João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

E-books
BAÚ DE HAICAIS
Autoria: João Anatalino
Ano: 2019
Tamanho: 121 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
Haicais são poemas de origem japonesa que têm inspiração nos koans zens. Koans são frases curtas que procuram descrever inspirações espirituais que iluminam a mente dos praticantes do zen budismo e constituem a sabedoria dessa forma de filosofia ou religião. É uma forma de poesia desenvolvida no Japão a partir do século VII da era cristã e que resume o espírito japonês, ligado á tradição, á concisão do falar e ao pragmatismo da ação. O maior representante da poesia haicai é Matsuo Bashô, que viveu no século XVII e nos deixou uma verdadeira coletânea de haicais muitos significativos e profundamente impactantes, em termos de inspiração poética.No Brasil, o haicai teve ingresso através de um trabalho pouco pretensioso de Monteiro Lobato, mas que logo caiu nas graças de grandes poetas brasileiros e principalmente dos modernistas. Hoje, o haicai é um dos tipos mais amados de poesia entre os poetas brasileiros pela concisão e pela musicalidade de sua forma. Esse nosso livrinho retrata a nossa aventura por esse tipo de poema, esperando, mais que tudo, proporcionar um carinho poético aos nossos leitores.

 
EMOÇÕES EM BRANCO E PRETO
Autoria: João Anatalino
Ano: 2019
Tamanho: 107 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
CENTO E DEZ SONETOS RETRATANDO PENSAMENTOS, EMOÇÕES, OPINIÕES E FATOS VIVIDOS PELO AUTOR.

 
A BIOGRAFIA DO DIABO E OUTRAS LENDAS DO SOBRENATURAL
Autoria: João Anatalino
Ano: 2019
Tamanho: 192 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
O presente livro enfeixa uma série de contos, cujos enredos foram desenvolvidos em cima de conhecidas lendas do sobrenatural. Algumas deles, como a lenda da Miota, da Pedra do Frade, da Procissão de Finados, são histórias populares que me chegaram através da minha mãe, que as contava para mim quando eu era criança. Outros, como as lendas do Negro Sebastião, da Bailarina, do Corpo Seco, da Árvore dos Enforcados, são lendas conhecidas do povo de Mogi das Cruzes e de algumas outras cidades do Brasil. Outros, ainda, como a lenda de Branca Dias, do ídolo Baphomet e Gilles de Rais, por exemplo, foram desenvolvidas a partir de histórias contadas sobre personagens e fatos históricos, cuja interação com o sobrenatural geraram uma tradição que atravessou séculos. Sobre essa camada de linguagem que o inconsciente das pessoas, em vários lugares e tempos deste nosso mundo, desenvolveu, nós colocamos a nossa própria metalinguagem, na forma de contos do sobrenatural. Como diz Paul Diel, (Simbolismo da Mitologia Grega,1991) “os mitos falam do destino humano, sob o seu aspecto essencial; destino do funcionamento sadio ou doentio (evolutivo ou involutivo) do psiquismo”. As nossas assombrações também. Talvez as que foram recenseadas nestes nossos contos possam deslindar para o leitor alguns significados que seu próprio inconsciente ainda não logrou elaborar.

 
SOBRE O AMOR E OUTROS ASSUNTOS- NOVOS SONETOS
Autoria: João Anatalino
Ano: 2018
Tamanho: 138 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
Sobre o Amor e outros assuntos é uma coletânea de sonetos sobre temas variados, mas enfocando sobretudo o tema preferido de todos os poetas, que é o amor. No fundo, seja qual for temática enfocada, todo poeta, quando escreve, está mesmo é falando desse sentimento que é o único que justifica o próprio ato de viver. Utilizando a forma do soneto o autor expõe seu pensamento sobre diversos temas da vida cotidiana, ora privilegiando a formulação poética exigida por esse tipo de composição, ora buscando mais construir uma proposição filosófica a respeito do tema trabalhado. O resultado é um livro fácil e gostoso de ler, e que transmite edificantes lições vida.

 
HISTÓRIAS QUE A VIDA CONTA
Autoria: João Anatalino
Ano: 2016
Tamanho: 228 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
Este livro enfeixa uma coletânea de histórias e estórias que vêm sendo contadas e recontadas ao longo da vida da humanidade. E a cada vez que elas são lembradas trazem uma nova visão de sabedoria que talvez não tenham sido notadas antes. Isso é porque elas, tenham acontecido ou não, sempre simbolizaram situações vividas por alguém e quando são postas em linguagem escrita, despertam emoções que estão, quase sempre, incubadas em nossa memória neurológica como lições, crenças, superstições ou mesmo conselhos que gostaríamos de ouvir em momentos em que a nossa sabedoria não consegue nos socorrer. Aqui o leitor encontrará várias metáforas, alegorias e fábulas já contadas por grandes autores como Esopo, os Irmãos Grimm, La Fontaine e outros, bem como construções metalinguísticas originais criadas pelo autor, usando as técnicas da PNL. (Programação NeuroLinguística.). O objetivo desta coletânea é proporcionar ao leitor um mo-mento de informação no qual crenças, padrões mentais e valores morais sejam focados, numa linguagem simples e mensageira, e possam ser motivo de reflexão, sem cansar nem causar constrangimentos de ordem pessoal. É, no fim das contas, uma leitura leve e fácil, para ser feita no trem, no ônibus, no banco de um parque, ou jardim, na cama ou qualquer lugar onde a nossa cabeça esteja aberta para receber mensagens positivas e fortalecedoras.

 
CENTÚRIA-ROMANCE SONETADO
Autoria: João Anatalino
Ano: 2015
Tamanho: 280 KB
Formato: DOC
Sinopse:
Trata-se de um livro de sonetos, preparado para uma segunda edição que deverá ser publicado em breve. Relata a vida amorosa do autor, vividos durante vinte e cinco anos com sua esposa Rosa. São cem sonetos clássicos, expressando o sentimento do poeta, durante os momentos de paixão, de tensão, de alegria e tristeza, vividos nesses vinte e cinco anos de uma relação intensa e extremamente gratificante. Rosa faleceu em 2000, deixando um legado de amor e saudade, que o autor expressa, ora em versos apaixonados, ora em versos saudosos. A primeira edição do livro foi publicado em 1995, quando a musa inspiradora deste livro ainda estava viva. A maioria desses sonetos já foi publicada neste recanto com outros títulos.

 
COMPANHEIRISMO EM VERSO E PROSA
Autoria: João Anatalino, Nelson }Albissu e Olavo Câmara e outros
Ano: 2015
Tamanho: 1019 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
Companheirismo em verso e prosa é uma coletânea de poesias, crônicas e contos escritos por diversos autores do Alto Tietê, sob a coordenação do escritor João Anatalino e patrocinado pelo Lions Clube Mogi das Cruzes Itapety. São trinta e dois textos escolhidos, versando sobre amor, amizade, companheirismo e ajuda ao próximo, que são os objetivos do movimento Lions Internacional. Alguns autores de nome na literatura nacional e internacional, como Nelson Albissu, Suami de Paula, Cicero Buark e outros colaboraram nesta coletânea.

 
PACTO DE SANGUE E OUTRAS ESTÓRIAS DE HORROR
Autoria: João Anatalino
Ano: 2015
Tamanho: 204 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
Um homem de meia idade e uma jovem, quase adolescente. encontram-se em uma balada e acabam indo para um motel. Mais do que a experiência sexual que acontece entre eles é o estranho pacto que eles fazem que dá sentido á estranha relação que doravante marcará a vida de ambos. Um pacto de sangue que os ligará pela eternidade, condenando-os a viver uma vida eterna de prazer e maldição, alimentada pela morte, é selado entre os dois, transportando-os para uma vida além da morte, onde o prazer é eterno e o castigo é a própria imortalidade. Essa e outras estórias, algumas delas inspiradas em fatos reais, como os contos “Não saia de casa esta noite” “ A Chacina do Pavilhão 9” e o “Piloto do Airbus”, fazem parte desta coletânea de “short stories” de horror, nos quais o extraordinário é trazido para a vida cotidiana como fatos que a nossa consciência se recusa a catalogar como normais, mas que no mundo do nosso inconsciente, onde todas as informações são verdadeiras, eles ganham vida e se tornam realidades.

 
O AMOR E SEUS COGNATOS
Autoria: João Anatalino
Ano: 2014
Tamanho: 184 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
Amor, ódio, paixão, indiferença, fé, esperança, caridade, triste-za, alegria, vicio e virtude, crença e filosofia, dor e prazer, vida e morte, sorte e azar, destino e assertividade, saudade e esquecimento, ciúme e confiança, medo e coragem, a covardia e a valentia, a amizade e a desafeição, o certo e o errado, o meio e o extremo; todos esses e muitos outros termos usualmente empregados para significar nossos estados internos são substantivos essenciais que constituem os alicerces da alma humana. Embora, em princípio, pareçam ter significados diferentes, no fundo todos eles provém de uma origem comum, que é o sen-timento chave que dá origem a todos eles e está na essência do ser humano e o identifica como tal. Esse sentimento é o Amor. Ele é o fundamento essencial de todos os estados internos do homem. Seja como justificativa para sua ausência ou para sua presença, para sua afirmação ou negação, ele está presente em todas as raízes desses substantivos e nas ideias que eles representam. Dai entendermos que todos os substantivos que simbolizam, de alguma forma, sentimentos, têm como origem, uma semente de amor. Por isso, todos são cognatos. Utilizando a forma poética do soneto e do haicai clássico, o autor fala de Amor e de seus cognatos, buscando colocar em forma de poesia os estados interiores do ser humano, para melhor compreendê-los e conviver com eles. Esse é o conteúdo desse opúsculo.

 
CEM ANOS DE MAÇONARIA
Autoria: João Anatalino
Ano: 2012
Tamanho: 11 MB
Formato: DOCX
Sinopse:
A história da maçonaria em Mogi das Cruzes, contada através dos cem anos de existencia da Loja Maçônica União e Caridade IV. O autor traça um paralelo entre os principais acontecimentos históricos do século, registrados nas atas das seções da Loja, e mostra os paralelos existentes entre a história da maçonaria e a história da cidade e do pais, destacando a participação dos maçons nesses acontecimentos.

 
CRONICAS DA CIDADE AMADA
Autoria: João Anatalino
Ano: 2010
Tamanho: 190 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
Mogi das Cruzes já fez mais quatrocentos e cinquenta nos e todas as homenagens lhe devem ser prestadas. Esta é a forma que encontrei de fazer a minha, reeditando, com algumas modificações e acréscimos, estes meus contos e crônicas que falam das pessoas com quem convivi na minha infância e juventude. Na verdade, são contos memoriais. A maioria dos personagens aqui citados são pessoas reais, que viveram, e alguns ainda vivem em Mogi das Cruzes. As situações em que elas são citadas também são, em sua maioria, mas foram tratadas com a licença poética necessária para dar formato ao estilo que eu quis utilizar na obra. Assim, em alguns momentos, o leitor terá em mãos um prosa poética, como como Os Meninos da Bráz de Pina, o Jovem Trabalhador ou o Diploma. Outros, como Marcelino, Pão e Vinho, E Agora João, são contos memoriais, nas quais coloquei um pouco de molho para lhes dar um gosto literário que os tornasse palatável para o gosto do leitor comum. Alguns destes contos foram escritos em forma de prosa poética para dar a eles um pouco de estilo. Em outros, a realidade foi temperada com um pouco de imaginação para adquirirem um pouco de sabor literário. Mas ainda assim, penso que eles não perdem a característica de memoriais. Assim, presto a minha homenagem á cidade que me viu crescer, tornar-me adulto e amadurecer. E com ela a minha gratidão.

 
O FILHO DO HOMEM
Autoria: João Anatalino
Ano: 2011
Tamanho: 892 KB
Formato: DOC
Sinopse:
O FILHO DO HOMEM Sinopse: " O Filho do Homem" é um romance histórico, que fala da vida do jovem Jesus, desde o seu nascimento até a sua juventude, retratando-o como sendo um jovem rabino, filho ilegítimo do guerrilheiro Judas Galileu e uma jovem pastora chamada Maria. São 278 páginas, com 28 capítulos, numerados com letras e símbolos do alfabeto judaico. Começa com a morte de Jesus na cruz, abordando seu relacionamento com as quatro mulheres da sua vida, Joana de Cusa ( patrocinadora),Maria Betânia (namorada), Maria Madalena (esposa) e Maria de Belém (mãe). Depois aborda a educação de Maria, sua personalidade e sonhos e seu casamento com o carpinteiro José. Conta como aconteceu o romance entre Maria e Judas Galileu e a concepção de Jesus. Descreve o nascimento de Jesus, as angústias de José, e o que realmente foram a chamada “morte dos inocentes”, promovida por Herodes, e a “visita dos reis magos”. Prossegue com a vida do menino e do adolescente Jesus em Nazaré, em meio a guerras e revoltas promovidas pelos judeus para se libertarem do domínio romano. Descreve o ambiente, a cultura e os acontecimentos da época e como eles contribuíram para formar a personalidade do jovem Jesus. Encerra com o encontro de Jesus com Judas Galileu e o diálogo deles a respeito da História, da religião e das idéias de ambos a respeito do messianismo e do futuro de Israel e da humanidade em geral. Conclui que a missão de Jesus era, na verdade, humanizar o conceito de DeuS.

 
CONFISSÕES DE UM LOBISOMEM E OUTRAS ESTÓRIAS DE TERROR
Autoria: João Anatalino
Tamanho: 269 KB
Formato: DOCX
Sinopse:
SINOPSE No território da inconsciência humana todas as entidades estão vivas. Bruxas, vampiros, lobisomens, magos e monstruosidades físicas e psíquicas constituem uma fauna necessária, sem a qual a imaginação dos homens não consegue sobreviver. Todos os povos têm as suas lendas urbanas, os seus contos de horror, as suas estórias sobrenaturais. . Este livro procura dar vida á essa fauna através de algumas estórias assustadoras, narradas em linguagem cotidiana, temperada com algum humor negro. Muitas vezes essas estórias acabam refletindo em comportamentos pessoais, gerando acontecimentos que causam espanto na sociedadeAlguns desses acontecimentos foram adaptados pelo autor em contos como As Virgens de Alá, Hitler Reencarnado, O Braço da Morte, O Último Sonho e a Múmia do General. Aqui o leitor se reencontra com esse lado negro do seu inconsciente e o reintegra á sua personalidade como uma parte necessária dela.

Site do Escritor criado por Recanto das Letras