João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A MOSCA NA SOPA

 
 
Uma mosca que voava inadvertidamente numa cozinha, ao passar por cima da mesa, viu lá em baixo uma panela com uma suculenta sopa. O cheiro estava bom e ela desceu para prová-la. Ficou presa no caldo. Tentou nadar até a borda da panela, mas quanto mais se debatia, mais pesadas as suas asas ficavam. Então pensou: “Não foi para isso que desci até aqui? Então vou aproveitar. E ao invés de se debater, comeu a sopa até se fartar. Depois deitou-se de bruços e ali ficou, a dormir. Uma colega, que costumava voar com ela em busca de comida, de repente,chega á borda da panela e avista a parceira, estatelada, a boiar no cheiroso e grosso caldo. "Hei amiga, grita ela.  Não desista. Continue a nadar. Mexa as asas. Vamos, você consegue." E a mosca, com seu último suspiro, responde: Bobagem, amiga. Eu já comi, já bebi, já tomei meu banho. Não foi para isso que vim parar aqui?    
                                             ***
Essa fábula de Esopo pode ser interpretada de muitas maneiras. Um sujeito sem ambição poderia dizer: Bom, é isso mesmo. Nós nascemos somente para desfrutar o que a vida nos oferece. Uma vez conseguido, por que lutar por mais alguma coisa?
Também se poderia interpretar essa estória como sendo uma metáfora do perigo que ronda toda pessoa imprevidente, curiosa e gananciosa. Normalmente elas acabam se tornando prisioneira das coisas que desejam. Depois de conquistadas, não sabem mais como se livrar delas, mesmo que venham a causar sua morte. Acontece muito com os vícios que adquirimos. No começo o cheiro é bom, o paladar é delicioso, o prazer é imenso. Depois....
Essa fábula também pode ser tomada como exemplo de conformismo e abandono á providência, que muitas religiões aconselham como necessárias ao conforto do espírito, quando sentimos que a morte é inevitável. Isso significa que devemos deixar de lutar, de se apegar á vida, para que o espírito, liberto da ilusão da matéria, alce vôo, livre e leve.
Enfim, são muitas as ingterpretações. Se quiser, você pode dar a sua.

As fábulas de Esopo têm essa característica. Elas são verdadeiras mensagens de sabedoria que se prestam a muitas especulações. Por isso o grande La Fontaine, rei das fabulações, o colocava entre os maiores sábios que a Grécia já produziu.    
 




João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 23/08/2011
Alterado em 27/08/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras