João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos



CÓDIGOS DA VIDA

O Homem é filho do Pai Céu e da Mãe Terra. Seu corpo é composto por quatro elementos naturais que são o Ar, a Terra, o Fogo e a Água. Ele se move em quatro direções que são o Norte, o Sul, o Leste e o Oeste. Seu cérebro é resultado de quatro ciclos evolutivos que foram o réptil, o mamífero, o primata e o ser humano.
A natureza depositou em sua estrutura molecular toda a sabedoria necessária para que ele possa dominar os Códigos da Vida. Eles estão disponíveis na forma de estruturas psíquicas e respostas mecanizadas que são os símbolos arquetípicos e os reflexos condicionados.
Na base das nossas ações existem quatro programas básicos de comportamento que são Lutar, Curar, Criar e Saber. Por isso o Homem é Guerreiro, Curador, Visionário e Mestre.
Embarque nesta fascinante aventura pelos caminhos do Inconsciente Coletivo da Humani-dade e aprenda a acessar e dominar os Códigos da Vida. Essa sabedoria é fundamental para que você viva a plenitude da sua condição como Ser Humano e se torne um Líder Natural.
                                                                       ******


Introdução

Neste início do século XXI nós todos já descobrimos que não basta desenvolver um grande cabedal de conhecimentos técnicos para fazer sucesso em nossa vida pessoal e profissional.
Aliás, parece que quanto mais nos aprofundamos no conheci-mento tecnológico e científico de algum aspecto da vida em particular, mais sentimos que estamos perdendo o sentido de relação que ela mantém com as demais necessidades da nossa existência.
As nações se desenvolvem e se tornam potências econômicas, militares e políticas. Tudo vai bem até que percebem que suas reservas ambientais estão comprometidas e seus valores morais se deterioraram. Assim também fazem os indivíduos em suas vidas particulares. Gastam todos os seus recursos psíquicos e físicos na acumulação de bens, até perceberem que comprometeram a saúde, a felicidade e a própria qualidade de vida nessa empreitada.
Há muito que os grandes sábios da humanidade vêm chamando a nossa atenção para o caráter desintegrador da cultura materialista e reducionista que nós criamos. Ela nos leva a viver em mundos privados, construídos somente para nós mesmos, e a pensar de forma linear e seccionada, esquecendo que o universo é um todo que se constrói por integração entre todas suas partes.
Por outro lado, Jesus advertiu que se não nos tornássemos crian-ças novamente não entraríamos no reino dos céus. Quis ele dizer que se quisermos recuperar esse estado de equilíbrio, paz interna, virtude e verdadeira participação nos processos que constroem o mundo – que constituem a única e verdadeira sabedoria que precisamos para sermos realmente felizes – é preciso dar ouvidos aos nossos “eus” mais antigos, esses arquétipos fundamentais que formam a base da nossa personalidade.
Eles são comuns a todos nós, como bem viu Jung, e representam a sabedoria da “alma da humanidade”. Na vida diária, eles são fontes nas quais podemos beber água vitalícia para encontrar alívio para as nossas dores e desenhar mapas que podemos consultar diariamente na busca de caminhos mais seguros para as ações que temos que realizar em nossa vida.
Este é o objetivo deste livro. Proporcionar acesso consciente aos quatro arquétipos que formam a base da nossa personalidade. Eles são as marcas registradas do comportamento humano e transparecem nas tradições de todas as sociedades do mundo, manifestadas em seus contos, poemas, danças, música, arte, ciência e mitologia.
Neste trabalho vamos propor uma viagem pelo interior do in-consciente coletivo da espécie humana e um mergulho na nossa própria interioridade, para de lá emergir com os elementos que precisamos para construir a nossa psique individual, eliminando os temores, os estereótipos, e modificar os padrões e as crenças que enfraquecem o nosso desempenho, diminuem a nossa auto-estima e nos impedem de atingir os resultados que desejamos obter na vida.
A meta é desvendar os caminhos que fazem de uma pessoa um Ser Humano completo, assim entendido o indivíduo que tem um pa-drão de comportamentos singular, que o leva a se distinguir num grupo e obter o reconhecimento dos seus pares como sendo um Líder Nato. Esses padrões estão alicerçados em quatro modelos básicos, que segundo a tradição xamãnica, são o Guerreiro, o Curador, o Visionário e o Mestre.
Neste livro o leitor descobrirá como acessar esses quatro arquétipos e de que forma poderá utilizá-los para escolher os melhores comportamentos face aos desafios que terá que enfrentar em sua vida pessoal e profissional. Em outras palavras, aprenderá como buscar, no acervo dos seus recursos neurológicos, aqueles que lhe são necessários para viver com mais qualidade num mundo que se torna cada vez mais competitivo, e por isso mesmo, desumano.
Para tanto utilizamos as técnicas desenvolvidas pela PNL― Pro-gramação Neurolinguística ― disciplina que vem revolucionando o estudo e a prática do chamado comportamento eficiente. Estas, aliadas á natural sabedoria do nosso inconsciente, formatada nos quatro arquétipos aqui estudados, fornecerá ao leitor um conjunto de ferramentas realmente eficazes para ajudá-lo a encontrar sempre a melhor forma de agir em face aos desafios que a vida nos apresenta.

_____________________________________________________(CONTINUA)__

DO NOSSO NOVO LIVRO CÓDIGOS DE VIDA: NO PRELO
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 27/02/2011
Alterado em 27/02/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras