João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos



A MENTE AGITA A MATÉRIA

                                       “Mens agitat molens”- 


Dona Maria tem 85 anos de idade. Mora sozinha em um apartamento com seu velho gato Rasputin. Não espera mais nada da vida. Filhos e netos criados, ninguém se importa mais com a velha senhora. Só muito raramente um ou outro filho, ou neto, vem visitá-la, e quando vem, certamente é para pedir alguma coisa, que Dona Maria, malgrado viva da sua parca aposentadoria, nunca deixou de atender.
Além de alimentar e fazer carinho no seu velho e preguiçoso bichano, a outra coisa que Dona Maria gosta muito de fazer é colecionar bugigangas. Sempre que pode ela vai a uma loja de antiquário, ou de penhores, e acaba comprando ou arrematando alguma coisa. O apartamento dela está cheio de bibelôs, estatuetas de porcelana, vasos, caixinhas de música, etc.
Um dia Dona Maria comprou uma velha ânfora, dessas que antigamente se usava para guardar azeite. A ânfora estava bastante velha e ela resolveu poli-la um pouco. Não precisamos dizer o que aconteceu. O leitor por certo já intuiu. Era uma lâmpada mágica, e de dentro dela, em meio a uma nuvem de fumaça colorida, eis que, diante da atônita velhinha, surgiu  aquele gênio das lendas.
― Salve Ama! A senhora tem direito a três pedidos, disse, com uma mesura, o gênio.
Dona Maria é uma senhora bem informada e conhece a estória do gênio da lâmpada. Assim, sabe ela que se não pedir com sabedoria, de nada adiantará ter um gênio só para si.
Por outro lado, sabe também que não adianta pedir uma determinada coisa, como dinheiro, por exemplo, e não ter saúde para gastá-lo. E nada adianta ter saúde e dinheiro e não ter disposição e boa companhia para ajudar a gastá-lo.
Dona Maria pondera bem o que vai pedir. Como são apenas três desejos que serão atendidos, precisa pedir coisas que sejam completivas umas das outras, para que sua felicidade seja completa. Depois de muito pensar ela decide-se por fim.
– Gênio, já sei o que eu quero, anote aí:
1) Desejo ficar jovem de novo.
2) Quero que você me faça ganhar dez milhões na loteria.
3) Quero que você transforme o meu velho gato Rasputin num lindo jovem da minha idade, e que ela seja tão carinhoso quanto é o meu velho gato, e perdidamente apaixonado por mim.

Dito e feito. Desejos atendidos. Dona Maria tornou-se uma linda jovem. Ainda por cima rica, com os dez milhões da Mega Sena que ela acertou sozinha. E ao seu lado estava um rapaz bonito e apaixonado, extremamente carinhoso, se esfregando o dia inteiro nela e prometendo-lhe amor sem medida, para todo o sempre.
À noite, Dona Maria e seu namorado foram a um motel de luxo. Queriam comemorar sua felicidade com uma inesquecível noite de amor. Depois do champanhe, dos carinhos, de todas as preliminares, que o ex gato soube executar muito bem, Rasputin olhou para Dona Maria, e com um ar de desconsolo, disse:
―Você não está arrependida de ter mandado me castrar?
                                                      ***
Tome cuidado com os desejos que você tem. Eles poderão se tornar realidade, mesmo que você, conscientemente, não acredite nisso. Não se esqueça que o seu inconsciente é uma espécie de lâmpada que abriga um gênio dos mais poderosos. Só que ele é muito burrinho, pois não sabe distinguir o que é sonho e o que é realidade. Para ele, sonhos, quimeras, fantasias, fatos, raciocínios, tudo é a mesma coisa. Você pede, ele diz: – Ás ordens, amo (a). Ordene que eu cumpro.
E cumpre mesmo. Exatamente como você pediu. Sem por nem tirar. E tem mais um problema: o nosso gênio não se importa com a forma de cumprir as ordens que lhe damos. Se lhe pedimos dinheiro, por exemplo, ele tanto pode nos fazer ganhar um prêmio na loteria, quanto nos levar a construir uma grande empresa, ou então assaltar um banco. Ouvi falar de um cara que desejou ficar rico e o gênio realizou o desejo dele transformando-o num grande traficante de drogas. Outro queria ficar famoso e ele o transformou num serial killer, cujo rosto aparecia em grandes manchetes de jornais a cada assassinato que cometia. Outro queria “pegar” todas e o gênio fez dele um ator de filmes pornográficos.
Bom, o que queremos dizer é que devemos escolher com muito critério o que queremos da vida. Lâmpadas mágicas existem, gênios existem, e nossos desejos podem se realizar. Mas devemos tomar cuidado com o que pedimos e dizer também como isso deve ser feito, para não descobrirmos depois, quando eles forem atendidos, que faltou alguma coisa de essencial naquilo que tanto desejamos, ou então que aquilo que pensávamos ser a nossa felicidade acabe sendo, na verdade, a nossa desgraça.





João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 17/01/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras