João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


PALAVRAS DO MESTRE II

Em verdade, em verdade vos digo que se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito a esta figueira, mas ainda se disserdes a este monte: Sai daí e lança-te ao mar, assim se fará.


EIS ALGO ÚTIL PARA SE ACREDITAR

Acredite que é possível manter um programa de aprendizagem que pode torná-lo competente em qualquer coisa que você queira aprender. Programas assim não constam de currículos universitários, nem de quaisquer outros cursos de aperfeiçoamento profissional, embora seja um aprendizado de fundamental importância para a nossa vida.
Acredite que é possível a qualquer pessoa dominar as suas emoções, combater suas frustrações, responder com criatividade aos desafios da vida, manter bons relacionamentos, ser amoroso, tranquilo, motivado, tanto quanto é possível aprender a tocar piano, aprender matemática, história, engenharia, medicina, jogar tênis, guiar automóvel, etc.
Sãos os mesmos neurônios que processam um e outro aprendizado. A diferença está apenas no nome de cada um e nos métodos que empregamos para aprender um e outro. Ao primeiro damos o nome de capacidade profissional, ao segundo inteligência emocional. Do primeiro estudamos as regras e princípios de funcionamento e praticamos os exercícios necessários para adquirir a necessária competência inconsciente para sermos exímios nessa habilidade. Ao segundo, porém, esperamos que essa capacidade nos seja dada por dádiva de Deus ou por acidente de nascimento.
No entanto, ambas são obtidas por força de uma educação orientada. É possível aprender inteligência emocional, da mesma forma que se pode aprender qualquer outra habilidade que se queira. Ambas começam na mente e são executadas por atividade motora. Assim, é preciso educar a mente para projetá-la como representação mental, e ao mesmo tempo equipar nosso equipamento motor para executá-la.
Todos temos um grande e inesgotável tesouro dentro de nós, que funciona como uma cartola de mágico. Essa cartola é o nosso cérebro. Dela podemos tirar praticamente tudo, desde o pão de cada dia até a pedra filosofal dos alquimistas. Para encontrar esse tesouro, precisamos unicamente aprender a traçar mapas neurológicos os mais exatos possíveis. Com tais mapas é possível seguir as pistas neurais que nos conduzirão a esse tesouro maravilhoso, que seguramente, é mais rico que o de Aladim.
Você já deve ter percebido que estamos falando dos imensos recursos que Deus colocou à nossa disposição. Eles existem independente de acreditarmos neles ou não, mas só se manifestam se lhe dermos oportunidade para que aflorem. Ele é como a eletricidade. Ela existe, está presente em toda parte, está nas tomadas e nos fios da nossa casa. Mas é preciso que acionemos um interruptor, ou que coloquemos um plug na tomada para que ela se manifeste e comece a fazer o serviço requerido.
Você já deve ter ouvido falar de pessoas pacatas, inexpressivas, que de repente se tornam verdadeiros heróis, grandes realizadores. Muitas vezes elas são premidas pelos fatos, que deles exigem que tomem atitudes. Mas você não precisa esperar que um acontecimento venha a exigir isso de você. Pode começar a fazer isso agora mesmo. Nós podemos ser comparados a metais pesados, em cujo núcleo se armazena energia suficiente para explodir uma cidade inteira ou iluminá-la e movimentar todas suas máquinas.
Acredite nisso. Essa é, realmente, uma crença útil.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 13/01/2011
Alterado em 22/01/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras