João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A UTILIDADE DA POLARIZAÇÃO

 

As mais antigas manifestações do pensamento humano intuíram que o universo é construído a partir de um processo dialético. Quer dizer: o mundo é composto pela oposição de dois princípios que se contradizem, e por isso mesmo, se completam. A mais antiga filosofia chinesa, o taoísmo, representava essa dualidade através da simbologia do yiin e yang, o positivo e o negativo. Essa mesma ideia foi reproduzida no pensamento religioso através dos conceitos desenvolvidos pelos filósofos maniqueístas - com seus deuses das trevas e da luz- e principalmente nos ensinamentos judaicos-cristãos com seus princípios centrados no bem e no mal, representados por Deus e o Diabo.

É desse ponto de vista que vemos a atual polarização política no Brasil como uma experiência útil e necessária para o nosso amadurecimento político. Temos que passar por isso. Todas as nações que hoje vivem uma democracia madura e institucionalmente fortalecida viveram experiências desse tipo.

O que não se pode é deixar que elas sejam levadas a extremos que, ao invés de servir como pedagogia válida para o nosso desenvolvimento político, acabem se transformando em tragédias humanas das quais dificilmente a sociedade que as sofre se recupera.

Aventuras como o nazi/fascismo e o bolchevismo trouxeram mais dores do que ganhos pedagógicos para a humanidade.  Como disse o filósofo Teilhard de Chardin, todas as experiências vividas pela humanidade são válidas a nível de espírito. Mas é preciso ter em mente o quanto elas representam de sofrimento para quem é subemetido à elas. Numa análise feita nesses termos, seria difícil justificar o ganho pedagógico que o nazi/fascismo/ bolchevismo trouxeram para a civilização.

A não ser que admitamos a necessidade do velho conceito maniqueísta de que a luz só se manifesta na existência das trevas, é preciso evitar que tais experiências extrapolem o limite da razão. A nível filosófico podemos até concordar que existe alguma verdade nesse processo, mas os que forem sacrificados no curso dele jamais saberão por que o foram. Até porque as grandes tragédias humanas são rapidamente esquecidas a nível coletivo, mas para os indivíduos que a suportam elas jamais são apagadas da memória.

Que petistas e bolsonaristas tenham consciência disso. Ambos estão certos e estão errados. Não há verdade absoluta na política, mas apenas resultados que trazem bem estar ou mal estar para o povo que são submetidos à elas. Há nações com governo de orientação progressista (adoçante semântico para o termo esquerdista) que estão vivendo muito bem, e outros que estão vivendo muito mal. O mesmo se pode dizer de governos de direita. Uns conseguem bons resultados em suas políticas, outros são verdadeiros carrascos dos seus povos.

Ainda não conseguimos inventar melhor forma de governo do que a democracia. Só através da liberdade de escolha que ela proporciona chegaremos ao amadurecimento político que uma nação precisa para atingir o verdadeiro desenvolvimento. E quanto menores forem as dores que o lado vencedor infligir ao outro, mais rápido chegaremos a esse objetivo.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 22/01/2023
Alterado em 23/01/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras