João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos



UNIVERSO PARALELO
 
Vi uma bromélia nascendo dentro da caveira de um boi e uma madressilva que rompia a densidade de uma parede de pedra em busca de ar. E uma “Maria sem Vergonha” brotando no meio do asfalto, para dizer ao mundo que toda impossibilidade deve ser desafiada.    
Vi um sorriso amistoso brotar nos lábios eternamente côncavos do Gilmar Mendes, fazendo o seu rosto sombrio inundar-se de luz e o ministro Sérgio Moro sendo recebido na Câmara dos Deputados com uma grande salva de palmas.Vi o presidente Bolsonaro abraçando, efusivamente, o cantor Pablo Vitar,  convidando-o para exercer um cargo no seu ministério.
Vi uma Casa Legislativa cheia de pessoas comprometidas, trabalhando para aprovar matérias de interesse público, esquecidas dos seus compromissos com os lobbies que os elegeram e dos seus próprios interesses pessoais; e por unanimidade aprovando a extinção de seus privilégios e a proibição de indicar parentes e amigos para cargos públicos.
Vi um skinhead ajudando um cego a atravessar a rua e o segurança de um shopping center oferecendo um lanche para um menino de rua. Depois todos foram juntos ao cinema assistir ao filme Paz, Amor e Muito Mais.
Eu vi uma multidão vestida com camisas de diversos times de futebol, lavando o piso de uma praça pública, como fazem as baianas com as escadarias do Senhor do Bonfim.  Vi padres com suas batinas brancas e maçons com ternos negros e aventais ornados de rosetas azuis, perfilados lado a lado, cantando o Hino Nacional em frente á uma sinagoga. Vi um rabino de longas barbas bifurcadas rezando o Padre Nosso, enquanto um sheik muçulmano, de barba e turbante negro, distribuía ao povo que se ajuntava em frente a sua mesquita, a hóstia consagrada.
Eu vi um grupo enorme de pessoas, portando bandeiras vermelhas, ornadas com foices e martelos, lavando as portas de vidro de um banco, enquanto cantava uma letra de Caetano Velloso, adaptada para o Hino à Alegria de Ludwig Van Beethoven.
Do outro lado da rua um grupo de pessoas, vestindo balandraus brancos, com suas cabeças cobertas por capuzes da mesma cor, balançava vistosas bandeiras com a cruz suástica, enquanto ajudavam senhoras do Exército da Salvação a servir sopa e entregar cobertores para uma multidão de indivíduos sem teto, onde predominavam negros, mendigos e homossexuais.
Vi milhões de evangélicos realizando a Marcha para Jesus; no meio do cortejo, um andor com a imagem de Nossa Senhora Aparecida sendo conduzida por eles ao som da Ave Maria de Gounod;
Vi milhares de soldados marchando ao som da canção “Caminhando” de Geraldo Vandré; ao invés do passo militar eles caminhavam de mãos dadas; no lugar de fuzis levavam rosas em suas mãos, que eram distribuídas para o povo.
Vi imbuias, mognos, perobas e jequitibás, nascendo no lugar dos edifícios que obstruem a minha visão da montanha.
Vi tudo isso e não foi um sonho. Era um universo paralelo que eu acabava de adentrar em minha imaginação.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 13/08/2019


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras