João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O CÔNCAVO E O CONVEXO


Numa cidade havia um carvoeiro cujo estabelecimento ocupava um grande barracão. Estava com muito espaço ocioso e por isso resolveu alugar parte dele. Botou anúncio no jornal. Logo apareceram vários interessados, mas o que mais condição se apresentava como futuro locatário foi um comerciante de tecidos. Feito o contrato, o comerciante de tecidos logo se instalou na sua parte do barracão e começou as suas atividades. Mas não demorou muito começaram as brigas, pois o pó de carvão que o carvoeiro levantava sujava os tecidos do comerciante. Várias tentativas de solução foram intentadas, não nenhuma deu certo porque as duas atividades eram incompatíveis. O carvoeiro não podia mudar de atividade e o comerciante de tecidos também não. Não houve como resolver o conflito e o comerciante de tecidos foi obrigado a se mudar, amargando um grande prejuízo.O que um lavava o outro sujava.
Moral da história: o que é diferente não pode ser juntado.

                      ***
Este conto foi invocado a propósito do ditado que diz que os opostos se atraem. Não pode haver enunciado mais mentiroso que esse. No entanto, ele é tão repetido que muita gente acaba acreditando que é verdade e acaba se ferrando por isso. As pessoas ficam procurando nos outros o que falta nelas e como não encontram (pois as nossas deficiências só podem ser providas por nós mesmos),se decepcionam. É o que acontece na maioria das relações onde os parceiros têm personalidades completamente diferentes uma da outra. Jamais pode dar certo uma relação assim. Quando um quer sair, o outro quer ficar em casa; se um quer ir ao cinema, o outro quer ir ao teatro; um quer ver novela, o outro quer ver futebol; um gosta do azul, outro de verde. Que pode resultar de uma relação assim senão conflito?
Positivo e negativo não se combinam quando se trata de relacionamento humano. Eles podem sim, ser usados como medida de equilíbrio entre partes se estas tiverem a necessária humildade de reconhecer que vivemos num mundo onde a relatividade é a única verdade provável.
No mundo das relações humanas, o côncavo e o convexo só se combinam na cama. No resto são como cão e gato. Como disse um poeta: se você quer ser feliz no amor, não deixe que ele lhe traga a dor. Não procure no outro a diferença; mas tente sempre encontrar a semelhança.
Carpe diem.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 18/10/2011
Alterado em 18/10/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras