João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


COMPLEXO DE NARCISO

 

Narciso acha feio o que não é espelho. Esse verso de Caetano Velloso para a canção Sampa cabe direitinho para o ex-presidente Bolsonaro. Se existe alguém mais narcisista do que ele, ainda não se apresentou no cenário político do país. É fato comprovado que ele não admite que nenhum reflexo dele apareça no espelho político com uma cara diferente da dele. O Mandeta que o diga. Foi só começar a aparecer demais na televisão durante a pandemia do Corona Virus e falar coisa que não batia com a vontade dele que logo foi queimado. Está acontecendo agora a mesma coisa com Tarciso de Freitas. O governador paulista, que diga-se a bem da verdade, só foi eleito por causa do apoio do ex-presidente, jogou água fora da bacia bolsonarista ao apoiar a reforma tributária que está sendo votada no Congresso. Com isso atraiu a sua ira, pois ele não quer uma reforma que cairia no colo do Lula como uma conquista petista.

Que isso ia acontecer mais cedo ou mais tarde era de se prever. Está acontecendo mais cedo por causa da inelegibilidade do Bolsonaro. A direita precisa de alguém para substitui-lo nas próximas eleições presidenciais. E é claro que o governador do estado mais desenvolvido e rico da federação surge como principal candidato.

Tarciso não é jejuno em política. Já trabalhou em vários governos e tem feeling para sentir a hora em que o cavalo encilhado vai passar. E não será a fidelidade a um grupo que ele sabe, a nível nacional, tem mais rejeição do que aprovação, que vai impedir que ele monte no cavalo e saia a  cavalgar por conta própria.

Evidentemente Bolsonaro não vai ficar quieto e voltará suas baterias contra seu antigo aliado. Fará o mesmo contra qualquer um que se arrogue no direito de tomar seu lugar na liderança da chamada direita conservadora. Mesmo que seja sua própria esposa, que já botou as manguinhas de fora. Isso faz parte da sua personalidade. Ainda que essa tal direita não seja tão direitista assim e muito menos conservadora, porque ela, na verdade, não tem alicerce nenhum.  Ela está centrada em cima de um muro onde os seus apoiadores estão sentados para ver para que lado o cavalo vai.

Se Bolsonaro resolver romper com Tarciso vai fazer mau negócio. Tarciso não é Mandeta. Ele tem o orçamento do estado mais rico do país. Bolsonaro não tem nada. Se ele pensa que os cinquenta e tantos milhões de votos que teve na última eleição lhe dão respaldo para alguma coisa está muito enganado. Jânio Quadros, se estivesse vivo, poderia lhe dizer quão fluída é a vontade popular. Ele perdeu a eleição para Ademar de Barros depois de ter sido eleito com uma votação esmagadora para Presidente da República.

Mas quando e ego é maior que a razão, não tem jeito. Essa briga promete.

 

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 06/07/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras