João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A DERROTA DO DIABO


As tradições religiosas de todos os povos antigos sempre afirmaram que o mundo é construído através de duas forças antagônicas. Essas forças podem ser chamadas de bem e mal, positivo e negativo,etc. A física moderna chama de relatividade e gravidade. Uma faz o universo crescer para fora, a outra o faz crescer para dentro.
Na Bíblia essa disposição de forças virou uma metáfora bem interessante. Ela foi transformada numa briga entre Deus e o Diabo. Diz-se que antes do ardiloso Satã travestir-se de serpente e enroscar-se na Árvore da Vida para seduzir a ingênua Eva, ele era o melhor amigo de Deus e seu principal aliado. Divergências políticas e diferenças pessoais fizeram com os dois brigassem e Deus, que era mais poderoso, expulsou o ex-amigo e aliado do céu, jogando-o na terra. Com ele veio uma horda de seguidores, que desde então passaram, não só a semear a discórdia entre a criação de Deus na terra, mas também a maledicência, a mentira, a cupidez, a inveja, enfim, todas as maldades possíveis e imagináveis.
Por muito tempo Satã e seus seguidores fizeram esse trabalho sujo. E a se julgar pelo resultado eles têm sido muito eficientes nisso, pois desde que foram arrojados na terra, não passou um ano sem que eles provocassem uma guerra em algum lugar do mundo. Foram eles que inventaram Papas, Mulás, Aiatolás, partidos políticos e a economia de mercado.
Ás vezes Deus se incomoda com isso e manda um emissário seu à terra para tentar contrabalançar a influência de Satã e seus seguidores. Mas malgrado o piedoso trabalho feito por eles, Nem Buda, nem Maomé, nem Jesus ou outro desses emissários tiveram tido muito sucesso em arrancar os homens das garras dos tinhosos anjos malvados. Satã é muito esperto e controla a mídia. Basta o emissário divino virar as costas que ele faz a cabeça das pessoas encarregadas de transmitir suas mensagens, e tudo vira uma salada danada.

Isso, pelo menos, foi o que aconteceu até a década de noventa. Cansado de ver Satã enganar as pessoas Deus desenvolveu uma nova estratégia. Para que ficar mandando Jesuses, Maomés, Budas e Zoroastros à terra para tentar resgatar os homens das garras do diabo? Bastava usar a mesma estratégia do inimigo, pensou. Porque não usar a mídia?
E foi assim que um astronauta, um dia, voando em órbita da terra, de repente olhou pelo visor da sua espaçonave e viu o diabo lá fora. Estava com uma cara de desconsolo, parecia um mendigo errante, magoado e desorientado. O astronauta ficou com pena do danado. Perguntou-lhe o que estava fazendo ali. Com grande desconsolo, o diabo disse que fora expulso da terra pela Internet, pelos twitters e pela imprensa. Não tinha mais lugar na vida dos homens, pois eles não precisavam mais dele para espalhar a discórdia, a maledicência e a mentira. Dessa forma, ele estava indo procurar outro planeta que ainda não tinha desenvolvido esses recursos.
E atrás dele marchava toda a sua legião de danados.
― Espera ai ― disse o astronauta, preocupado. ― Vocês não podem ir embora.
― Por que? ― quis saber o diabo.
― Porque o mundo se equilibra entre o bem e o mal ― se você forem embora quem vai fazer a parte do diabo ?
― Vocês já têm os políticos - disse o diabo  Para que precisam de nós?
E lá se foi a horda maldita pelo espaço, como se fosse uma procissão de miseráveis. 


João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 09/05/2010
Alterado em 09/05/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras