João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A FÊMEA MISTERIOSA

O espírito das profundezas do vale é imperecível.
É chamado o mistério feminino.
A Porta da Fêmea Misteriosa é a raiz,
Da qual brotam o Céu e a Terra.
Francamente invisível, seu poder inexaurível permanece.
A Fêmea Misteriosa dura perpetuamente,
E o seu uso constante jamais a esgotará.
Verso IV-Tao Te Ching

Toda a doutrina Taoísta é transmitida através de metáforas. Para entendê-la é preciso ter em conta que ela é profundamente naturalista e se apóia no conceito dualista, de que o universo é produto de duas forças que atuam em sentido contrário, mas com igual intensidade e com idêntica importância. Essas forças, chamadas de Yin e Yang, são absolutamente necessárias e complementares. Elas dão nascimento ao universo e o mantém em constante equilíbrio.
Assim, a polaridade Yin/ Yang constitui a representação do processo pelo qual todas as realidades tomam forma no mundo da matéria. Representam as energias positiva e negativa, motor que movimenta a vida do universo em todos os seus sentidos, formas e direções. Nestes versos, o inspirado organizador dessa antiga e cativante representação do mistério universal fala da força Yin, ou seja, o “mistério feminino”, “Porta da Fêmea Misteriosa” pela qual tudo vem ao mundo, inclusive o Céu e a Terra. Pois nenhuma realidade seria possível sem a existência de uma energia feminina para ativar a ação da energia masculina.
Yin, energia feminina, representa também a treva que o princípio masculino fecunda e gera, como resultado, a luz. Por isso a Bíblia, ao descrever o nascimento do universo, diz que Deus “tirou a luz das trevas e viu que a luz era boa.” Daí Yin sempre aparecer, nas representações pictóricas que lhe são feitas, como sendo o lado escuro, passivo, frio, noturno, das coisas, enquanto Yang é o lado quente, claro, luminoso. Dessa concepção deriva também o fato de o Taoísmo, ao desenvolver a sua teoria psicológica, recomendar que para termos uma mente perfeitamente saudável, precisamos manter um perfeito equilíbrio entre Yin e Yang, combinando os dois atributos de forma equitativa em nossa personalidade.
Nesse sentido, a doutrina Taoísta desenvolve sete leis e doze teoremas, que podemos usar para fazer essas combinações. Essas teorizações podem ser resumidas da segunte forma:

As sete leis

1. A pluralidade do universo é derivada da sua unidade. Quer dizer, o universo tem muitas formas, mas ele é um organismo único.
2. Não existe perenidade no universo. Ele está em constante transformação.
3. Tudo tem o seu contrário. Não há, nas realidades do universo, algo que seja único. Ele é côncavo e convexo, exato e falso, frio e quente, masculino e feminino, bom e ruim, etc. Os contrários se complementam.
4. Não existe, no universo, duas coisas absolutamente iguais. Cada coisa possui a sua própria identidade, embora nenhuma tenha existência independente uma das outras.
5. Toda ação comporta uma reação. Ou seja, todo verso tem o seu reverso.
6. Verso e reverso são sempre proporcionais um ao outro, ou seja, conforme a força da ação, o tamanho da reação.
7. Tudo que começa acaba.

Os doze teoremas

1. Yin e Yang são forças que coexistem num mesmo espaço. Buscando, cada uma, a direção contrária, elas se expandem e atingem um ponto de separação. ( O Big Bang dos cientistas, momento em que a densidade energética do Àtomo Primordial se torna tão intensa que o seu núcleo se rompe).
2. Yin e Yang são forças que se originam dessa expansão, que ocorre infinitamente no tempo. (Daí as modernas teorias científicas que mostram um universo em constante expansão.)
3. Enquanto Yang tende a se afastar do centro, Yin tende a ocupar esse centro. E assim eles produzem energia. (Essa é descrição feita pelos cientistas da atuação das forças da relatividade, que produz a expansão do universo e da gravidade, que promove a sua organização em sistemas, mantendo os corpos menores e mais leves na órbita dos maiores e mais pesados).
5. Yin/Yang se atraem mutuamente. Yang/Yin se repelem mutuamente. (São as energias atuantes no universo, que se atraem e se repelem, uma promovendo a expansão, gerando a matéria bruta, simples em sua constituição, a outra promovendo a aglutinação, gerando a matéria orgânica, complexa em constituição.
6.. A força de repulsão e atração de todas as coisas é proporcional à diferença entre seus componentes. (Esse teorema, que tem correspondência nas leis físicas, no sentido que todo vazio é logo preenchido de alguma forma, é mais notável no mundo moral. Á medida que deixamos que um dos princípios ocupe o espaço do outro, a tendência é que este aumente a sua força de repulsão ou de atração. Nesse sentido é que dizemos que o mal atrai o mal e o bem atrai o bem.)
7. Todos os fenômenos físicos e espirituais têm, como origem, a combinação de Yin e Yang em diferentes proporções. (É a mesma idéia desenvolvida no teorema sete, aplicado ao mundo físico e moral.
8. Nada é perene porque Yin e Yang tendem a se harmonizar naturalmente em suas combinações. (Isso é que Cristo quis dizer quando ensinou que por mais que pensemos não podemos fazer um fio do nosso cabelo se tornar branco ou preto. Ou seja, Por mais que façamos, o universo segue seu próprio caminho, independente da nossa vontade.)
9. Tudo, no universo, é bipolar. É preciso aprender a equilibrar esses dois polos.
10. Não há, no universo, coisa alguma que seja neutra. Tudo está ligado a tudo. Isso implica que qualquer mudança na menor partícula reflete no universo inteiro. (Intuição do famoso Efeito-Borboleta."Uma borboleta batendo asas na Amazônia, pode causar um pavoroso tufão no Texas" - James Gluk.)
11. O grande Yin atrai o pequeno Yin. O grande Yang atrai o pequeno Yang. Aqui não são os contrários que se atraem, mas os iguais, obedecendo ao critério de tamanho, volume, importância, força, etc. É o que ocorre, tanto nas leis da física como na dinâmica social.
12. O universo material resulta da solidificação de Yin no centro ( aplicação da força da gravidade) e de Yang na periferia ( aplicação da força da relatividade).

Por isso, tanto Yin e Yang São forças que não se exaurem e por mais que sejam usadas, jamais se esgotarão.
Assim temos a formidável intuição do sábio taoísta deduzindo, há mais de 2500 anos atrás, leis físicas e morais que a ciência moderna iria ratificar.
_______________________________________

COMENTÁRIOS AO TAO TE CHING- LAO TSÉ- ED. PENSAMENTO, SÃO PAULO, 1987





João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 19/07/2011
Alterado em 19/07/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras