João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


FONTE PERENE DE RECURSOS-PNL

 
Uma das proposições da PNL sustenta que todas as pesoas têm, pelo menos potencialmente, os recursos que precisam para serem eficientes na arte de viver.
     A filosofia das religiões psíquicas ensina que a chama divina habita no interior de todas as pessoas e quando é acesa, conduz à iluminação. Já as religiões reveladas dizem que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus.[1] Em qualquer dos casos, o que se propaga com esses pressupostos é uma idéia de humanismo positivo que sustenta o otimismo que devemos manter em relação ao destino da espécie humana. 
      Seja qual for a concepção adotada – psicológica ou religiosa – isso quer dizer que o ser humano é muito superior ao que parece ser, pois ele possui recursos insuspeitados dentro de si. E, em qualquer caso, só precisamos encontrar a chave certa para abrir os caminhos para a iluminação ( em se tratando de religião) ou para a máxima excelência em nossas performances ( em se tratando da vida em geral). .
      Na liturgia das religiões, são as preces, os jejuns, as cerimônias rituais, a recitação de mantras etc., que preparam a mente do fiel para a recepção do “programa”. Este é veiculado depois através das crenças embutidas nos pressupostos sobre os quais elas se fundamentam. Instalada a crença, o fiel adquire um “filtro” que irá processar dali para frente as experiências que tiver e conformá-las aos valores por ela determinados. Por isso é que quanto mais retumbante, impressionante, vistoso, emocionante, for o ritual utilizado para “instalar o programa”, mais profundamente ele impregnará a nossa mente e com mais força nos fará acreditar e trabalhar segundo o que ele sugere.
      Da mesma forma que os atos litúrgicos dos ofícios religiosos, os exercícios desenvolvidos pelos praticantes de PNL funcionam como “rituais” que proporcionam acesso à estrutura mais profunda da nossa mente e nos dá a possibilidade de organizar ou reorganizar as nossas experiências internas de um modo que elas se tornem um aprendizado positivo e não uma limitação à nossa capacidade de encontrar respostas positivas para os desafios da vida. Esses exercícios funcionam como sugestões neurolinguísticas que modificam a nossa maneira de ver o mundo, e consequentemente, proporcionam diferentes respostas aos problemas que ele nos coloca. Em outras palavras, amplia nossos recursos e aumenta a capacidade de resposta.
 



[1] Religiões psíquicas são aquelas que se baseiam em pressupostos filosóficos, deduzidos pela prática da meditação ou pela observação das leis da natureza. O Budismo, o Taoísmo, o Confucionismo, são exemplos desse tipo de religião. Não são crenças fundamentadas na autoridade de um Deus, ou seja, ensinadas aos homens por uma divindade. As religiões reveladas são aquelas que se fundamentam em pressupostos revelados ao homem pela própria divindade, nos quais ele crê como verdades absolutas. Nesse rol situamos o Cristianismo, o Judaísmo e o Islamismo.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 27/09/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras