João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A CLEPTOCRACIA BRASILEIRA

 

Literalmente, a palavra “cleptocracia” significa um “Estado governado por ladrões”. É um termo derivado de cleptomania, doença que provoca nas pessoas que a sofrem impulsos irresistíveis de roubar. Os cleptomaníacos não saem de um lugar sem levar alguma coisa com ela. Pode ser um grampo, um garfo, um guardanapo, mas eles têm que roubar alguma coisa para se sentirem felizes. Não existe cura para a cleptomania, mas o tratamento com psicoterapia e medicamentos antidepressivos, pode ajudar a interromper o ciclo de roubos compulsivos.

Em política, o termo cleptocracia se refere a um tipo de governo no qual as decisões são encaminhadas sempre com o sentido de beneficiar o grupo que está no poder. O povo não percebe estar vivendo numa cleptocracia, porque geralmente ela é disfarçada com programas sociais, leis e projetos sem nenhuma lógica ou viabilidade, que no fundo, são elaborados e desenvolvidos com a função precípua de beneficiar certos indivíduos ou simplesmente desviar verbas públicas para os bolsos dos governantes.

Em tese, todos os Estados tendem a se tornar cleptocratas. Principalmente as democracias, porque estas estão mais sujeitas aos efeitos de uma propaganda que engana os eleitores, do que uma ditadura onde tudo é dirigido por um interesse só. Isso não quer dizer que  ditaduras também não o sejam. Na verdade, são piores ainda, pois além de cleptocratas elas também são criptocratas, ou seja, escondem suas mazelas nas criptas da repressão e da censura, impedindo que sejam reveladas. Quem viveu nos tempos da ditadura militar no Brasil deve se lembrar dos “buracos” que a censura fazia nos principais jornais do país, obrigando suas redações a preenchê-los com versos do Lusíadas.

Esses termos me vieram à cabeça vendo trechos de uma entrevista do Zé Dirceu. Depois me lembrei que Guido Mantega está sendo cotado para a presidência da Vale, o Delúbio Soares foi solto e inocentado pelo mesmo inefável Ministro Fachin, que anulou o processo do Lula, o Sérgio Cabral já está solto e dando consultoria etc. Só falta agora reabilitar o Nestor Cerveró, os irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, o Eduardo Cunha e outros escroques que saquearam os cofres públicos em comprovadas rapinagens. 

O PT tem se revelado um partido cleptomaníaco por natureza. Isso não quer dizer que os demais também não o sejam. O PL está aí para não nos deixar mentir. Não faz muito tempo beneficiava-se da cleptocracia junto com o PT, mas agora faz oposição. Quanto ao PT, Lula é a sua única carta com valor no baralho político. A hora que ele morrer o PT morrerá com ele. Sua insistência em manter nos seus quadros as mesmas figurinhas carimbadas com o selo da corrupção, e valer-se deles para preencher os cargos públicos revela o DNA cleptomaníaco do partido. Esse é o câncer que o corrói, e será, com certeza, a razão da sua morte, se não for tratada e curada a tempo.   

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 26/01/2024


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras