João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


"ASPIRAI AOS DONS MELHORES"- PNL

“Aspirai aos dons melhores”
 
     Há muitas coisas no mundo para as quais a nossa sabedoria jamais encontrará explicações definitivas. Mas no terreno das possibilidades humanas não há necessidade de feitiçarias para realizarmos os prodígios mais fantásticos. Nesse mundo, sapos se transformam em príncipes com muito mais facilidade e naturalidade do que nas fábulas infantis[1] Não é preciso cozinhar poções mágicas ou lançar encantamentos, nem recitar fórmulas cabalísticas para captar energias desconhecidas. Elas já existem dentro de nós e só precisamos descobrir como acioná-las. No campo das habilidades humanas também não se fazem milagres. Tudo se resume em saber interpretar as mensagens que o mundo nos envia e trabalhá-las adequadamente para gerar as respostas que daremos a elas. E depois executá-las com eficiência.
     Afinal, se analisarmos a vida das pessoas que se tornaram verdadeiros vetores para a humanidade, em todas iremos encontrar alguns traços comuns de organização neurológica. Não consigo acreditar que suas qualidades lhes tenham sido outorgadas pela liberalidade de uma divindade que resolveu premiar, por qualquer razão, um ou outro ser humano, deixando o resto da humanidade patinando numa cruel mediocridade. Pensar assim é atribuir a um Pai amoroso, que tudo fez por um grande ato de amor, uma imensa injustiça. E, como disse Jesus,  “ se vós que sois mau, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais não dará o Pai que está no céu?”
     E isso tudo temos certeza que Ele já nos deu. Podemos não saber qual é o montante dos nossos recursos e o limite da nossa capacidade, mas essa ignorância não significa que somos desprovidos desse manancial.  Por fim, é importante não esquecer que todas as pessoas que fizeram uma diferença na história viveram suas vidas com um senso inabalável de missão. Isso quer dizer que eles acreditavam, realmente, que o que faziam era bom, útil, certo e verdadeiro. Podem até, em algum momento de suas vidas, mas jamais deixaram que a dúvida contaminasse suas crenças, de maneira a enfraquecê-las. Na verdade, eles sempre acreditaram que podiam vencer e venceram.
     A fé é uma certeza que não comporta dúvidas. A dúvida contamina a crença e diminui o ímpeto da ação, por que nos faz dispersar a energia que devemos colocar nelas.
     Dessa forma, creio ser mais útil acreditar que a habilidade para realizar grandes feitos é prerrogativa comum de toda a humanidade, o que significa que, o que alguém já foi capaz de fazer, todo ser humano é, pois somos todos oriundos da mesma célula mater que deu origem à vida. Essa é uma proposição da PNL que merece ser repetida constantemente.
     Primeiro é preciso acreditar que é possível. Em seguida, aprender a fórmula correta de fazer. Com esse conhecimento, estruturar um plano de ação. E por fim, agir. E quando tivermos obtido o resultado desejado, usufruir dele sem culpa, pois certamente o teremos merecido. É bem como disse o Apóstolo São Paulo: “ Aspirai aos dons melhores: eu vos mostrarei um caminho mais excelente.”   
 
                                                EXERCÍCIO
 

  1. Pegue uma folha de papel e descreva para você mesmo um objetivo que gostaria de alcançar. Tenha cuidado para fazê-lo de forma positiva. Por exemplo: vou me formar na faculdade de direito daqui a cinco anos, ou vou morar em uma casa de 400 metros no bairro X, na cidade Y, daqui a três anos. Se souber, faça um desenho da casa em que quer morar ou escreva uma pequena biografia do profissional que você quer ser. Isso ajudará sua mente a fixar o objetivo.
  1. Sente-se em uma poltrona bem confortável e relaxe. Represente mentalmente esse objetivo, prestando atenção nos detalhes da cena que você está projetando na sua mente. Identifique que imagens, que cores, que sons você associa com o seu objetivo. Preste muita atenção nas sensações que tem quando projeta essa cena em sua mente. Procure identificar em que lugar do seu corpo elas parecem se localizar.
  1.  Anote todas essas informações e passe a usá-las diariamente para treinar a sua mente a se adaptar a esses objetivos. Exemplo: se você identificou as cores, procure viver em um ambiente em que elas estejam presentes. Vista-se com roupas que tenham essas cores, pinte seu quarto com elas, decore-o com objetos que as reproduzam.
  1. Faça a mesma coisa com os sons. Traga-os para o seu dia a dia.  Quando você estiver desenvolvendo alguma atividade que se relaciona com o objetivo desejado, como por exemplo,  um trabalho que você esteja fazendo ou uma matéria que você está estudando, procure compatibilizar o sentimento que essa atividade lhe provoca  com aquela que a visão interna  do objetivo lhe sugere. Isso fará com que sua mente fique impregnada pelo objetivo que você quer alcançar.
  1. Imagine agora que você já alcançou totalmente objetivo. Associe-se à imagem que você projetou mentalmente, como se estivesse vivendo efetivamente aquele momento. O que as pessoas estão dizendo para você? Como é que elas o olham? Como você se parece nesse momento e local? Qual a sua postura, como respira, senta, conversa? Qual é a auto-imagem que você faz de si mesmo nesse momento? Você gosta dela? Não há nenhum sinal de rejeição de alguma “parte” de você? (pensamentos jocosos, zombaria, pouco caso, podem ser sinais dessa rejeição).
  1. Se você realmente sente que gosta dessa auto- imagem, “ancore-a” no seu sistema neurológico, com um toque em alguma parte do seu corpo. (na ponta do nariz, na testa, no lóbulo da orelha, etc.)
  1. Levante-se, ande um pouquinho, pense em outra coisa para quebrar o estado. Depois faça um teste. Toque naquele lugar do corpo onde você “ancorou” a auto- imagem. Se a primeira coisa que vier à sua mente for essa imagem, então a neuro-associação que você precisava para se motivar foi conseguida. Se não, repita o passo 4.
 
 
 



2- “Sapos em príncipes” é o título de um livro clássico de Bandler e Grinder. Foi publicado no Brasil pela Summus Editorial.

DO LIVRO " À PROCURA DA MELHOR RESPOSTA"- ED. 24X7-  2010
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 04/10/2011
Alterado em 04/10/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras