João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


LIVRO: OCAMINHO QUÁDRUPLO
AUTORA; ANGELES ARRIEN
ED. ÁGORA, SÃO PAULO, 1998

Porque Caminho Quádruplo

No mundo tudo é quádruplo. Há quatro estações: Primavera, Verão, Outono, Inverno. Há quatro direções: Norte, Sul, Leste, Oeste. Há quatro elementos na natureza: Terra, Ar, Fogo, Água. Há quatro espécies de animais: Répteis, Alados, Quadrúpedes, Aquáticos; Há quatro fases na vida do homem: Infância, Juventude, Madureza, Velhice. Há Quatro partes no dia: Madrugada, Manhã, Tarde, Noite.
Os quatro mundos da Cabala chamam-se Atziloth (Princípio), Briah (Criação), Yetzirah (Mundo dos Espíritos) e Asiah (o Mundo da Matéria). Nessas quatro estruturas do universo a criação divina se manifesta e se realiza.
Há quatro partes fundamentais em nossa estrutura neurológica, que podemos chamar de espíritos. Há o espírito que nos incita a lutar para obtermos Sucesso; Há o espírito que cura, sem o qual não teremos a Saúde necessária para enfrentar os desafios da vida; Há o espírito do Sonho, sem o qual a criatividade não se manifesta; Há o espírito que ensina, sem o qual a Sabedoria acumulada pela espécie humana se perderia a cada vez que um dos seus representantes desaparece.
Sucesso, Saúde, Sonho e Sabedoria são os quatro pilares que sustentam o templo da nossa felicidade.

O que é o Caminho Quádruplo

O Caminho Quádruplo é um livro maravilhoso escrito pela antropóloga americana Angeles Arrien, no qual ela estuda as tradições dos povos ligados á sabedoria da natureza. Desse estudo resulta uma das obras mais vigorosas e (bonitas literariamente), da moderna literatura psicológica. No fundo, O Caminho Quádruplo acaba sendo um dos livros de autoajuda mais importantes que já foram escritos no gênero. Ele simplesmente mostra às pessoas como o nosso inconsciente coletivo é formado, sem recorrer ás chamadas teorias psicológicas e às complicadas epistemologias desenvolvidas pelos especialistas da matéria.
Tudo é natural nesse livro. Ela parte do estudo das tradições xamânicas dos povos ameríndios (as tribos indígenas americanas) e africanas, enfocando e explicando a origem e o significado de seus mitos e tradições, que nos remetem às raízes mais profundas do inconsciente coletivo da humanidade. E desse estudo resulta um instrumento de autoconhecimento que resume toda a estrutura da nossa ecologia interior.
Em síntese, o estudo feito por Angeles Arrien nos mostra que as bases da nossa personalidade se assentam sobre quatro princípios arquetípicos que podem ser chamado de o Guerreiro, O Curador, o Visionário e O Mestre. Quer dizer: Há, na base de todos os nossos comportamentos, um principio que nos incita a lutar, um principio que nos leva a buscar a cura para as feridas resultantes dessa luta, um principio que nos leva a criar e um principio que nos permite aprender e ensinar. Esse é o Caminho Quádruplo. Saber equilibrar e dosar os atributos e a capacidade de ação de cada um deles é o grande segredo de uma vida feliz e equilibrada.

Para que serve esse estudo

Usando uma linguagem simples e quase poética, ela nos mostra como são estruturados esses arquétipos, como eles atuam e como podem ser “trabalhados”, para nos proporcionar comportamentos equilibrados e eficazes. Os exercícios propostos no livro são aqueles feitos naturalmente pelos próprios povos pesquisados para invocar esses “espíritos” proporcionadores desses estados. Eles nos levam a esclarecedores insights sobre nossa verdadeira natureza. E quando isso acontece, nós aprendemos a agir de acordo com nosso potencial e conseguimos escolher as melhores respostas para dar aos desafios da vida. E isso reflete em todos os segmentos da nossa vida, melhorando as nossas relações familiares, sociais, profissionais e ambientais.
O Caminho Quádruplo acaba se transformando num excelente manual que nos ensina a obter sucesso profissional, a cuidar da saúde, a exercitar os nossas habilidades criativas e nos tornarmos depositários da sabedoria natural da espécie humana. Enfim, trata-se de aprender a cuidar da nossa estrutura interior e exterior com eficiência técnica e sabedoria ecológica.

A fundamentação da teoria

Mas o Caminho Quádruplo não é apenas um resumo da sabedoria xamânica e das leis da natureza aplicadas ao comportamento humano. Ele é também um mergulho aprofundado nas raízes do psiquismo coletivo do homem. O leitor bem informado encontrará nesse excepcional trabalho as diretrizes do pensamento formulado por Jung em seus estudos sobre o inconsciente coletivo da humanidade e os arquétipos que nele habitam. Encontrará também muitos paralelos entre os pressupostos ali formulados e as várias estruturas psíquicas desenvolvidas nas mais variadas tradições de todos os povos, antigos e modernos, sobre a raiz da nossa subjetividade. Verá que os Quatro Arquétipos podem ser encontrados nos personagens da Biblia, nas escrituras sagradas dos povos hindus, nas tradições egípcias e mesopotâmicas e principalmente na mitologia grega. Porque todos os povos, indistintamente, têm os seus heróis matriarcais, que presidem as virtudes da procriação, da nutrição, do cuidado e do acolhimento, como faz o Curador: todos têm o herói patriarcal que faz as guerras, conquista territórios, cria valores, desenvolve o Poder, como faz o arquétipo Guerreiro; e todos os povos também tem o seu herói da Alteridade, que preside as virtudes da individualidade, da flexibilidade, da ludicidade, da fantasia, como faz o arquétipo Visionário; e nunca falta, a todos os povos, um herói da transcendência, da tolerância, que dá sentido à vida, organiza a sociedade, institui as leis e ensina o povo,  como só o Mestre sabe fazer.

Um Guia para o Lider Servidor

Dessa forma, seguir os Caminhos do Guerreiro, do Curador, do Visionário e do Mestre se torna uma vigorosa aprendizagem de como se tornar um verdadeiro líder, usando as próprias potencialidades que a natureza prodigalizou a todos nós para aprender a conduzir servindo, que é que se espera do verdadeiro lider servidor.. 
_____________________________________________________________

Nota: O Caminho Quádruplo é hoje a base de vários cursos de treinamento de liderança, aplicados aos vários aspectos da vida. Ele é usando fundamentalmente para desenvolver a chamada liderança humanizada, baseada nos principios do lider servidor. Trata-se de uma das mais modernas e eficazes abordagens desse tema, e vem sendo aplicado com sucesso em diversas empresas e universidades que mantém cursos destinados á formação de gerentes.  
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 04/12/2010
Alterado em 06/12/2010


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras