacionais a renda das exportações desse produto caiu. Mas vários outros países, especialmente as nações árabes, também vivem da exportação do petróleo. E não estão passando por crise tão profunda como os nossos vizinhos.  O problema da Venezuela foi a má gestão dos governos bolivarianos, que preferiram gastar o dinheiro do país na compra de armamentos para silenciar, pelo terror, a oposição, e no financiamento de programas sociais assistencialistas com fim eleitoreiros. Não investiu em infraestrutura, nem promoveu a construção de uma indústria de base. Hoje, até a Coca-Cola está fechando as portas da sua fábrica no país por falta de açúcar para produzir o seu xarope multinacional.
Graças a Deus o Brasil conseguiu desenvolver instituições livres e sadias que vão nos ajudar a sair desse poço em que o lulo-petismo jogou o país. O PT não conseguiu cooptar o Judiciário e o comando das Forças Armadas, como o governo bolivariano da Venezuela fez.  Por pouco não chegamos ao mesmo nível crítico da Venezuela. Lá, além da depressão econômica, da inflação, da corrupção, da crise política e institucional, o povo agora está proibido de se manifestar livremente nas ruas. O que mais de ruim pode acontecer aos nossos simpáticos vizinhos?
Tremo só de pensar que tudo isso poderia estar acontecendo aqui. Apesar de todas as nossas dificuldades, temos muita capacidade de reação e somos livres para exercê-la. Torço para que a Venezuela também recupere essa capacidade. Potencial para isso o povo tem. Como disse Jonh Steinbeck em seu romance "Vinhas da Ira", todos os opressores morrem. O povo vive para sempre.
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 16/01/2019


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras