João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos






No momento em que os israelitas estavam se preparando para cruzar o Jordão e entrar na Terra da Promessa, Moisés reuniu os Veneráveis das Doze Lojas de Israel e os levitas (guardas da lei), e lhes comunicou a Sabedoria Secreta, que só deveria ser ensinada aos Escolhidos. E lhes fez o seguinte discurso.
 
“Existe em nosso alfabeto palavras cuja combinação de letras confere um sentido e um valor às coisas que elas representam. Certas combinações produzem palavras de poder e não podem ser comunicadas a todos os homens, porque certamente eles não a saberiam usar e o fariam para o mal, como aconteceu com o vosso Pai Adão.”

“A principal delas é o Verdadeiro Nome do Grande Arquiteto do Universo. Sabeis que no Egito Ele é chamado por muitos nomes, e cada cidade o nomeia segundo as qualidades do seu povo e da natureza que os cerca. E isso não está errado, pois Ele É todas as realidades que existem e todas as possibilidades que ainda não se concretizaram.”

“Não há, no mundo das coisas que existem, ou daquelas que podem ser pensadas pela mente humana, nenhuma que corresponda a Sua Verdadeira Essência. Os que mais próximo chegaram dessa verdade O imaginaram na luz do sol, que dá vida a todas as coisas na terra. Isso está certo, pois todas as realidades do mundo são feitas de Luz.”

“Mas a terra onde viveis não é o mundo todo, mas apenas um escabelo onde Ele descansa os pés. O Grande Arquiteto do Universo é o construtor do Cosmo inteiro e não apenas deste edifício onde viveis, que é a terra. E em todos os mundos que Ele construiu distribuiu diferentes essências do Seu Ser e da Sua sabedoria. Vós as aprendereis por etapas, assim como fareis com a sabedoria que eu vos anuncio agora.”

“Aprendei isso: O Grande Arquiteto do Universo fez o mundo com as combinações das letras א כ ג e os mundos que hão vir depois deste Ele os fará combinando-as com a letra י, pois que nesta letra está a força de sua Mão.”

“Para que saibais a verdade, e não sejais confundidos, digo-vos que vosso pai Adão não era um homem, mas sim uma grande Confraria de seres luminosos, que se congregavam numa organização semelhante à vossa Fraternidade; formavam uma Loja, cujos Irmãos possuíam a verdadeira Luz.”

“E eles praticavam a arte de combinar letras e números para fazer surgir as realidades do mundo físico. Foi com essa sabedoria que eles construíram o planeta onde habitamos.”

“Eram chamados demiurgos, esses anjos construtores, porque a missão deles era edificar o mundo como se ele fosse um grande edifício.”

“Sim, naqueles dias o Grande Arquiteto do Universo pensava o mundo e os seus anjos pedreiros o construíam.”

“.Eles detinham o conhecimento do bem e do mal e sua doutrina lhes foi ensinada pelo Próprio Grande Arquiteto do Universo. Faziam a intermediação entre o céu e a terra e sabiam todas as combinações que podem ser feitas com o nome Dele.”

“Sabiam também como são feitos os mundos, como se deu a criação dos anjos e dos homens, bem como os seus destinos e os verdadeiros desígnios do Grande Arquiteto do Universo.”

“ Vós sois feitos das mesmas essências que são feitas as estrelas. Vós sois água, ar, fogo e terra. São os movimentos que fazeis para vos organizardes que vos tornam um ser. Assim também é todo o universo em si mesmo. Um ser em movimento que se impulsiona para fora, gerando um corpo, e se retrai para dentro gerando um espírito.”

“Portanto, o que chamais de “deuses” são apenas qualidades que criais com os vossos movimentos em busca de um Ser. Por isso, os deuses não são eternos. Eles nascem, vivem e morrem como vós. Apenas a Luz, que é a razão de todo movimento, sobrevive, e essa Luz é a essência do vosso Deus e Pai, O Grande Arquiteto do Universo.”

“Assim, vós sois deuses mortais na terra e o Grande Arquiteto do Universo é o homem imortal no Céu. Entendei essa alegoria, porque por ela sabereis por que sois o espelho do universo. A intimidade mais profunda do vosso ser revela a verdadeira face do Universo, pois tanto no céu como na terra as essências que os compõem são apenas Uma.”

“Uma só é a essência do Grande Arquiteto do Universo e ela se manifesta na forma de Luz. A Luz se espalha e caminha pelo vazio sem forma, criando os três mundos que existem: o mundo da matéria, o mundo do espírito e o mundo celestial. O primeiro é resultado da emanação da Luz; este é o mundo que vedes, ouvis e sentis, e vós mesmos sois parte dele. Ele se apresenta desorganizado aos vossos sentidos. Esse mundo é imenso e aumenta e se expande infinitamente numa massa sem limite nem forma, que jamais podereis medir com vossos sistemas de medição nem entender com a vossa inteligência.”

“O segundo é o resultado da organização que a vossa mente realiza. Esse trabalho é feito no sentido inverso, ou seja, para dentro de vós mesmos, tornando cada vez menor a grandeza do universo, para que a possais entender. Contemplai o universo em sua extrema grandeza, mas só o entendereis se o reduzirdes à mais ínfima parcela. E para isso é que a vossa mente foi preparada: para realizardes essa viagem interior, na busca da vossa essência, que é Luz primordial aprisionada no invólucro material, que é o vosso corpo. Esse mundo é o que chamais de espiritual.”

“Aqueles entre vós que conseguirem realizar essa viagem até o fim, verão que todos os deuses não são verdadeiros deuses, mas sim, emanações de uma Essência Única, que se manifesta em diferentes formas, representando os diversos níveis de organização que a vossa mente atinge em seu trabalho de ordenar o caos. Um Só é Deus e Ele é o Grande Arquiteto do Universo.”

“O terceiro mundo produzido pelo Grande Arquiteto do Universo em suas emanações é o mundo das realidades divinas e sagradas. É a este que chamamos de céu, pois ele é o produto da mais perfeita organização obtida no segundo mundo, o mundo do espírito, que é o pensamento organizado. Neste nível encontrareis, novamente, a divina Luz, que é א e ח ”.

“Vede que a Essência da Divindade se manifesta sempre em trindades. Por que três sãos os mundos que Ela gera. Estes três mundos correspondem ao Grande Arquiteto do Universo (O Pai), a Natureza (A Mãe) e a sua Criação (O Filho). Onde quer que fordes sempre encontrareis essa idéia e essa representação. Usai-a nas comunicações que fareis entre vós, e assim sabereis que estais tratando com um Irmão, porque somente os Irmãos partilham desse segredo.”
                                                               

“Aprendei também que a manifestação divina se representa por triângulos com seus vértices invertidos, significando os ciclos contínuos da vida cósmica, que se repetem e se renovam a cada dez mil anos solares. Com essa sabedoria podereis entender a Árvore da Vida, que é o retrato do Cosmo em toda sua inteireza e também o que realmente sois no interior dos vossos espíritos. 
                                                                
“Assim entendereis porque se chamam Séforas as vossas parteiras e assim se chama também a esposa hebréia que o Grande Arquiteto do Universo me destinou. Seus nomes são alegorias que representam o parto do universo. “

“No topo da primeira trindade encontrareis a Coroa, a Sabedoria e a Compreensão. Pois essas foram as três primeiras emanações do Grande Arquiteto do Universo. Luz fundamental, espada flamejante”

“Primeiro principio, eis o que é a Coroa, que está acima da cabeça e rege a Sabedoria, que trás a Compreensão. Sob essas três emanações repousam as estruturas do universo.”

“Depois vem a Misericórdia, a Força e a Beleza, que são a tríplice argamassa com que se ligam as obras de que são feitas o edifício universal.”

”E na base dessa estrutura encontrareis a Vitória, a Glória e o Fundamento. Vêde se não sãodessas relações que o vosso ser se alimenta e se compõe para formar aquilo que chamais de espírito.”

“Olhai o universo como um lago que transborda e vasa formando outros lagos menores. Pensai nele como uma árvore cujas sementes contém o germe de outras árvores, pois assim sois, e a vossa criação é assim que se desenvolve. Dessa forma, a Coroa da criação contém todas as manifestações do Real Manifestado, e cada uma das suas fases contém a potencialidade das fases que se seguirão. Não há, portanto, o filho sem o pai, pois o filho está contido no pai, e todos os pais e filhos estão contidos na Coroa da criação.”

“Foram nove as fases da criação até que a décima emanação, que sois vós, enquanto ser humano, tivesse se tornado uma potência manifesta. Portanto, a Árvore da Vida se representa por três triângulos superpostos, com seus vértices invertidos, onde, em cada um dos seus ângulos se coloca uma emanação do Grande Arquiteto, como se fossem colunas a sustentar a Obra cósmica. Compreendei isso e tereis as chaves da sabedoria, pois nada do que foi feito no universo foi feito de outra forma, e assim como se faz no céu também se faz na terra e assim também sucede com o vosso corpo e vosso espírito.”

Assim, Moisés relatou, aos Irmãos como o mundo foi criado. E essa sabedoria foi retransmitida pelos séculos que se seguiram e constituíram o grande segredo da Irmandade de Israel.
E é essa doutrina que também constitui o grande segredo da Arte Real. Ela permite aos seus possuidores construir mundos, por isso os Maçons são os Construtores do Universo.

__________________________________________________________
Notas.
 

1. Essa sabedoria está contida nos códigos secretos da Bíblia. Segundo os rabinos que desenvolveram a Cabala, os nomes, acontecimentos, histórias e outros assentamentos escritos na Biblia, na verdade revelam informações sobre a criação, o destino e o futuro do universo e das criaturas que nele vivem. Assim, a Biblia seria a própria história do mundo em forma de uma grande e extraordinária metáfora. Quem for capaz de decifrar os códigos nela inscritos, além de adquirir uma sabedoria incomparável, poderá antecipar os acontecimentos futuros com extrema exatidão. Esse foi, inclusive, o segredo da habilidade de Nostradamus e de outros profetas e magos que fizeram previsões extraordinariamente exatas sobre acontecimentos futuros. A esse respeito veja-se Northrot Frye o Código dos Códigos, Ed BoiTempo, São Paulo, 1998.

2. As letras (א כ ג) Aleph, Beth e Gimel, respectivamente, correspondentes aos números 1,2,3.  A letra (י) Iod, crespondente ao número 10, que significa literalmente mão. O 10 é considerado o número perfeito.

3. Por isso as palavras enigmáticas do profeta Amós, que são utilizadas na abertura do Grau de Companheiro: "Eu porei um prumo no meio do meu povo de Israel e não passarei por ele." Amós,7.

4.Segundo os cabalistas são cerca de 10 bilhões as combinações que se podem fazer com o Nome de Deus. Uma dessas combinações é o seu verdadeiro nome. Quem o conhece tem poder para fazer coisas extraordinárias, inclusive dar a vida a objetos inanimados. Esse teria sido o poder dado a Adão, no Éden, e que ele usou mal, razão pela qual foi expulso de lá e se tornou um mortal comum, sendo inclusive, apagada de sua memória o conhecimento desse Nome. Com base nessa tradição, uma seita judaica, os Chassidins, no século XII, elaboraram uma série de combinações entre as letras e os valores do alfabeto hebraico, com a finalidade de descobrir o Verdadeiro Nome de Deus. Com esse conhecimento, eles foram capazes de produzir um homúnculo, uma espécie de ser monstruoso, um Franskestein místico, chamado Golém. Essa lenda produziu dois excelentes trabalhos literários: O Golém, de Gustav Meirink, editado no Brasil pela Cia da Letras, 1964 e Os Nove Bilhões de Nomes de Deus, de Artur Clark,Círculo do Livro, sd.

5. Daí a principal divisa maçônica ser a frase “Ordo ab Chaos”, como a indicar que a obra espiritual da Maçonaria é colocar ordem no caos, ou seja, ordenar o pensamento humano de uma forma que ele possa trazer paz, justiça e ordem para o mundo.

6. א e ח  são as letras Aleph e Tau, respectivamente, que correspondem a A e T em nosso alfabeto, ou alfa e ômega no alfabeto grego.Como se diz no Apocalipse de São João: " Eu sou o Alfa e ômega, o Princípio e Fim."

7. Séfora é o nome da filha de Jetro (Raguel), esposa hebréia de Moisés. Também é o nome das emanações da Árvore da Vida, na doutrina da Cabala. As parteiras hebréias também se chamavam séforas.

8. A espada flamígera é o raio que emana de cada séfora e transmite a cada estrutura a propriedade que lhe é dada na geração do universo. Por isso é que a Maçonaria utiliza uma espada em forma de raio, para comunicar a iniciação e transmitir a elevação dos graus.







João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 30/01/2010
Alterado em 18/03/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras