João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

NÃO SIMPLESMENTE ACREDITE; TESTE.
PNL PARA A VIDA DIÁRIA

NÃO PRECISA ACREDITAR: VEJA SE SERVE PARA VOCÊ.

      Um Lobo faminto estava atrás de comida e chegou perto de uma casa onde uma mãe e seu filho pequenino estavam brigando. “Para de chorar senão eu chamo o lobo para te comer”, dizia a mãe, A criança não parava de chorar e o lobo resolveu esperar que a mulher resolvesse cumprir a promessa. Horas se passaram e a criança finalmente parou de chorar. E a mulher começou a contar uma história para a criança dormir. Na história, um lobo queria comer uma criança e ela o matava a machadadas. Ouvindo essas coisas, o lobo saiu correndo dizendo: “ Não se pode confiar nessa gente. Uma hora dizem uma coisa, outra hora dizem outra. “
     Padres, pastores, médicos, pais e professores sempre dizem a verdade, seja o que for que digam. Todos querem o melhor para seus fiéis, clientes, filhos ou alunos. Não há nenhum problema em acreditar nas intenções deles e nos seus pressupostos, doutrinas e conselhos. O problema é você acreditar que o modelo dele é o único que serve para você e para o resto da humanidade, em todos os lugares e para todo o sempre. E quando encontra uma pessoa que veste outro modelito, não consegue se relacionar bem com ela, porque ela não pensa como você. O verdadeiro preconceito se chama intolerância, falta de flexibilidade, autoritarismo cultural.
     Você não precisa acreditar em nada do que lhe dizem, mostram ou tentam fazer você sentir. Teste. Veja se serve para você. Hábitos e padrões de conduta, crenças e valores que o seu ambiente cultural lhe passa podem ser úteis, inúteis ou prejudiciais para o seu plano de vida. Você pode escolher no quer acreditar. Quem está dizendo o que, e quais os fundamentos sobre os quais os seus pressupostos se assentam? Meninos não devem chorar e meninas não podem falar palavrões? Manga com leite faz mal? Dançar ballet é coisa de boiola? Chinelo com a sola para cima dá azar? Quem é bom já nasce feito?  Vamos tomar cuidado com os nossos ditados. Todas as informações que veiculam valores e conceitos embutem uma mensagem neurolingüística que acaba servindo de base para um comportamento. E muitas vezes elas acabam limitando o nosso universo de respostas de tal forma que sequer conseguimos dar um passo para a frente quando somos deslocados da nossa posição. Você não conhece pessoas assim, que mal conseguem se levantar quando levam um tombo?  
     Existe um único homem sobre a face da terra, ontem ou hoje, que tenha, de fato, descoberto a verdade? Provavelmente não. Pilatos perguntou a Jesus o que era a verdade e ele não respondeu. Ou se respondeu a resposta não foi registrada. Jesus sabia que a verdade não se conforma em um padrão nem é um valor ao qual se possa dar uma definição.  Talvez seja útil acreditar que verdade é o que dá resultado. Que verdadeiro é o caminho que nos leva onde queremos ir. Isso é algo que se pode provar, por que é algo que podemos ver, ouvir e sentir. Partindo desse princípio o nosso guia mais seguro acaba sendo os nossos próprios sentimentos. Quando é que você sente que está atingido seus objetivos? Que está conseguindo os resultados que almeja? Quem está se sentindo realmente feliz? Só você mesmo pode definir o que é bom para você. Os outros só podem dar indicações. Foi bom para eles? Ótimo. Teste. Veja se serve também para você. Se servir adote, se não servir, procure outra coisa que sirva.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 08/05/2009
Alterado em 17/08/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras