João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


         Você tem medo desse bichinho? Muita gente tem. Há pessoas que tem verdadeiras fobias de baratas, aranhas, lagartixas e outros insetos e bichos domésticos. Isso é normal, mas não é lógico. Afinal, são bichos inofensivos, que você pode matar com uma chinelada.
          Saiba que fobias são "programas" implantados em nossas mentes em algum momento de nossa vida. Imagine a seguinte situação: um bebê está no quarto chorando, com fome. A mãe corre para amamentá-lo. Ao entrar no quarto uma barata passa na frente dela. Ela grita, sai correndo, chama Deus e o mundo para matar a barata. O bebê não entende nada do que está acontecendo. Nem sabe o que é uma barata. Mas ele tem fome. Fome é um estado de dor, de privação. Ele está sofrendo. Sua necessidade não foi satisfeita. A barata tem algo a ver com a sua dor. Sua mãe tem medo de baratas. Baratas são coisas ruins. Sua mãe tem medo, baratas são perigosas. Tudo isso é igual à ódio, dor, medo. Resultado dessa computação: fobia de baratas. 
         Na verdade, a barata não é a culpada da fobia. Ela é só uma âncora, associada a um estado doloroso. É que a nossa mente é um computador que faz muitas computações para desenvolver um "programa" de conduta, ou seja, uma resposta para um determinado estimulo. Ela pode estabelecer infinitas relações entre um símbolo e outro. Por exemplo: baratas são animais cascudos. Joaninhas, louva-deuses, cigarras, gafanhotos, camarões, etc. também são animais cascudos. Logo, eles também são perigosos. De repente, você pode desenvolver fobias e desgostos contra todos os bichinhos que tiverem características semelhantes.Aí, quando alguém lhe perguntar porque não gosta de camarão, você dirá: "Não sei. Eu apenas não gosto."
         Há fobias de todos os tipos. Fobia de andar de elevador, ou de ficar em lugares fechados (claustofobia), de passar por lugares abertos ( ágorafobia) , de falar em público ( logofobia), etc. A PNL desenvolveu um método para curar rapidamente esses medos inexplicáveis. Trata-se, fundamentalmente de ressignificar a experiência que você teve com esses insetos, e associar a ela, ao invés de uma situação de dor, desconforto, medo etc., uma situação de prazer, segurança, conforto, etc. Enfim, fazer com sua mente execute uma nova computação, na qual ela não conclua por uma resposta fóbica. É importante que você saiba uma coisa: a nosso mente "instala" programas de conduta obedecendo sempre a dois principios fundamentais: evitar a dor e obter o prazer. Dessa forma nós aprendemos a fazer bem umas coisas e nâo conseguimos aprender outras( o que é o mesmo que evitar).
           Informe-se sobre o que a PNL pode fazer por você. Você vai se surprender com o que vai descobrir e aprender.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 19/08/2009
Alterado em 19/08/2009


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras