João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


SORTE E AZAR NÃO-PROCESSO

PNL PARA A VIDA DIÁRIA

Quando um jogador de futebol faz um belo gol, e depois só esporadicamente consegue repetir o feito, ou nunca mais consegue repetir esse resultado, isso pode ter sido um acidente. Acidentes com resultados bons e ruins acontecem com todos nós. Chamamos esses eventos de sorte e azar.
Mas quando esse jogador se torna o artilheiro do campeonato e repete o feito por muitas temporadas, isso não pode ser contabilizado como obra do acaso. Se observarmos bem, existe um padrão no desempenho desse jogador, que o faz ser bem sucedido em sua especialidade. Ele certamente descobriu como se colocar bem dentro da área, a abrir espaço entre os zagueiros, a driblar, chutar e cabecear com eficiência. Além disso, treinou músculos e mente para agir com rapidez e eficácia quando pega na bola e é atacado pelos seus adversários. Estudou forças e fraquezas dos marcadores e aprendeu a superá-los com destreza e habilidade. Dele podemos dizer que tem um sistema de jogo que funciona e dá resultado.
Claro que há características específicas em toda pessoa humana que atinge um grau de excelência naquilo que faz. Elas facilitam seu sucesso. Pode-se aceitar que um Pelé, um Ronaldo, um Cacá, por exemplo, tenham com o dom específico de jogar futebol, da mesma forma que Tom Jobim, Chico Buarque e Pablo Neruda tem genes que os capacitam para escrever música ou poesia. Da mesma forma, Einstem pode ter nascido com tendência inata para a física, Mozart para a música e Silvio Santos para a comunicação. Mas nenhum deles teria chegado aos resultados que chegaram, sem ter desenvolvido um processo de execução que os levasse a excelência.
Uma boa metáfora seria dizer que a estrada do sucesso é traçada pelo teodolito do planejamento, aberta pelo trator do trabalho, pavimentada pelas máquinas do treinamento e sinalizada por placas de orientação que podem ser identificadas como crença,auto-confiança, e missão. Creia, confie, e acima tudo, assuma como uma missão o que voce escolheu para fazer na vida. Dessa forma, não errará nem amargará maus resultados em sua vida.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 19/05/2009
Alterado em 02/10/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras