João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos

EU SÓ QUIS COMPREENDER
Oh! Deus, ao longo dos meus dias na terra, passei momentos de desesperante angústia; Quando pensei que tudo que me acontecia na vida, não passava de uma cruel brincadeira vossa.
E que depois de ter labutado uma existência inteira, acreditando, com verdadeira paixão de adolescente, que havia uma Ordem Divina conduzindo um processo, no qual eu me inseria como parte importante de um todo, que sem mim jamais se completaria;Eu me veria atirado na vacuidade infinita, desprovida de qualquer manifestação da Vossa Essência."

"Que injustiça teria sido, Meu Deus, esse silêncio eterno, para quem tanto acreditou no propósito divino, e recusou a lógica desesperada dos incrédulos, dos pessimistas, dos cultivadores da matéria sem espirito, que quiseram, à força de argumentos até bem urdidos, plantar na minha razão que eu, como tudo que existe, nada mais somos que acontecimentos fortuitos, ou acasos perpetrados por leis exclusivamente naturais, que só obedecem ao determinismo dos grandes números."

" Que cruel perspectiva, Senhor, para uma mente cuja razão se formou em torno de uma esperança tão bonita; Que além de me dar um sentimento de infinita pertencialidade, também forneceu motivos mais que vigorosos para acrescentar, em cada atitude prática na vida,
um desejo incomensurável de atingir o estágio do excelente, fórmula infalível que pusestes nas leis da evolução, para promover a divinização progressiva do universo."

Mas que bom, oh! Deus, que no rol das verdades já provadas, nada indique que meus temores possam vir a ser confirmados; A verdade, já percebo, caminha em outra direção; Em cada passo que damos, a cada vitória que conquistamos, no mundo das realidades da matéria, de onde um dia nos tiraste, ou no mundo do espírito, para onde nos estás encaminhando, minha sensibilidade registra o desvelar de uma gloriosa perspectiva, que só faz confirmar as minhas mais caras esperanças; A de que em cada combinação de elementos existentes no universo, por Vontade Vossa e trabalho nosso, há uma busca perfeitamente dirigida Para o Uno, O Excelente, o Justo e o Perfeito."

" Sim, oh! meu Deus. Eu quis apenas compreender os Vossos Pensamentos; Mas ainda que não tenha conseguido, eis-me finalmente feliz, por sentir que meu coração não se enganou no caminho escolhido, fazendo-me crer que eu sou apenas um ventre de ingenuidade, que engravidou de uma irresistível esperança."
João Anatalino
Publicado no Recanto das Letras em 19/06/2009
Código do texto: T1657621
Indique para amigos
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 20/06/2009
Alterado em 17/08/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras