João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A ARROGÃNCIA DO PT

 

Lula anda dizendo que não precisa de licença de ninguém para governar. Precisa sim. Ele foi eleito com pouco mais de cinquenta e um por cento dos votos, o que significa cerca de sessenta milhões de pessoas num universo de duzentos e quinze milhões. Portanto, mais de dois terços dos brasileiros não deram a ele licença expressa para governar. Menos de um terço da população do país votou nele. É uma âncora muito fraca para sustentar um navio de tamanha arrogância.

Tudo bem que no universo dos votos válidos ele alcançou a maioria. Mas é uma maioria tão pífia que pode ser diluída da noite para o dia. Basta ele continuar a falar bobagem, a procurar conflitos e principalmente, continuar a impor ao país velhas ideias e políticas ultrapassadas que já provaram serem equivocadas no passado.

E principalmente, Lula tem que parar de tentar ressuscitar o velho time de ladrões que saquearam os cofres públicos em governos anteriores do PT. A imposição de nomes como José Dirceu, Delúbio Soares, Zé Guimarães (o dólar na cueca), Dilma Roussef, por exemplo, é um acinte ao povo brasileiro. Podemos até tolerar a sua volta ao poder. Afinal de contas somos um povo de boa índole, tolerante e cordato, que não gosta de extremismos e badernas golpistas. Mas não perdoamos os maus feitos que solapam a riqueza do país e maculam a nossa nacionalidade. Nem esquecemos aqueles que assim agiram.

Lula e seus seguidores não devem esquecer que ele não foi inocentado das acusações que lhe foram imputadas. Apenas teve suas condenações suspensas por força de erros processuais. E que vários de seus seguidores foram condenados e cumpriram penas. Tudo bem que todo condenado merece uma segunda chance. O povo brasileiro deu essa chance ao Lula e ao PT. Mas não é para ele e seu partido praticarem as mesmas ações deletérias que praticaram no passado. Criminoso que volta ao local do crime para praticá-lo de novo merece prisão perpétua.

Os erros e a arrogância bolsonarista proporcionaram o seu retorno. Mas é um retorno sem glória e sem honra. Uma opção feita pelo menos pior. Por isso, é bom que Lula e seus companheiros do PT não julguem que têm o cacife que tinham quando ele foi eleito pela primeira vez. Governos só podem ser julgados quando estão no poder. Só os resultados poderão regenerar Lula e o PT de forma definitiva e aceitável para a grande maioria do povo brasileiro.

Assim, que Lula e os seus seguidores deixem de lado a natural arrogância com que sempre se apresentaram nos palcos políticos do país, e que mais se acentua quando ganham as eleições, e comecem a justificar os motivos pelos quais foram eleitos.

Até porque não é o Brasil que precisa ser perdoado pelas agruras pelas quais Lula e o PT passaram, mas sim eles que precisam justificar o perdão que lhes foi dado.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 15/02/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras