João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O INEFÁVEL NOME DE DEUS
Inefável Nome de Deus



Segundo os ensinamentos da Cabala, a combinação dos sons das letras do Tetragrammaton (IHVH, as letras do Nome de Deus) é o verdadeiro segredo dos milagres feitos por Moisés, Elias, Eliseu, Jesus e todos os grandes profetas de Israel.
Com Jetro,( sacerdote do Grande Arquiteto do Universo em Madian), Moisés aprendeu também que foi pela graça desse poder que Adão, a quem Ele fez do barro da terra e animou soprando-lhe no ouvido o Seu Sagrado Nome, tornou-se alma vivente. E pelo poder desse Nome, Adão também nomeou e deu vida e qualidades a todas as espécies de criaturas sobre a terra, fazendo animais de duas e quatro patas a uns, aves do céu a outras, e também os répteis que andam com seus ventres no chão, os peixes e outros animais aquáticos que vivem nos rios e mares, e as miríades de insetos que andam na terra e voam pelos ares.
E todos esses animais lhe ficaram sujeitos até o dia em que Adão desobedeceu ao Grande Arquiteto do Universo comendo um fruto da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, cometendo o “pecado” pelo qual seria expulso do Éden.
E por castigo o Grande Arquiteto do Universo retirou de Adão e de sua companheira Eva a memória do seu Nome Sagrado e tanto eles quanto a sua posteridade perderam a sabedoria que os permitia pronunciá-lo. Essa era a sabedoria que os fazia semelhantes aos anjos, mas depois que ela foi perdida, os homens tornaram-se iguais (em espécie) aos animais, tendo que disputar com eles os frutos da terra. Isso fez com que muitas espécies animais se tornassem inimigas do homem e passassem a atacá-lo, e também os anjos, que antes se comunicavam com os homens na mesma linguagem, não mais os entendessem. A memória dessa perda ficou registrada no mito da Torre de Babel, no qual a linguagem humana foi confundida, tornando-se várias línguas diferentes. A Bíblia sugere também, com o mito do Éden, que antes da queda não havia antagonismo entre as espécies animais e que todas viviam em paz, dividindo em harmonia os frutos da terra. Após a queda, entretanto, o Grande Arquiteto do Universo disse à serpente (ou aos animais): “porei inimizade entre ti e a mulher e entre os teus descendentes e os descendentes dela. Eles pisarão tua cabeça e tu lhe morderás o calcanhar”. E os animais se tornaram selvagens e passaram a atacar os homens.
E assim a Palavra Sagrada, que consiste no Verdadeiro Nome de Deus, ficou por muito tempo perdida, e só foi comunicada séculos depois a um homem chamado Enoch, em quem o Grande Arquiteto do Universo encontrou mérito entre os homens. E desde então, somente uma vez, em cada geração, se encontrada for, na terra, uma alma de merecimento, essa palavra a ele é revelada.

As obras maravilhosas que Moisés fez diante do faraó para libertar o povo de Israel do Egito estão descritas nos cinco Livros Sagrados que ele escreveu de próprio punho e podem ser lidos por quem delas queira tomar conhecimento. Só diremos que são ver-dadeiras todas as coisas que ali se dizem e que foram feitas graças ao poder que a sabedoria do verdadeiro Nome do Grande Arquiteto do Universo confere àquele que a detém.
Foi pela invocação do Nome Sagrado que Moisés chamou sobre o Egito as sete pragas que convenceram Ransés II a liberar a saída do povo hebreu do Egito e também foi pelo poder dessa Palavra Sagrada que ele abriu as águas do Mar Vermelho para que os hebreus fugitivos pudessem atravessá-lo.
E sabemos também (pois que isso está escrito nos livros de Moisés) que quando o faraó, (que era aquele que nas crônicas egípcias se chamou o segundo Ransés), viu que Moisés tinha tal poder, tratou para que os hebreus saíssem logo do Egito, levando com eles todos os seus bens, mais aqueles que os egípcios, de boa mente, lhes deram para que deixassem logo o país, tal o temor que Moisés lhes inspirava quando invocava o Nome Sagrado.

*******************************************************************************************
Notas

 Segundo a Doutrina Secreta, Moisés, antes de ser iniciado por Jetro nos Mistérios da religião hebraica, nunca tinha ouvido falar do Deus Único de Israel. Síntese da Doutrina Secreta, op. Citado, pg. 210.
De acordo com a Cabala, Adão, o Homem da Terra, foi formado a partir do reflexo de Adão Kadmon, o Homem do Céu. Em Gênesis v.s. 18:20, lemos o seguinte.“Tendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo os animais terres-tres, e todas as aves do céu, Ele os levou a Adão para ver como os havia de chamar. E o nome, que Adão pôs a cada animal é o seu verdadeiro nome.”
Segundo a Bíblia, esse “pecado” foi primeiro praticado pela mulher, que depois induziu o homem a fazer o mesmo. O Talmud e a Cabala, entretanto, sugerem que esse “pecado” foi a aquisição da doutrina secreta, a eles transmiti-da pelos Elohins decaídos, expulsos da Grande Assembléia celeste pelo Grande Arquiteto do Universo.
Gênesis, 3:14
A alegoria da Palavra Sagrada, que foi perdida após a queda, é um simbolismo de profundo conteúdo esotérico. Por isso, ela exerce um papel fundamental nos ensinamentos dos graus superiores da maçonaria
A procura pela Palavra Perdida é a principal alegoria dos chamados graus inefáveis da maçonaria.
Na Maçonaria, os graus 14 a 18 chamam-se Graus Inefáveis, justamente porque se trata de encontrar a chamada Palavra Perdida, que é o Inefável (impronunciável) Nome de Deus. Na Pistis Sofia, um dos mais admiráveis livros produzidos pelos filósofos gnósticos, Jesus se refere ao Inefável Nome de Deus nestes termos: “É um Nome no qual estão contidos todos os nomes, todas as luzes e os 49 Poderes. Sabendo esse Nome, um homem pode deixar esse corpo material e nenhum poder poderá reter a sua alma. (...)” Síntese da Doutrina Secreta, op. citado, pg. 234.


( Sintese do capítulo VII do livro " Construtores do Universo), no prelo.

leia também neste site o conto "os dez bilhões de nomes de Deus".
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 04/03/2010
Alterado em 18/03/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras