João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O CÚMULO DA IGNORÂNCIA

 

Mais uma pérola que sai da boca boçalnarista: “professores doutrinadores” são piores que traficantes. Eles levam para dentro dos lares brasileiros a desagregação moral, a destruição da família e outros vícios que são atribuídos ao tráfico de drogas.

Faltou ele definir o que entende por “professor doutrinador”. Será aquele professor que tem ideias próprias e as expõe aos seus alunos? Ou apenas aqueles que externam ideias contrárias á ideologia bolsonarista? Se o deputado Eduardo Bolsonaro não fosse tão ignorante e não estivesse tão contaminado pelo ódio que ele vota a quem pensa diferente dele, certamente saberia que todo professor é doutrinador. Tanto aqueles que simpatizam com a esquerda quanto os que comungam com a ideologia da direita. Se não for doutrinador não é professor, mas apenas repetidor de matéria, que é um termo que nenhum professor de verdade gosta que lhe seja atribuído.

Até prova em contrário, educação é doutrina. Tudo que se ensina, seja na escola, na família ou em qualquer outro lugar faz parte do acervo cultural que a humanidade acumulou em sua experiência como espécie. Merece ser divulgada e discutida. Sócrates era professor. Jesus também.Ambos ensinavam. E morreram por conta disso.

A não ser que o deputado tenha um conceito de educação que até hoje ainda não foi recepcionado por nenhum dicionário no mundo quem precisa aprender é ele. Provavelmente ele não entra em uma sala de aula há muito tempo, pois senão saberia que há professores de todas as tendências dando aulas em nossas escolas e universidades, e que eles têm liberdade de expor as suas ideias da mesma forma que aos alunos é concedida a liberdade de contestá-las. Então, quem está “viciando” a nossa juventude? Somente os simpatizantes da esquerda? Os da direita não? Qual a ideia que o deputado tem de democracia e educação? A se julgar pelo que o pai dele disse e fez é possivel ter uma ideia do que se passa na cabeça torta dessa família.

Fui professor durante muitos anos. Hoje não sou mais, mas me senti profundamente ofendido pelas declarações desse imbecil. Eu me defino como liberal e conservador e votei em Jair Bolsonaro em 2018 porque achei que ele encarnava a ideologia da direita, tal qual eu a entendia. Deixei de votar em 2022 porque vi que ele, na verdade, é mais um demagogo populista que além de despreparado para exercer o cargo máximo da nação, é um indivíduo perigoso que, se pudesse, extinguiria a democracia no país. Deu muitas provas disso quando foi presidente e depois, quando perdeu as eleições. Se não incentivou um golpe de estado, também não desestimulou. E quem cala consente.  

Em princípio achei meio forçada a pena que o tornou inelegível para as próximas eleições. Foi claramente, mais uma decisão política do que jurídica. Mas começo a sentir que o TSE fez bem em puni-lo desse modo. Quiçá os eleitores façam o mesmo com essa excrecência que é o deputado Eduardo Bolsonaro nas próximas eleições. Como liberal e conservador não me sinto nem pouco representado por indivíduos que pensam desse modo. Seja de direita, de esquerda ou de centro.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 10/07/2023
Alterado em 12/07/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras