João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos



CÓDIGOS DE VIDA
MANUAL DE LIDERANÇA E QUALIDADE DE VIDA


SUMÁRIO
Códigos de Vida 7
Introdução 8

CAPITULO I
A TEORIA

A teoria                                                 11
Pressupostos fundamentais          12
A tradição xamânica                                                                   13
Pressupostos da PNL                                                               13
O que é um arquétipo                                                                16

CAPÍTULO II
ESPÍRITOS DA NATUREZA

Espíritos da Natureza                                                               21
Antropologia dos arquétipos                                                  22
O Caminho Quádruplo                                                            28
O Espírito da luta                                                                      29
O Espírito da cura                                                                    30
O Espírito do Sonho                                                                31
O Espírito da Sabedoria                                                         33
Simbolismo                                                                              34

CAPÍTULO III
O GUERREIRO

O Guerreiro                                                                             36
Características do Guerreiro                                               38
As virtudes do Guerreiro                                                       40
Os três pressupostos do Guerreiro                                   43
Os três poderes do Guerreiro                                             44
Ferramentas de poder do Guerreiro                                  45
Relação com a natureza                                                       46
Sombra e Persona                                                                 47
Os três vícios do Guerreiro                                                   50
Acesso ao Guerreiro Interior                                                52
Liderança guerreira                                                               52
O Guerreiro Equilibrado                                                        53
Acesso ao Guerreiro Interior                                                53
Exercício de Acesso                                                              54

CAPÍTULO IV
O CURADOR

O  Curador                                                                              61
Características do Curador                                                 65
O Coração do Curador                                                         66
Os seis tipos de amor universal                                        68
Os nove princípios de cura                                                  67
Bálsamos universais de cura                                             69
Relação com a natureza                                                      71
Sombra e Persona                                                                72
Os quatro vícios do Curador                                                74
O Líder Curador                                                                      74
Acesso ao Curador interno                                                   76
Exercícios de acesso                                                             79

CAPÍTULO V
O VISIONÁRIO

O Visionário                                                                            83
Características do Visionário                                              85
Verdade sem culpa                                                               87
Propósito e Missão de Vida                                                 89
Os dois vícios do Visionário                                                90
Ferramentas de poder do Visionário                                 91
Relações com a natureza                                                    95
Sombra e Persona                                                                 96
O Líder Visionário                                                                   98
O Visionário Equilibrado                                                       98
Acesso ao Visionário interno                                            100
Exercício de Acesso                                                            100

CAPÍTULO VI
O MESTRE

O Mestre                                                                                 107
Característica do Mestre                                                     108
A Questão do Desapego                                                    108
Os seis tipos de perda                                                        109
Ritualização da perda                                                          111
Espíritos ancestrais                                                              112
Ferramentas de poder do Mestre                                       113
Relação com a natureza                                                       115
Sombra e Persona                                                                116
Os cinco vícios do Mestre                                                     116
Equilibrando o Mestre                                                            117
Liderança magistral                                                               118
Acesso ao Mestre interior                                                     119
Exercícios de Acesso                                                             120

CAPÍTULOS VII
APÊNDICES

Orações dos Quatro Espíritos                                              125
Discursos dos Quatro Arquétipos                                       128
Carta do Chefe Seatle                                                            130
Bibliografia Recomendada                                                    136



CAPÍTULO I
A TEORIA


GERREIRO

Função: Conquistar
Característica :Mostrar-se; Optar por estar sempre presente

LUTAR
 
                                           Habilidades

Presença
Poder
Liderança
Comunicação
Confiabilidade 

                                             Virtudes

Coragem para lutar pelo que acredita estar certo
Congruência entre o que diz e o que faz

CURADOR

Função: Curar
Característica :Prestar atenção ao que tem coração e significado

CURA

                                             Habilidades

Amor
Gratidão
Respeito
Admiração
Reciprocidade
Virtudes

Tratar as pessoas dedicando-lhes amor ao invés de competir com elas.

VISIONÁRIO

Função: Sonhar


Característica :Diz e faz o que pensa sem culpar nem julgar


CRIA 

                                         Habilidades

Autenticidade
Intuição
Criatividade
Imaginação
Jovialidade Virtudes

Capacidade de visualizar possibilidades ao invés de dificuldades



MESTRE

Função: saber

Característica :Estar aberto aos resultados e não preso a eles


SABER
 
                                                      Habilidades

Sabedoria
Objetividade
Desapego
Objetividade
Flexibilidade

                                                           Virtudes
Aprender com tudo o que lhe acontece e estar sempre disposto a compartilhar o que aprendeu.



                                            Pressuposto fundamental da teoria

O pressuposto fundamental da teoria trabalhada neste livro é o de que a nossa mente mais profunda ― onde está, em toda a sua integridade, a base de dados que informa todas as nossas ações ─ é formada por quatro arquétipos básicos que fornecem as raízes da nossa personalidade. Eles nos inspiram os comportamentos que adotamos face aos desafios que a existência nos coloca. Se somos pacatos ou brigões, proativos ou passivos, resistentes ou frágeis em situações de doenças e dificuldades, conservadores empedernidos ou sonhadores contumazes, calmos e confiantes por habitualidade, ou daqueles que se desesperam em face de qualquer adversidade, tudo isso depende de como trabalhamos os nossos quatro arquétipos fundamentais.
Esses arquétipos são aqui chamados de espírito de luta (guerreiro), espírito de cura (curador), espírito de criação (visionário), espírito de sabedoria (mestre).
Essa teoria foi arquitetada a partir de pesquisas feitas em tradições cultivadas por todos os povos que mantém ligações estreitas com a Mãe Natureza. Sua base é o trabalho desenvolvido pela professora, antropóloga e escritora Angeles Arrien, da Universidade da Califórnia e aplicada com êxito em vários cursos e workshops sobre liderança e aperfeiçoamento pessoal, ministrados por ela nos Estados Unidos e em outros países.
Fundamenta-se, portanto, na sabedoria natural dos povos que tem a natureza como única e verdadeira fonte de sabedoria universal. Essa sabedoria tem sido amiúde confirmada por pesquisas científicas feitas por estudiosos das diversas áreas da psicologia e outras ciências humanas.
Os exercícios constantes deste livro foram desenvolvidos segundo as técnicas da PNL (Programação Neurolinguística), disciplina criada pelos professores Richard Bandler e John Grinder, professores da Universidade de Santa Cruz, Califórnia, nos inícios dos anos setenta. 

                                                      A Tradição Xamânica

O estudo realizado pela professora Angeles Arrien mostra que esses arquétipos, na verdade, são modelos de comportamento pessoal que assumimos em diferentes momentos da nossa vida. Eles estão consolidados como facetas da personalidade humana e são cultuados na tradição dos povos mais próximos à natureza como “espíritos” que presidem nossas ações em relação aos diversos desafios que a vida nos oferece.
Por isso é que na tradição xamânica essas “entidades” precisam ser normalmente honradas através de preces, rituais e comportamentos, para se manifestarem nos momentos apropriados. Assim é que quando se trata de lutar, o Espírito Guerreiro é invocado através dos ritos próprios; da mesma forma, existem rituais apropriados para chamar o Espírito Curador, o Espírito Visionário e o Espírito Mestre, quando deles se precisa.
Dessa forma, a tradição xamânica busca na própria natureza suas razões de luta, sobrevivência, religiosidade e sabedoria, o que torna sua cultura tão peculiar e digna de respeito, e justifica a revalorização que ela vem encontrando neste limiar do século vinte e um, quando a natureza começa, efetivamente a devolver, na forma de cataclismos e mudanças climáticas, o desrespeito com que a espécie humana a tem tratado.
Na verdade, ela sempre respondeu a esses maus tratos, mas nos últimos tempos, face ás sistemáticas agressões que tem sofrido, ela vem devolvendo esses agravos de uma forma inequívoca e vigorosa, o que nos leva a repensar, com mais carinho e atenção, a nossa relação com ela. Nesse sentido, talvez possamos aprender alguma coisa com os costumes dos povos mais ligados à natureza.
O estudo que nós nos propomos a fazer aqui mostrará também que a tradição xamânica encontra paralelos na moderna psicologia e tem estreitas relações com os pressupostos da Programação Neurolinguística, razão pela qual nós desenvolvemos este trabalho de integração entre essas duas disciplinas, já que ambas tem suas raízes no inconsciente coletivo da humanidade e compartilham praticamente da mesma linguagem, que é aquela que se escreve com símbolos, posturas, rituais e comportamentos. 

                                   Os pressupostos da PNL

A PNL – Programação Neurolinguística – é um conjunto de técnicas que tem como objetivo a pesquisa sistemática da experiência subjetiva humana, com o propósito de identificar e mapear os processos segundo os quais ela é construída dentro da nossa mente. Isso pressupõe que todo comportamento tem um “programa” que o alimenta. Como é construído esse programa? Como é que aprendemos a fazer as coisas? Como é que adquirimos habilidades e hábitos? Como é que adquirimos determinadas competências? O que nos leva a níveis excelentes de desempenho em algumas coisas e nos mantém em níveis medíocres em outras?
Estudando essas questões, os professores Richard Bandler e John Grinder, o primeiro um psicoterapeuta com estudos avançados em informática e o segundo professor de lingüística, ambos trabalhando na Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, desenvolveram um interessante método de estudo e aplicação das habilidades humanas. Eles estudaram a forma de atuar de alguns profissionais muito competentes, muito hábeis em suas profissões, e descobriram que havia um padrão nesses comportamentos que podia ser aprendido. Chamaram a esse aprendizado de Modelagem, e a partir da descrição desse modelo criaram a PNL, sigla da disciplina hoje conhecida como Programação Neurolinguística.
Nesse sentido acabaram transformando uma prática filosófica ─ o pensamento positivo ― que antes era tratada apenas empiricamente, numa interessante forma de investigar como se geram comportamentos eficientes e melhor que isso, como se pode ensiná-los ás pessoas.
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Ainda com fulcro nas descobertas realizadas em seus estudos junto a esses profissionais, Bandler e Grinder verificaram que a mente humana é capaz de registrar a totalidade das informações recebidas pelos sentidos, mas só utiliza uma pequena parte delas para formatar o conhecimento que temos do mundo.
Isso significa que ela suprime uma grande parcela da informação que os sentidos enviam ao cérebro, razão pela qual há sempre uma defasagem entre o mundo real e o que pensamos a respeito dele. Essa defasagem ocorre em razão da incapacidade que a nossa linguagem tem para representar para nós mesmos a experiência, tal qual ela ocorre na realidade.
A partir dessa descoberta, eles deduziram que a mente humana funciona como se fosse uma espécie de biocomputador, que é programado pelos resumos que ela faz das experiências vividas pelo organismo. Esses resumos são semelhantes a programas de computador, ou seja, são “mapas” que ela elabora para orientar as respostas que damos ao mundo.
Quer dizer, a mente recebe a informação completa, mas só utiliza uma parte dela para desenhar o seu “mapa” de sabedoria. Dai o famoso axioma de Korzibsky “o mapa não é o território”, o que significa que o conhecimento racional que temos do mundo nunca é completo porque a mente consciente perde partes importantes da informação quando ela as processa e transforma em conhecimento.

Isso significa que tornar o nosso “mapa” do mundo mais real e completo, nós precisamos ampliar a nossa visão, a nossa audição e nosso sentimento do mundo, que é o mesmo que melhorar a nossa capacidade de recepção de informações; e ao mesmo tempo aprender a recuperar as parcelas perdidas da informação através do enriquecimento dos nossos modelos lingüísticos. Por isso a PNL desenvolveu modelos de linguagem apropriados, que se destinam a recompor as omissões, as generalizações e os cancelamentos que a mente faz quando ela transpõe para a mente racional a informação recebida pelos sentidos. Daí o nome dado á disciplina: Programação Neurolinguística.
Isso tudo implica numa melhor utilização dos nossos sentidos externos e internos, os primeiros para aprender a captar a informação com qualidade e os segundos para representá-la em nossas mentes com bastante acuidade.
A idéia que está embutida nesse processo sugere que se soubermos trabalhar adequadamente as informações que a mente recebe, poderemos modificar a nossa forma de ver o mundo e formatar “programas” capazes de nos dar respostas mais compatíveis com as situações que vivemos no mundo real. Então poderemos aprender mais e executar melhor as habilidades que nos são ensinadas, o que significa uma aprendizagem mais eficiente; poderemos também nos comunicar melhor com as pessoas, pois teremos adquirido a competência de viajar com mais conhecimento dentro do “mapa interno” delas; e finalmente seremos capazes de viver com mais qualidade as nossas próprias vidas porque então teremos adquirido as ferramentas necessárias para desenvolver estratégias mais adequadas para enfrentar os problemas que a vida nos coloca.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 01/03/2011


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