João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

DESCOBRINDO A ARTE REAL
Como instituição, a Maçonararia passou a existir a partir do ´seculo XVIII com o advento das Constituições instituidas pelos maçons ingleses, lideradas pelo pastor anglicano James Anderson. Suas raízes repousam na necessidade política e filosófica e no impasse religioso que se disseminava no todo social naquele peíodo. E suas práticas,baseadas nos grandes Mistérios da antiguidade, herdadas do Gnosticismo, tem como horizonte a construção de uma sociedade perfeita, harmônica e justa, fundamentada nos ideais estéticos clássicos, nas virtudes do Cristianismo e na moral do Iluminismo, para superar a fratura existente entre o espírito e a matéria.
Em Conhecendo a Arte Real, João Anatalino busca traçar o caminho percorrido por essa respeitável Ordem, desvendando a origem dos seus ritos, mistérios e ideais, os quais, durante séculos, tiveram influência preponderante na história do pensamento humano, a partir do estudo de tres objetos que se entrelaçam poderosamente: a prática, a instituição e o ideal maçônico.

Do Livro Conhecendo a Arte Real- João Anatalino, publicado pela Editora Madras e disponível em todas as livrarias
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 09/05/2009
Alterado em 18/05/2020


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras