João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Texto de apresentação do livro "Construtores do Universo", a ser publicado brevemente.


O sonho de um dia voltarmos a viver em um mundo harmonioso, onde a ordem, a justiça e a felicidade sejam uma realidade nunca deixou de habitar o inconsciente humano.
Todas as práticas iniciáticas e doutrinas religiosas visam a concretização desse sonho, em nível de espírito, ou mesmo fisicamente, numa outra dimensão do universo.
As utopias políticas e sociais também buscam o mesmo objetivo, mas na terra mesmo. Promessas de um Porvir maravilhoso estão nos discursos de todos os políticos, nos sonhos de todos os “Messias” da causa pública e até nas intenções dos ditadores.
A Maçonaria é algo que pode ser entedida nesse sentido. Como filosofia, ela busca desenvolver no indivíduo a condição moral necessária para que ele possa ser o realizador dessa utopia; como prática, ela visa a própria construção dessa sociedade ideal.
Como os maçons pensam que isso pode ser feito é o objetivo deste trabalho.
Nele o autor descreve como a Maçonaria trabalha para atingir esse resultado.
Ora evocando a prática iniciática, ora se utilizando dos recursos da filosofia, às vezes resvalando para a política e até para a prática revolucionária mesmo, a Arte do maçom reflete a perplexidade de um homem expulso de um lugar de paz e tranqüilidade, de um Éden mítico, para um mundo que dele depende para ser construído.
Ontem como hoje, a tarefa da Maçonaria é construir. Ontem os maçons operativos erguiam templos, forticações, aquedutos, edifícios sacros e profanos. Hoje constroem “templos à virtude e masmorras ao vício”.
Este livro mostra, de uma forma clara e didática o que é a Maçonaria e quem são os maçons.

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 12/02/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras