Um suposto ladrão estava fugindo dos policiais que o perseguiam. Correu para uma floresta procurando um lugar para se esconder. Ao encontrar um lenhador, pediu a ele que o escondesse em sua cabana. Quando os policiais chegaram e perguntaram se ele vira passar um sujeito assim e assim, ele disse que não, mas apontou com um meneio de cabeça para a sua cabana. Os policiais entenderam e se prepararam para invadi-la. Mas o suposto ladrão havia percebido a manobra do lenhador e antes que os policiais invadissem a cabana, ele fugiu e se escondeu na floresta. Logo caiu a noite e eles não conseguiram encontrá-lo. Depois que os policiais desistiram de caçá-lo, ele voltou à cabana do lenhador e deu-lhe a maior surra.
" Por que me bate?", queixou-se o lenhador. " Eu não o escondi em minha cabana? Que mal agradecido você é."
" Eu ouvi o que você disse" respondeu o suposto ladrão. " Mas também vi o que você fez".
***************************************************************************
Em PNL nós costumamos dizer que são mais importante as pistas não verbais, ou seja, as coisas que a pessoa faz com o corpo são mais importantes do que as coisas que ela fala. Especialmente os olhos. Para quem sabe observar, eles falam mais que a boca. Olhe para os olhos das pessoas que estão falando com você. Aprenda a identificar para que lado eles vão quando a pessoa fala. Você poderá ter algumas suprpresas interessantes. Veja no diagrama acima como interpretar os movimentos oculares das pessoas.
Vc- Visual construido. Olhos para cima e para a esquerda - a pessoa está construindo imagens visuais.
Vr- Visual recordado. Olhos para cima e para a direita. A pessoa está lembrando de coisas que viu.
Ac- Auditivo construido. Olhos para esquerda, em direção ao ouvido esquerdo. A pessoa está construindo sons.
Ar- Auditivo recordado. Olhos para a direita, em direção ao ouvido direito. A pessoa está lembrando de sons que já ouviu.
C- Cinestésico. Olhos para baixo e para a esquerda. A pessoa está recordando coisas que já sentiu
A- Auditivo digital. Olhos para baixo e para a direita. A pessoa está construindo diálogos internos, ou seja, "falando" consigo mesmo.
Esses movimentos são inconscientes e é uma tendência observada em pessoas dextras. Pessoas canhotas poderão apresentar pistas em sentido inverso. É claro, também, que se uma pessoa souber que está sendo observada, ela poderá tentar "controlar" esses movimentos. Mas tenha certeza de uma coisa. Isso será muito difícil e ela se trairá na maior parte do tempo. Tente fazer esse exercício. Você aprenderá coisas muito interessantes com isso.
( PNL PARA A VIDA DIÁRIA)