João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O MUNDO NÃO TEM LADOS

 

Em nossa opinião dois fatores impediram que Jair Messias Bolsonaro implantasse uma ditadura de orientação militar no país: a primeira foi a reação das instituições democráticas capitaneadas pelo STF e a segunda foi a ocorrência da pandemia do Covid 19. A forte oposição encontrada na Corte Suprema frustrou os planos de Bolsonaro, a ponto de ele eleger aquela Corte como seu principal inimigo. E a pandemia prejudicou a sua pauta econômica no que ela tinha de mais fundamental.

Ele precisava encontrar um culpado para seu fracasso e elegeu alguns membros da Corte Suprema como alvo. Nesse sentido os “bolsonaristas raiz” são iguais aos “petistas de carteirinha”. Uns e outros não conseguem ver os defeitos dos seus líderes e nem reconhecer os erros do seu partido. São farinhas saídas do mesmo moinho de intolerância que caracteriza o pensamento do indivíduo que vê o mundo de um lado só.

Esse tipo de pensamento unilateral é próprio de todos os autocratas. Eles se esquecem de que o ser humano foi construído com dois olhos, dois ouvidos, dois furos no nariz, dois braços e duas pernas, dois orifícios, um de entrada de alimento, outro de saída de resíduos, e principalmente dois hemisférios cerebrais. E que Deus nos fez assim, dicotômicos em toda a nossa estrutura, para que nós pudéssemos julgar o que vemos, ouvimos e sentimos sem aquela limitação do animal que só reage informado pelos sentidos.

Já houve quem dissesse que o homem é um câncer no corpo do universo, porque ele destrói o próprio organismo em que vive. Sem sermos tão trágicos, diríamos que alguns homens se enquadram nessa definição, mas a grande maioria não. Os que cabem nessa descrição são exatamente os radicais, aqueles que enxergam o mundo com um olho só, escutam só um só ouvido e pensam apenas com o hemisfério direito ou esquerdo do seu cérebro.

Se tivessem um pingo de inteligência eles já teriam descoberto que a única ideologia que resiste aos fatos é aquela que dá bom resultado. Se Bolsonaro tivesse feito um governo que agradasse a maioria dos brasileiros ele jamais teria perdido a eleição. A mesma coisa acontecerá ao Lula se o seu governo não trouxer para o povo um sentimento de melhora em suas vidas. Nenhuma estrutura de governo, seja ela capitalista, comunista, socialista, democrática ou autoritária, resiste ao mau resultado social e econômico das suas decisões. Cedo ou tarde elas são apeadas do poder, seja por decisões consensuais do próprio povo, quando estas são conduzidas por lideranças racionais, seja por reações violentas quando essas decisões são conduzidas por líderes tão radicais quanto aqueles que são derrubados.

Todos que caminham pela direita um dia irão parar na esquerda; e todos que estão na esquerda um dia irão parar na direita. Simplesmente por que o mundo é redondo. Ele não  tem lados. Só quem se esquece disso se torna um radical.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 20/01/2024
Alterado em 20/01/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras