João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


ULISSES HOJE

 
 
As sereias eram belas e atraentes. E como cantavam bem. Os marinheiros não resistiam ao seu canto e se atiravam contra os rochedos para serem devorados por elas. Os companheiros de Ulisses taparam seus ouvidos com cera para não ouvi-las. Ulisses quis ouvir seu mavioso canto, mas pediu para ser amarrado ao mastro do navio para não sucumbir à tentação. Eles passaram incólumes por esse trecho fatal do seu caminho, graças a esses estratagemas.
A nossa vida é um navio que navega por todo o tempo por esses rochedos da morte. E nós uma tripulação em busca de sua Ítaca. As sereias estão por todo lado, nos atraindo com suas canções mortais. Elas são os vícios da civilização. O que fazer para não sucumbir á esse canto? Que tipo de cera colocar nos nossos ouvidos? A que tipo de mastros devemos nos acorrentar para que, mesmo ouvindo esse canto, não tenhamos o ímpeto de se atirar ao mar e ser devorados? Ulisses chegou á sua ilha depois de vencer todos os perigos que se apresentaram em sua viagem. Odisséia é uma verdadeira jornada de aperfeiçoamento do próprio ser. Mostra a luta do espírito humano para vencer os seus vícios e aperfeiçoar suas virtudes. Que Deus nos dê sabedoria para desenvolvermos estratégias capazes de vencer os nossos vícios e encontrar  o caminho para a nossa Ítaca. 
 
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 26/10/2011
Alterado em 26/10/2011


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras