João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos



                            
                                ( O UNIVERSO CABALÍSTICO 11) 



A Àrvore da Vida e as Leis naturais

Em termos científicos, a Árvore Sefirótica tem uma correspondência analógica ao modelo de universo descrito pela moderna física astrológica. Essa correspondência pode ser demonstrada da seguinte forma:

1. Kether ou o Big- Bang-

Ou seja, o nascimento do universo, a glande explosão, momento em que Deus tira a luz das trevas. Deus é a Grande Singularidade, que se manifesta em Luz. A correspondência em termos de lei física é a lei da Relatividade, momento de liberação da Luz, energia primordial que é a essência de tudo que existe no mundo real. O elemento químico que se lhe associa é o hidrogênio, o primeiro elemento que surgiu no universo. Geométricamente representa-se por um ponto.
                                                                      
2. Chockmah ou Era de Plank-

A luz se espalha pelo nada cósmico, dando nascimento ao universo físico. Esse momento equiva-le ao surgimento do princípio positivo (yang, eletricidade). Na Árvore da Vida corresponde às propriedades da séfira Chokmah, o Pai, a Sabedoria, ou Inteligência Inspiradora. Sua equivalência em termos de leis físicas é a Lei da Aceleração, segundo a qual a matéria física é formada por partículas de luz (quantas), atiradas no vazio cósmico pela força da explosão da Singularidade (Big Bang), aceleradas na velocidade da luz. Conforme a equação de Einsten (E= mc²), toda matéria (massa) é formada por energia acelerada na velocidade da luz. Assim, quando a Cabala descreve as propriedadades da Séfira Chokmah, o Segundo Esplendor, ela está falando da Lei física que faz o universo se expandir. O elemento químico que se lhe associa é o urânio, elemento químico de maior número atômico. Na numerologia ela é representada pelo número dois, geometricamente pela linha.
                                                                     
3. Binah ou a Grande Unificação matéria-antimatéria.

Esse é o momento em que o Grande Arquiteto do Universo promove o equiílibrio entre matéria e antimatéria. Essa manifestação equivale ao surgimento do princípio feminino (Ying, magnetismo); este, unindo-se ao princípio masculino (yang) promove o equilíbrio do universo. Por isso, na Árvore da Vida, esse momento equivale às propriedades de Binah, a Mãe, também chamada a Inteligência Santificada. Na tradição da Cabala, é a manifestação da séfira Binah que coloca “Ordem no Caos”, organizando o universo em sistemas. Sua equivalência em termos de leis físicas é a Lei da Gravidade, segundo a qual o universo se aglutina e se organiza, fazendo com que os corpos maiores retenham em siuas órbitas os corpos menores. Dessa forma se estruturam os grandes sistemas cósmicos (nebulosas, galáxias, sistemas solares) e também os compostos químicos existentes na terra, bem como as unidades biológicas, que são sistemas celulares agrupados por função. É dessa forma que a força da dispersão, provocada pela explosão inicial é equilibrada com a força da atração, que faz com elétrons, planetas e outros corpos se mantenham presos aos seus núcleos. Seu número é o três e sua representação geométrica é o triângulo. O elemento químico é o oxigênio. Binah também representa a Mãe (o Princípio Feminino, ying). Em conjunção com Chockmah, o Pai (Princípio Masculino, yang), elá dá nascimento à vida.

4. Chesed ou Era eletro-fraca, dominada por quarks e antiquarqs.

Esse é o momento em que o universo se divide em partículas energéticas, denominadas quarqus (positivas), com suas correspondências negativas (antiquarqs). Na Árvore da Vida, esse momento da vida do universo equivale a Chesed, a Misericórdia, momento em que a matéria do universo se solidifica. Aparecem os quatro elementos (ar, terra, água e fogo). A matéria se condensa por efeitos do calor. A correspondência em lei física é a Lei da Equivalência, mediante a qual toda partícula precisa de uma necessária correspondente anti-partícula para que possa ter o necessário equilíbrio.Nasce daí a estrutura dialética do universo, que exige sempre duas forças antagônicas e complementares para que algo possa existir. Essa séfira é representada pelo número quatro, seu símbolo químico é o carbono, Geometricamente pode ser representado por um quadrado, ou cubo.

5. Geburah ou Era dos hádrons e léptons.

Hadrons e léptons são partículas (quarqus) confinadas num campo magnético, que se juntam para formar prótons, nêutrons, mésons e bárions. Estes são os elementos primordiais de onde provém toda a matéria universal. Na Árvore da Vida essa fase pode ser comparada à Geburah, a Inteligência Radical, ou seja, a Força que corrige, eliminando os supérfluos e gerando as condições para o equílibrio da matéria universal. Sua equivalência em termos de lei física é a Lei da Seleção Natural, segundo a qual a natureza não faz nem conserva nada que não seja útil para a vida do universo. O elemento químico dessa Séfira é o nitrogênio, o número é o cinco e sua representação geométrica é um pentágono .

6. Thipharet - Prótons e nêutrons se unem em núcleos de hidrogênio, hélio, lítio e deutério.

É o momento em que a matéria universal se define e começa a se interar. Na Árvore da Vida esse momento equivale à sexta Séfira, Tiphareth, a Inteligência Mediadora, que realiza a interligação do que está em cima com o que está em baixo. A equivalência em lei física é a Lei da uniformidade, mediante as quais as condições materiais do universo são as mesmas em toda a parte. O número que a representa é o seis e o elemento químico é o ouro. Em termos geométricos ela é representada pelo hexagrama.

7. Netsath- Matéria e radiação se conjugam e os primeiros átomos estáveis são formados.

Os componentes da matéria universal, nesse momento da vida do universo, já estão todos definidos. Daí em diante o universo material se construirá por interação entre seus elementos. Na Árvore da Vida esse momento equivale á sétima séfira, Netsath, a Vitória da Inteligência Oculta. A lei física correspondente é a Lei da conservação da energia, mediante a qual nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. O elemento químico é o cobre, o número é o sete. Geometricamente essa séfira se representa através de um heptágono.

8 Hod - Separação de matéria e energia.

Esse é o momento em que o universo, originalmente denso, se torna transparente. Matéria e espírito se tornam realidades diferentes e complementares.Corpos celestes ganham atmosferas. Na Árvore da Vida essa manifestação equivale á oitava séfira, Hod, a Glória em Esplendor. A lei física que se lhe associa é a lei da complementaridade, segundo a qual tudo, no universo tem o seu complemento.O símbolo químico é o mercúrio, o número correspondente é o oito, e geometricamente, representa-se por um octógono.

9. Aglomerados de matéria formam quasares, estrelas, proto-galáxias.

Na vida do universo é o momento em que estrelas sintetizam núcleos mais pesados, formatando o cosmo em sua forma primordial. As partículas que formam a matéria universal tomam sua forma esférica, granular. Na Árvore da Vida esse momento equivale à Iesodh, o Fundamento, ou Energia Purificada. Na parte espiritual, ela fundamenta todas as atividades humanas, regulando a interação mente/matéria. Nasce a espiritualidade, a religião, as atividades psíquicas, intelectuais, sentimentais e lúdicas. Momento do nascimento do “ser”. A lei que se lhe associa é a lei da estabilidade, mediante a qual toda atividade exterior deve ser compensada por uma atividade interior. O número é o 9. Geométricamente esse manifestação se representa pela pirâmide.

10. Nóveis galáxias se formam com sistemas solares se condensando em redor de estrelas.

É o momento que átomos se juntam e formam moléculas formatando os os compostos e todas as formas físicas conhecidas no mundo da matéria bruta. A lei que selhe associa é a Cissiparidade, segundo a qual as células se dividem e se multiplicam, formando os organismos. Na Árvore da Vida esse momento equivale à décima séfira, Malkuth, o Reino, que representa o planeta Terra. Geometricamente se representa pela esfera. 


                                                                       

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Esta Síntese dos Livros A Kabbalah Revelada- Knorr Von Rosenroth- Madras, São Paulo, 2008
O Universo Em Uma Casca de Nós, ARX, Sao Paulo, 2005 e Uma Breve História do Tempo- Stephen Hawking- São Paulo, 1995- Mestres do Universo- João Anatalino Ed. 24x7-São Paulo 2010 



>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>



João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 21/05/2010
Alterado em 03/06/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras