João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

XÔ! FRUSTRAÇÃO.

PNL PARA A VIDA DIÁRIA
XÔ! FRUSTRAÇÃO
          Muitas vezes você vai fazer alguma coisa com o maior entusiasmo e ela não vai dar certo. Não desanime. Mude o jeito de fazer. Lembre-se que se você está obtendo sempre o mesmo resultado é porque você está fazendo as coisas sempre do mesmo jeito. Evite a frustração do mau resultado. Se você deixar que ela acabe com a sua autodisciplina, você está perdido.
          Não se esqueça que todos os grandes sucessos foram construídos em cima de muitos maus resultados, mas a cada insucesso, o vencedor recomeçava o processo, alterando, pelo menos, uma seqüência, um ingrediente, uma ordem de fator.
          Há uma grande diferença expectativa e resultado. A gente sempre começa um negócio com grandes expectativas. Quando elas não se confirmam a tendência é desanimar. Mas se você deixar que essa tendência se confirme, então estará derrotado de verdade.
          Pense no que aconteceria se Bill Gates ou Thomas Alva Edison não fossem capazes de controlar a frustração dos maus resultados e desistissem de seus experimentos. Hoje não teríamos computadores pessoais, nem Internet, nem sequer as lâmpadas elétricas, e provavelmente ainda estaríamos escrevendo cartas em velhas Underwoods e iluminando nossas casas e ruas com lampiões de gás. E eles experimentaram algumas centenas de vezes até acertar uma.
          Se você gosta de jogar na loteria, uma única vez que acertar não compensará as milhares que errou? Então, se você tem um objetivo na vida, não desanime se ele não for realizado nas primeiras, segundas, terceiras tentativas. Pois ainda que isso ocorra na milésima, o resultado compensará as mil vezes em que não deu certo.
          Quando uma coisa não dá certo o que deve ser descartado é o processo e não o objetivo. Elabore novos processos, teste novas alternativas, busque estratégias diferentes.
          Ganhar dinheiro não é tão difícil. Nem é muito complicado estabelecer bons e duradouros relacionamentos. Manter uma boa situação financeira ou um bom relacionamento por um longo tempo pode ser mais complicado. E podemos estar certos de uma coisa: não é fazendo as coisas sempre do mesmo jeito que vamos conseguir isso.
João Anatalino
Publicado no Recanto das Letras em 09/06/2009
Código do texto: T1640632

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 14/06/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras