João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


ENFIANDO O PÉ NA JACA

 

Cerca de sete anos atrás o ridículo ditador da Venezuela rompeu relações com o Brasil, em protesto contra o que ele chamou de “golpe” de estado dado pelo Parlamento brasileiro ao afastar do poder sua parceira ideológica Dilma Roussef. Não se poderia esperar outra coisa de um indivíduo como ele, que a exemplo da sua colega brasileira, enterrara a Venezuela numa crise sem precedentes naquele país. É da natureza que os iguais se defendam. O chavismo e o lulopetismo são farinhas do mesmo saco podre e bichado que infesta vários países na América Latina e atrasam o desenvolvimento do continente. A Venezuela, com o regime chavista, perdeu boa parte do seu produto interno bruto. Há mais de uma década vive num regime de exceção, com liberdade restringida, oposição amordaçada e imprensa censurada. Até o judiciário é controlada pelo governo e só decide o que interessa ao regime. Maduro, com seu bigodão de cantor brega, é um tirano autocrata e funesto. Além das restrições às liberdades democráticas e desrespeito aos direitos humanos, ele transformou a Venezuela numa república bananeira de segunda categoria onde nem papel higiênico é encontrado mais nas prateleiras dos supermercados.

Agora esse ridículo ditador de opereta desembarca no Brasil com honras de estadista. Não bastasse isso, Lula procura justificar sua simpatia por ele dizendo que as críticas ao regime bolivariano são meras narrativas. Propõe até a entrada da Venezuela no BRICS e justifica essa insensatez com a falácia de que as relações políticas do país precisam ser pragmáticas e livres de ranços ideológicos.

Seria bom se isso fosse verdade. E que as honras diplomáticas que Lula prestou ao seu nefasto correligionário venezuelano tivessem mesmo razões pragmáticas, como, por exemplo, uma chance de cobrar de Maduro o dinheiro que ele e Dilma, tão prodigamente, emprestaram aos ditadores de esquerda para ajudá-los a sustentar os seus execráveis regimes.  
É pena que o povo venezuelano não tenha liberdade suficiente para ir às ruas e exigir a saída do seu ridículo ditador. Porque ele está mais podre que Maduro. Numa verdadeira democracia já teria sido defenestrado há muito tempo.

Lula, mais uma vez, meteu o pé na jaca. Aliás, isso é o que ele vem fazendo desde que voltou ao Planalto. Parece que perdeu de vez o bom senso. Está difícil reconhecer nele o homem que governou o país na década passada e deixou o governo com larga margem de aprovação. O sofrimento que o regime de Maduro tem infringido ao povo venezuelano não tem nada de narrativa. É fato provado e consumado. E Lula, ao negar isso faz com que nós nos tornemos cúmplices dessa odiosa ditadura.

Lula precisa lembrar que foi eleito com uma escassa maioria de pouco mais de dois milhões de votos. O Brasil não é a Venezuela. E a nossa paciência com governantes irresponsáveis anda bastante curta.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 30/05/2023
Alterado em 30/05/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras