João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos




Alguns extraterrestres desembarcaram na terra em missão comercial. Quando aqui chegaram uma questão foi levantada: e agora? Com quem devemos falar? Quem é o líder deste planeta? Há tantas espécies diferentes.
As primeiras criaturas vivas que encontraram foram um homem e um cavalo. Como o homem estava alimentando o cavalo e passando nele uma escova, os extraterrestres pensaram: ah! Aquele que tem quatro pernas deve ser o líder, pois o de duas pernas o está servindo. E foram falar com o cavalo. Mas como a comunicação estava difícil, eles passaram a segui-lo, tentando encontrar uma forma de se comunicar com ele. De repente surgiu uma cobra. O cavalo se assustou com ela e saiu em disparada. Os extraterrestres então pensaram: “aquela criatura rastejante deve ser o líder, pois o de quatro patas tem medo dela.” E lá foram eles tentar falar com a cobra. Mas antes que qualquer comunicação pudesse ser entabulada, surgiu uma águia e arrebatou o réptil, levando-o para o seu ninho. “É, o animal rastejante não pode ser o líder”, concluíram os extraterrestres, pois o animal alado é mais poderoso do que ele.” E então foram falar com a águia. Antes de descobrirem uma forma de se entender com ela apareceu um índio, e com uma flechada certeira abateu a águia. “Sim, pensaram os extraterrestres, esse deve o líder, pois ele venceu o animal alado.” Mas enquanto eles estavam decidindo de modo deveriam abordar o índio, surgiu um caçador e matou o índio com um tiro do seu rifle. E antes que eles falassem com o caçador um policial o prendeu. E antes que o policial levasse o assassino para a cadeia, uma cobra o mordeu e ele morreu. E outro caçador matou a cobra, para em seguida ser morto por um urso; e este, não demorou muito, foi abatido por outro caçador, que por sua vez.....
Para encurtar a história, os extraterrestres voltaram para seu planeta sem conseguir entabular nenhuma negociação com os terráqueos. “ Oh! planeta complicado esse. Aqui é impossível saber quem é que manda!”.

Nos grupos em que você participa os bolsões de liderança estão bem definidos? As pessoas sabem com quem devem falar sobre os mais variados assuntos? Ou todos dão palpites sobre tudo? Segundo Daniel Goleman, em seu famoso best seller “ Inteligência Emocional”, todos temos dentro de nossas mentes um cérebro de réptil, de pássaro, de mamífero e de ser humano, e nossos comportamentos podem ser inspirados ora por um, ora por outro. Daí encontrarmos entre nós cavalos, cobras, águias, e também seres humanos que ora são guerreiros, ora caçadores, ora policiais, etc.etc. A verdade é que precisamos de todos eles, senão a natureza não os faria, pois como sabemos, essa nossa sábia mãe não faz nada que seja inútil ou supérfluo. A questão é saber delimitar os contornos, os limites e o alcance da responsabilidade de cada um e fazer-los atuar no mo-mento certo, no assunto certo e na medida certa. E isso é que é difícil.
Como são essas coisas na empresa em que você trabalha? E na sua família? E no seu clube de serviços? Os líderes estão conscientes de suas áreas de influência? Quem decide o que? Até onde vão suas responsabilidades? Quem responde a quem, e sobre o que? Se os extraterrestres se apresentassem hoje na sua empresa para negociar, para quem você os levaria?
E em relação a você mesmo, como você trabalha essa questão? Quem é o líder quando se trata de amar, sonhar, lutar, negociar? É o caçador, o predador, que o domina? Ou você vê a vida como uma luta constante que precisa ser orientada vinte e quatro dias pelo seu lado guerreiro?
Pense nisso. Quem é que manda na sua vida?

































João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 08/05/2009
Alterado em 02/10/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras