João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


RECADO AOS PRESIDENCIÁVEIS

 
      Na república de Siracusa viviam dois jovens filósofos chamados Damon e Pítias. A amizade entre eles era tão forte que um seria capaz de dar sua vida pelo outro.

Um tirano de nome Dionísio era o seu governante. Pítias era da oposição e costumava fazer violentos discursos contra ele na Ágora, praça pública onde os cidadãos se reuniam para discutir os problemas da cidade.  

     Encolerizado, Dionísio acusou Pítias de traição e depois de um julgamento simulado, ele foi condenado à morte.

Pela lei de Siracusa, todo condenado podia fazer um último pedido. Assim, Pítias expressou vontade de ir até sua casa despedir-se da família.  Esse era um direito do condenado, mas Dionísio, temendo que ele escapasse, negou o pedido.

Pítias estava conformado em morrer sem ver sua família, quando Damon foi até ao tirano e ofereceu-se para ficar no lugar de Pítias enquanto ele ia até a casa dele.

Dionísio sabia da amizade dos dois e da fidelidade que havia entre eles. Assim, logo pensou que além de acabar com a vida do inimigo, poderia também liquidar com sua honra, pois certamente Pítias tentaria escapar. Assim, num golpe só, ficaria livre dos dois e absolutamente tranquilo com respeito à futuras dissidências.

Pítias foi autorizado a ir até sua casa e dentro de um mês, voltar para ser executado. Enquanto isso Damon ficou em seu lugar na prisão.

Um mês se passou e Pítias não voltou. Os meses completaram um ano. Cansado de esperar, o tirano resolveu executar Damon e mandar soldados até a ilha onde morava Pítias para prendê-lo.

Mas no momento exato em que Damon estava sendo levado ao local da execução, Pítias aparece, implorando ao tirano que soltasse seu amigo e tomasse a vida dele, como havia sido combinado.

─ Por que demorou tanto para voltar? ─ perguntou o tirano.

─ Os deuses tentaram me impedir. Passei apenas três dias em minha casa, e quando estava voltando para Siracusa, uma tempestade colheu nosso navio em alto mar. Toda a tripulação pereceu no naufrágio. Só eu escapei. Nadei de ilha em ilha enfrentando todo tipo de perigos. Só agora consegui chegar.

Dionísio mandou verificar a história de Pítias e descobriu que era verdadeira. Esse episódio abriu os olhos do tirano.

─ A sentença contra vocês será revogada ─ declarou o tirano. ─ Jamais pensei que entre os homens pudesse florescer tamanha confiança e lealdade. Vocês me provaram que o mundo pode ser governado por um poder maior do que o ódio e a força. Estão livres, mas, no entanto, deverão prestar-me um último serviço ─ completou o tirano.

─ O que desejais?  perguntaram os amigos.

─ Permanecei em minha corte e ensinai-me a governar fazendo amigos ao invés de inimigos.

    Dedico esta história aos petistas e bolsonaristas. Ganhe quem ganhar, governo bom é o que soma e não o que divide.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 22/09/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras