João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos





A PERFEIÇÃO SUPREMA

“ O Céu e a Terra são imperecíveis.
Se são imperecíveis, é porque dão vida a si mesmos.
E assim sendo, sua duração é infinita.
Por isso o sábio coloca-se em último lugar
E mesmo assim chega na frente de todos.
Quando esquece suas finalidades egoístas
O homem conquista a perfeição que nunca buscou.”
                                                     Verso VI-Tao Te Ching

O Céu é chamado de Grande Pai e a Terra é a Grande Mãe. Unidos, eles formam os Dez Mil Seres, que é a família humana. Céu e Terra, aqui, são sinônimos de masculino e feminino, Yin e Yang, as duas forças que dão origem e sustentação a tudo que existe no universo.
Por isso são imperecíveis e dão vida a si mesmos. Tem duração infinita. A moderna ciência se pergunta se o universo teve um começo e se um dia ele terá um fim. Os cientistas ligados a correntes espiritualistas dizem que não. Embora admitam que o universo tenha começado em determinado momento ─o Big-Bang ─ esse foi o início do tempo e não o início do universo propriamente dito. Antes disso havia o Átomo Primordial, que condensava a energia que se manifestou na grande explosão. Os cientistas chamam a esse Átomo de Grande Singularidade e os cabalistas de Existência Negativa de Deus. O Big-Bang é a Existência Positiva,  a manifestação de uma energia que sempre existiu. O Tao Te Ching chama tudo isso de Tao.
O Taoísmo é uma filosofia naturalista por excelência. Proclama o Não-Agir como essência da sabedoria a ser cultivada. Não-Agir não é adotar uma atitude passiva perante as coisas, mas sim, acompanhar o curso da natureza sem tentar interferir nela, sem tentar moldá-la ao nosso talante, fazê-la serva do nosso desejo. É acompanhá-la, fazer com ela simbiose e deixar que ela atue em nós da mesma forma que atua no universo.
Por isso, colocar-se na frente dos outros é arriscar-se a chegar no último lugar. O verdadeiro sábio se coloca no último lugar porque sabe que o universo gira, a natureza se movimente em ciclos, e não há posição fixa em um mundo que tem uma forma esférica. Quem pensa que está na frente, pode, na verdade estar atrás. É tudo uma questão de ponto de vista. Por isso o sábio se coloca em último lugar e chega na frente de todos. Jesus também ensinou algo semelhante. “ Não ocupeis os primeiros lugares nos banquetes”, disse ele, “Deixai que os donos da festa vos chameis para ocupá-los.”
Da mesma forma, procurar a perfeição é nunca encontrá-la, porque primeiro ela não existe como fim em si mesmo, mas apenas como resultado que se atinge e satisfaz às nossas expectativas. Ser perfeito é conseguir o resultado almejado. E nesse sentido, o sábio não persegue a perfeição, porque ele sabe que todo resultado pode ser superado por outro. Dessa maneira, age naturalmente, como cúmplice da natureza e não como seu conquistador.

___________________________
Comentários ao Tao Te Ching- Lao Tsé. Ed. Pensamento, São Paulo, 1987
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 13/07/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras