João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

TENTE OUTRA VEZ..
Se não deu certo, faça de novo...


      Um comediante entrou no palco e contou sua primeira piada. Dez pessoas riram sem muito entusiasmo. Ai ele contou a segunda piada. Cinco pessoas esboçaram uma risadinha,apenas por solidariedade. Quando ele contou a terceira piada um silêncio constrangido tomou conta da platéia. E diante da sua insistência em contar a quarta piada, uma vaia ensurdecedora quase abalou os alicerces do teatro.
      Uma boa sabedoria é aquela que diz que é mais importante saber a hora de sair do que saber a hora de entrar. Isso também quer dizer: errar é normal, insistir no erro é burrice, como bem diz a sabedoria popular. Muitas pessoas sabem a hora de entrar no jogo, mas depois não conseguem sair dele, e ainda que acabem perdendo tudo, continuam repetindo a mesma estratégia, fazendo as coisas do jeito que sempre fizeram, na esperança que a sorte vire e elas acabem recuperando num único lance o que perderam durante o jogo inteiro.
      Em PNL há um pressuposto interessante que diz o seguinte: Todas as nossas ações são frutos de uma estratégia que a mente organiza de certo modo. Isso quer dizer que ela pega as informações que possui a respeito de determinado assunto, organiza-as, interpreta, valora e nos dá um comando: faça assim ou faça assado. E nós fazemos.
     Para cada ação que empreendemos na vida, portanto, há um programa de conduta que a nossa mente elabora a partir das informações que possui e do julgamento que ela faz a respeito delas. Isso significa que em toda e qualquer ação que empreendemos está embutida uma crença, um valor, uma motivação e uma expectativa de resultado.
     Dai o pressuposto segundo o qual toda intenção é positiva, do ponto de vista de quem executa um determinado comportamento. Dessa forma se pode dizer que nenhuma ação, nenhuma atitude, como de resto nenhum pensamento, em si mesmo, é certo ou errado, bom ou ruim, honesto ou desonesto, benigno ou maligno. O resultado deles é que são. Em conseqüência, a base de dados com as quais elas operam é que é.
     Assim, quando as coisas não estão dando certo para nós é porque estamos operando com uma base de dados ineficiente ( insuficiência de informação) ou estamos julgando de maneira equivocada as informações que temos( crenças equivocadas).
     E nesse caso, não adianta insistir. Se a maneira pela qual estamos fazendo as coisas não está dando resultado é preciso mudar a forma de fazê-las. Isso significa adquirir novas informações, eliminar as que se mostraram falsas, interpretá-las sob uma ótica diversa. Enfim, elaborar novo programa de conduta, com diferentes estratégias de execução.
     Não espere ouvir uma vaia ensurdecedora para sair do programa ineficiente. Ao primeiro resultado ruim, tente de novo, mas mude a estratégia. Se você insistir em operar com programas ruins pode ter certeza de uma coisa: vai chegar uma hora em que você não terá mais coragem de subir num palco. E a vida é o seu palco. Atue com eficiência.




João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 08/05/2009
Alterado em 17/08/2009
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras