João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


CAINDO DE PODRE

 

O ridículo ditador da Venezuela está de volta à mídia. Não bastou destruir um dos mais promissores países da América Latina com sua ideologia nefasta e desagregadora, agora quer submeter o povo das Guianas ao mesmo destino. Isso porque, em casa, nem mesmo seus compatriotas aguentam mais a vergonha que ele impôs ao povo venezuelano, outrora um dos mais prósperos, e hoje submetidos a uma pobreza degradante e cruel.
Lula não diz nada sobre o assunto. Reluta em condenar seu histriônico companheiro ideológico. É da natureza que os iguais se defendam e se afaguem. O chavismo e o lulopetismo são farinhas do mesmo saco podre e bichado que infestou vários países na América Latina neste século e atrasaram o desenvolvimento do continente por, pelo menos, meio século. A Venezuela, depois de Hugo Chaves e Nicolás Maduro, já perdeu metade do seu produto interno bruto. A liberdade é restrita, a oposição amordaçada e a imprensa censurada. Até o judiciário sofre um rígido controle do governo e só decide o que interessa ao regime.

Maduro, com seu bigodão de cantor brega faz questão de agir como um ditador de opereta. Ficou indignado quando Dilma Rousseff, sua parceira ideológica, foi afastada do poder no Brasil, pois se a moda pegasse, o próximo da lista seria ele. Infelizmente não pegou. O povo venezuelano não aguenta mais o regime de miséria e tirania que ele e seu partido impuseram à nação, mas não teve coragem nem condições para apear do poder o responsável por essa desgraça. A Venezuela é hoje uma república bananeira de segunda categoria onde nem papel higiênico é encontrado nas prateleiras dos supermercados. E agora esse ridículo ditador de opereta, para colocar uma cortina de fumaça sobre sua tirania, planeja anexar parte do território de um país vizinho, trazendo para a América Latina um clima de conflito que o continente não vive desde a Guerra das Malvinas. É pena que o povo venezuelano não tenha liberdade suficiente para ir às ruas exigir a saída do seu ridículo ditador de ópera bufa. Ele é muito mais podre do que Maduro.

Os desmandos cometidos por ditadores, sejam de direita ou de esquerda, mais dia menos dia são cobrados com sangue. Isso é o que deve estar tirando o sono do Maduro e dos demais governos autoritários da América Latina. A Argentina já defenestrou a sua não menos ridícula e corrupta Cristina Kirchner, juntamente com os peronistas que a apoiavam. Todos eles também nutriam simpatias pelo bolivarianismo, essa excrecência política que o inefável Hugo Chaves criou.

Lula é um populista de esquerda que aprendeu a manipular o jogo político muito bem. Ele sabe que se continuar a apoiar o caricato ditador venezuelano, sua popularidade, que já não é mesma de outros tempos, desabará. Para os radicais de direita, que só pensam nisso, essa é a melhor coisa que pode acontecer.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 05/12/2023


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras