ANJOS E DEMÔNIOS- OS ILUMINATI E A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
Sinopse
Uma conspiração envolvendo a sinistra seita dos Iluminatis e o Vaticano é o tema desta trama de Dan Brown, que precedeu ao seu famoso Código da Vinci. Começa com o assassinato de um cientista dentro do CERN, um grande centro de estudos científicos na Europa. Esse cientista era um físico famoso que estava trabalhando na síntese de uma substância atômica mais potente do que qualquer outro artefato já descoberto pelo homem: a antimatéria. Buscava, com isso, provar a existência de Deus através da física subatômica, sintetizando aquilo que seria a sua própria essência.
Antimatéria
Antimatéria é o oposto de matéria. Segundo a moderna física atômica, o universo é feito de partículas e antipartículas. Umas e outras correspondem às intuições dos antigos hierofantes e mestres das religiões orientais, que diziam que tudo que existe no universo é produzido pelo movimento de duas forças naturais e contrárias. Os chineses chamaram-na de Yin e Yang, positivo e negativo. Os filósofos deram a esse movimento o nome de dialética e os religiosos o simbolizaram na noção de uma luta entre as forças do bem (Deus) e as forças do mal (o Diabo). Nesse sentido podemos interpretar as Escrituras Sagradas como se elas fossem um romance onde as energias do universo e as leis que regulam seus movimentos recebem nomes e provocam acontecimentos na vida do cosmo e das espécies que nele vivem. Isso é o que faz a Cabala, no campo da religião, e na outra ponta, a ciência astrofísica e subatômica.
Hawking explica que tudo que existe é feito de matéria e antimatéria. Nós também. Em alguma dimensão do universo há um outro eu e outro você feito de antimatéria. Se um dia você encontrar seu eu antimatérial, diz ele, não aperte a mão dele, pois vocês dois poderão desaparecer numa explosão luminosa. Isso é, mais ou menos, o que acontece quando o polo positivo de uma bateria é ligado a um negativo.*
Essa é a ideia usada por Dan Brown para dar partida no seu romance. Alguém sintetiza no laboratório um grão de antimatéria, e os sinistros Iluminatis roubam a perigosa substância. O objetivo dessa seita satânica seria destruir o Vaticano e tudo que ele representa na vida da humanidade.
Quem são os Iluminati
Historicamente os Iluminatis seriam uma Fraternidade de origem alemã, formada por cientistas (diga-se alquimistas e filósofos) que se reuniam secretamente para discutir temas que a Igreja considerava perigosos para sua doutrina. Eram assuntos polêmicos como astronomia, biologia, genética e outros,que poderiam suscitar contradições aos ensinamentos por ela defendidos. Essa Fraternidade nasceu na Alemanha, em fins do Século XVIII, como contraposição à repressão que a Igreja Católica movia a todos aqueles que ousassem desafiar a sua autoridade.
A tradição sustenta que a sua existência é mais antiga, pois um dos seus fundadores teria sido exatamente o astrônomo Galileu Galilei, logo após ter sido forçado pela Inquisição a abjurar a sua teoria heliocêntrica.** Em razão dessa perseguição eles foram forçados e reunir-se secretamente, ocultando a identidade dos seus membros e a localização de seu esconderijo.
Na verdade, a suposta fraternidade dos Iluminati não é mais do que um episódio da Reforma Protestante e uma consequência das guerras religiosas que ensanguentaram a Europa por mais de três séculos. É uma ramificação do fenômeno Rosa-Cruz, outra suposta Fraternidade de magos que teria sido fundada nessa mesma época para salvaguardar, desenvolver, preservar e transmitir, de forma iniciática, os grandes segredos da humanidade. ***
Da mesma forma que os Rosa-Cruzes, os Iluminati se tornaram uma lenda envolvida em tantos mistérios, que jamais saberemos o que é verdade e o que é fantasia quando falamos a respeito deles. Sustenta-se que eles ainda existem e são os verdadeiros “atores” por trás dos bastidores da política mundial, manobrando e ditando os acontecimentos em todo o mundo. Hoje, segundo Robert Goodman, eles estariam distribuídos por diversas seitas em todo o mundo, e seu poder seria ilimitado. Nos Estados Unidos eles constituem círculos restritos em algumas Lojas Maçônicas, fazem parte de sociedades secretas como a Skull and Bones ( da Universidade de Yale), e as alemãs Bohemian Club e Grupo Bildeberg. De acordo com esse autor, todas as tragédias políticas, conflitos sociais, atos terroristas, e até grandes catástrofes naturais, produzidas pela manipulação do clima e da mutação genética, são parte de uma macro conspiração urdida pelos Iluminati para dominar o mundo através de uma Nova Ordem Mundial. Essa dominação seria completada até o ano de 2017.****
Nesse sentido, as guerras mundiais, as guerras da Coréia e do Vietnã, da Bósnia, e todas as guerras atuais, do Iraque e Afganistão, por exemplo, fazem parte desse pacote. Também o surgimento de pandemias como a AIDS e a gripe suína, são consequência dessa manipulação urdida pelos Iluminati. Assim também outros acontecimentos de repercussão mundial, como o assassinato dos irmãos Kennedy, do pastor Martin Luther, o “acidente” que vitimou a princesa Diana, foram obra desse grupo, já que, de alguma forma, as pessoas e as obras desses personagens estariam no caminho deles, razão pela qual precisaram ser removidos.
Várias Lojas Maçônicas e outras seitas secretas semelhantes fariam parte desse grupo, que congregaria cientistas, políticos, banqueiros, artistas e pessoas de grande poder e influência no mundo todo. O Objetivo: obter e conservar o poder através da manipulação da política, da economia, da ciência, do clima, do controle populacional e principalmente, da informação. Daí a proliferação de filmes, livros, jogos, e outras formas de controle mental, postos como produto de informação e lazer no mercado, mas cujo único objetivo é “criar” uma mentalidade propícia à mudança radical no pensamento humano, que o leve a desejar e aceitar uma “nova filosofia de vida”, ou seja a Nova Ordem Mundial. Personalidades como Bill Gates, Barak Obama, George Bush, Tony Blair, Margareth Tatcher, Silvio Berlusconi e outros fariam parte desse grupo. *****
A Trama de Dan Brown
No trabalho de Dan Brown, o objetivo dos Iluminati ao roubar a descoberta científica do Laboratório CERN é vingar-se do Vaticano pelos séculos de sombras a que foram confinados em razão da opressão da Igreja. O Vaticano os julgava extintos a séculos, mas eis que de repente aparecem, ás vésperas do Conclave que elegeria o novo Papa, roubando a fórmula da nova arma atômica desenvolvida pela CERN e sequestrando os quatro principais cardeais candidatos à Sumo Pontífice. A ameaça de explodir o Vaticano com a nova arma e descobrir o paradeiro dos cardeais para libertá-los, é a grande e difícil tarefa do detetive Robert Langton neste movimentado thriller que Dan Brown produziu antes do grande sucesso “O Código Da Vinci”.
Dan Brown especializou-se nesses temas ambíguos e controvertidos que misturam a fé, a ciência, o simbolismo e as lendas arquetípicas que excitam a imaginação do povo. Anjos e Demônios são como que um prefácio do grande sucesso que viria um ano depois com o controvertido Código da Vinci, onde ele explora a lenda de Maria Madalena, sua relação com o Santo Graal e uma possível descendência de Jesus através da linhagem dos primeiros reis franceses, os Merovíngeos. As estórias que ele produz são pura imaginação, os temas que ele enfoca não. Da mesma forma que existe mesmo a tradição que sustenta uma possível relação entre Jesus e Madalena, a possibilidade de que certos eventos ocorridos no mundo sejam orquestrados por um “grupo” de pessoas organizadas com essa finalidade não é coisa que possa ser descartada sem um momento de reflexão. Afinal, sabemos que o mundo em que vivemos, tanto o físico quanto o social, é feito de relações e relações entre relações. Por que, afinal, algumas delas não podem ser desenhadas e produzidas a partir de um plano pré-concebido? Não é fantástico nem inverossímel. Fantástica talvez, seja a nossa alienação, que não nos deixa perceber isso.******
Breve História dos Iluminati.
"Illuminati" significa literalmente “os iluminados” em latim. Provavelmente esse termo foi empregado a partir do uso indiscriminado que se fazia, no século XVIII, da filosofia iluminista para albergar qualquer dissidência em relação à religião e à filosofia oficial, adotadas pelas autoridades eclesiásticas e seculares. “Iluminados”, eram todos os grupos que alegavam possuir “segredos” não compartilhados pela inteligência oficial. (igreja e cientistas não engajados)
A designação "Illuminati" foi usada no século XVI pelos Irmãos do Livre Espírito, os Rosa-Cruzes, e no século XVIII esse título foi assumido por filósofos gnósticos que sustentavam que a iluminação era fruto, não de religiões oficiais, mas de uma fonte secreta, existente dentro do próprio homem, e que podia ser despertada pela prática de um estado alterado de consciência, que na prática , era resultado do esclarecimento espiritual e psíquico.
No século XIX, vários grupos reivindicaram essa denominação, entre eles os mais conhecidos foram os Rosa-cruzes, os Alumbrados, os Illuminés, os Martinistas, o Palladium. e, principalmente os Illuminati da Baviera. Suas doutrinas, confusas e contraditórias, misturando religião com política e ação social, levou seus opositores a supor que elas visavam a um controle do poder mundial, e dai à chamada teoria da conspiração. O mais famoso desses grupos foi o Círculo da Baviera, que muitos autores acreditam ter sido os verdadeiros mentores de Hitler e dos líderes do Nazismo.
BREVE HISTÓRICO DOS ILUMINATI
Os Illuminati da Baviera
Os Illuminati da Baviera foi fundado por Adam Weishaupt (1748-1830) em 1776 em Munique. Foi um movimento de curta duração que congregou vários republicanos de orientação iluminista. O grupo deu a si mesmo o nome de Antigos e Iluminados Profetas da Baviera (Ancient and Illuminated Seers of Bavaria, AISB), e logo passou a ser conhecido pelo nome abreviado de a Ordem dos Illuminati da Baviera.
Na conservadora e católica Baviera, logo esse grupo atraiu a atenção da Igreja e das autoridades imperiais. A onda de pensamento iluminista varria a Europa, provocando revoluções e mudanças nos grupos de poder. A Revolução Francesa já se prenunciava no ar, e assim o monarca bávaro, para se prevenir, em 1784, baniu todas as sociedades secretas do reino, inclusive os Illuminati e a maçonaria.
Os Illuminati, como grupo organizado, logo desapareceu, mas sua influência permaneceu ativa na sociedade alemã, pois muitos intelectuais influentes e políticos progressistas se contaram entre os seus membros e eles eram ótimos formadores de opinião. Recrutados principalmente entre os maçons e outras seitas secretas, organizaram-se nas sombras dando origem a três grupos conhecidos como Berçário (Illuminatus Minor) a Maçonaria Bávara, que praticava os graus ascendentes de Illuminatus Major e Illuminatus dirigens, também chamado de Cavaleiro Escocês, e o grupo denominado Mistérios, que se subdividia em Mistérios Menores (Presbítero e Regente) e Mistérios Maiores (Magus e Rex). Esses grupos, embora não fossem considerados como Lojas de maçons regulares, mantinham estreitas relações com as demais lojas maçônicas da Alemanha e de outros países, especialmente a França.
Muitos intelectuais de nome fizeram parte desses grupos, entre eles Goethe e Herder. Sua atração entre os nobres e barões alemães também foi muito grande. Acredita-se que o chamado Clube Boêmio e o Círculo de Bildeberg sejam uma derivação desse grupo. Outros autores, como os já citados Pawels e Bergier, acreditam que eles estejam por trás das maquinações políticas e filosóficas que deram origem e sustentação à obra de Adolph Hitler e seus seguidores.*******
Skull and Bones
Apesar de historicamente ter curta duração como organização, os Illuminati da Baviera teriam feito escola, e ao longo do tempo, graças as suas ações na sombra e aos escritos de seus opositores, inspiraram outros grupos pelo mundo afora. Um desses grupos seria a Fraternidade conhecida como Skull and Bones, sociedade fundada em 1832 pelos alunos da Universidade americana de Yale . Outro desses grupos, fundados na América seria a Scroll and Key e as ONGs como os Sriners (organização filantrópica americana que constrói e mantém hospitais infantis nos E.U), o Clube de Roma, a Fundação Carnegie, a Fundação Rockefeller, etc.
Algumas Lojas Maçônicas também funcionariam como extensões dos Iluminati nos E.U.A. Assim, a pirâmide com o olho onisciente e o lema Novus Ordo Seclorum, que aparecem no Grande Selo dos Estados Unidos, é considerado um símbolo dos Illuminati. Não são poucos os autores que sustentam que os Illuminati sobreviveram a sua supressão através da sua absorção pela Maçonaria. Dessa forma eles se tornaram os principais mentores das grandes mudanças ocorridas na História contemporânea. Destarte, as Revoluções Americana, Francesa, a Revolução Russa, as Guerras Mundiais e até os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001 teriam sido ações orquestradas por eles. ********
_________________________________________________________________
Notas
*HAWKING, Stephen. Uma Breve História do Tempo. São Paulo, Círculo do Livro, 1998.
― O Universo Em uma Casca de Nóz- ARX, São Paulo, 2002
**A Igreja trabalhava com a teoria de Ptolomeu, segundo a qual a terra era o centro do universo. Galileu sustentou que a terra girava em torno do sol, não sendo ela o centro do universo. A Igreja considerou perigosa essa tese, pois ela poderia colocar-se em contradição com os textos bíblicos. Por essa razão Galileu, para salvar a própria vida, negou publicamente a sua teoria.
**Dizemos pretensas, porque nem os Iliminatis nem os Rosa-Cruzes, jamais existiram como organizações formais no Século XVI. Eles formavam grupos de pessoas ligadas por objetivos comuns (combater a repressão à liberdade de pensamento), mas nunca se organizaram como entidades nessa época. A Rosa-Cruz, como entidade, só viria a ter existência jurídica no século XIX.
***Goodman- El Libro Negro de Los Iluminati- Robin Book, Barcelona, 2006
****Essa ideia seria inspirada na famosa divisa americana Novus Ordo Seclorum, que ornamenta o brasão de armas dos E.U.A. Destaque-se que essa divida foi inspirada pelos maçons.
******Descontadas as fantasias e as manipulações de informação que existem por trás de todas as teorias da conspiração, cabe ressaltar que tais grupos realmente existem. A fraternidade Skull and Bones, o Grupo Bildeberg, o Clube Boêmia são realidades formais. Não faz muito tempo também, o Vaticano esteve envolvido em um grande escândalo financeiro onde pontificava a atuação de uma Loja Maçônica italiana famosa por suas ligações com grupos mafiosos e financistas mundiais.
*******Veja-se Pawels e Bergier- O Despertar dos Mágicos, Ed. Bertrand Russel, São Paulo, 26º Ed. 2004.
********No Brasil, esse grupo é conhecido pelo nome de “Aquisitores” e seria o responsável pela morte de Getúlio Vargas, a renúncia de Jânio Quadros (as forças ocultas a que ele se referiu), a deposição de Jango, a introdução da ditadura militar os “acidentes” que vitimaram Castelo Branco e Juscelino, entre outros acontecimentos não muito bem explicados.