João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


RÉPLICA AOS COMENTÁRIOS AO ARTIGO ANTERIOR

 

Primeiramente quero deixar claro que também não gostei do resultado das eleições. Não tenho simpatia pelo PT nem nunca votei no Lula porque não concordo com a ideologia política dele. Também não vejo no Bolsonaro um estadista qualificado para trazer progresso e estabilidade para o nosso país. Lamento que uma terceira via não tivesse se concretizado, porque então não estaríamos vivendo esse clima de desconforto e insegurança que estamos experimentando agora. Só quero lembrar aos leitores que o Brasil é hoje a oitava economia do mundo e uma das maiores democracias do planeta. Esse status não foi conquistado da noite para o dia e custou muitas vidas. A democracia não é um regime perfeito. Até porque ela se sustenta no embate de ideias e na conquista de resultados. Periodicamente um lado vence e outro perde. Mas o que perdeu pode reconquistar o poder no pleito seguinte. Isso não acontece quando o governo é constituído à força. A força perpetua a tirania. Nossa república já passou dos 130 anos e até agora não conseguiu viver cinquenta anos de estabilidade. Já fizemos seis Constituições enquanto os Estados Unidos, em mais de duzentos anos só fez uma, que resistiu a uma guerra civil, duas guerras mundiais e as diversas aventuras bélicas nas quais os americanos vivem se envolvendo pelo mundo. Tudo isso porque tem instituições fortes que sustentam o estado de direito estabelecido pela sua Constituição. Se a cada vez que dificuldades politicas ocorrerem em nosso país nós apelarmos para soluções de força, com ruptura constitucional e violação do estado de direito, nunca escaparemos da pecha de república bananeira que muita gente, lá fora, ainda acha que somos. Isso me incomoda mais do que a eleição do Lula. Quero lembrar ainda que instabilidade política e a desordem social não combina com o lema inscrito em nossa bandeira. Ordem e Progresso são incompatíveis com desordem social e quarteladas irresponsáveis que só trazem instabilidade e desassossego para quem quer trabalhar e criar suas famílias em paz. O Brasil tem instituições fortes e confiáveis que podem muito bem lidar com o problema que está sendo colocado pelos bolsonaristas. Se ficar provado, com provas verdadeiras e irrefutáveis que houve fraude nas eleições, e não apenas construídas por narrativas inconformistas de pes. soas que não concordam com o resultado dela, então temos que acionar os mecanismos do estado de direito para corrigir o erro. Fora dele qualquer solução será criminosa e poderá conduzir o país à tragédia sem precedentes na história do Brasil. Precisamos de estabilidade e paz para trabalharmos e criarmos nossa familia num ambiente seguro e salubre, livre de radicalismos, fanatismos e aventuras irresponsáveis que só trazem dor e desconforto para todos. É nesse sentido que recomendamos muito juízo e calma nessa hora. 

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 05/11/2022


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras