João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


PNL- TRANSFORMAÇÃO ESSENCIAL

 
As pessoas formam famílias, tribos, sociedades, nações. Todas essas entidades – das moléculas aos seres humanos e destes aos sistemas sociais – podem ser considerados “todos” no sentido de serem estruturas integradas e também “partes’ de “todos” maiores, em níveis superiores de complexidade. De fato, veremos que “partes”  e  “todos”, num sentido absoluto, não existem.”
                                                                                                     Fritjof  Capra.
 
Ecologia
 
      Nada se faz no universo físico sem que o homem venha a sentir as conseqüências desse feito; por outro lado, tudo que ele faz causa impacto no sistema. Dessa forma, tudo interessa a todos, e o equilíbrio do sistema universal é uma tarefa de interesse coletivo.
      Disso já sabiam os antigos filósofos hermetistas quando sustentavam a existência de uma unidade indissolúvel entre todas as coisas que existem no universo: “tudo que está dentro é igual ao que está fora, o que está em cima é igual ao que está em baixo”, diziam eles.  Foi o pensamento cartesiano, com o seu materialismo dualista, sua exagerada preocupação pelo conteúdo do fenômeno em si, e não pelo que ele significa no contexto em que ocorre,  que levou os homens de ciência a separar mente e corpo, como se ambos fossem duas realidades distintas que pudessem coexistir independentemente. Desprezando milênios de sabedoria, renegaram os ensinamentos dos grandes taumaturgos, que sempre sustentaram o caráter sistêmico do universo e a existência de uma relação entre os fenômenos que nele ocorrem.
      O ser humano possui um organismo unificado, assim como o próprio universo é um animal único que não pode ser entendido por partes. Fisicamente, somos constituídos de “partes” interligadas, que são os nossos sistemas, respiratório, cardiovascular, linfático, reprodutor, excretor, etc. Esses sistemas são constituídos de órgãos e os órgãos por células, tudo isso ligado por uma extraordinária rede de relações e funções, de tal maneira que o que ocorre no ínfimo da intimidade celular – onde reside a informação primordial, –  repercute no imenso da estrutura orgânica, que é a nossa fisiologia.
 
      Também em relação à nossa estrutura mental podem ser identificadas inúmeras “partes” interligadas entre si, cada qual com sua função, muitas vezes parecendo antagônicas, mas nunca inúteis nem inimigas, sempre buscando, á sua maneira, o bem do organismo, razão pela qual podemos
dizer, a respeito das motivações humanas, que todo comportamento tem
uma intenção positiva para quem o executa, dado o contexto em que ele ocorre.
     Esse é um pressuposto PNL, mas também é uma constatação verificável empiricamente. Sempre que procuramos eliminar determinado comportamento, sem oferecer à sua “parte” geradora uma compensação neurológica, há um espécie de boicote por parte dela, o que faz com que o comportamento que se tenta eliminar seja reforçado, ou então “recompensado” por outro comportamento indesejável.  Quem já tentou eliminar o hábito de fumar, por exemplo, é vítima constante desse “boicote” neurológico. Quando tem êxito na repressão ao uso do tabaco, passa a ter compulsão por doces ou por outro tipo de comida.
    A PNL descobriu uma estratégia para solucionar tais conflitos imaginando uma “negociação entre partes”, para fins de convencer a “parte” geradora do comportamento de que não haverá eliminação, mas sim, substituição de comportamento, e que ela não perderá nada com isso. Mostramos como isso pode ser feito no exercício de “squash visual” das páginas 101/102..
   
       A PNL respeita a ecologia do sistema neurológico partindo do princípio de que o organismo humano é um sistema, onde o que acontece em cada uma de suas partes repercute no todo. As religiões orientais, formidáveis pela postura ecológica que adotam em seus postulados, encarecem a necessidade de a mente aprender a “operar” no vazio para podermos, efetivamente, adquirir o verdadeiro conhecimento. A justificativa é que a mente, num estado desses, está trabalhando sem filtros, sem preconceitos, sem nenhum elemento de comparação ou categorização que possa isolar o objeto, separando-o do conjunto ao qual pertence.
      Dessa forma desaparece para ela a fragmentação, as separações, os rótulos, as quantificações, as classificações e por fim, as posições pessoais que estão na base de todo preconceito. Só remanesce a unidade indissolúvel de todas as coisas e conseqüentemente, o processo que faz gerar o conhecimento pode ser visto em toda a sua integridade relacional. A realidade, assim, é absorvida como um todo e não apenas em suas partes e as informações que nos chegam do mundo exterior não são analisadas nem interpretadas à luz de filtros anteriormente adquiridos.
      Tudo é novo, tudo merece ser admitido como possibilidade, tudo pode ser, a priori, possível e verdadeiro. Essa atitude tanto pode ser a de um praticante do budismo zen, quanto à de um adepto do cristianismo místico, para quem é preciso acreditar que tudo está em tudo e nada existe de forma independente no universo. Nesse estado de consciência, ela não presta atenção apenas ao que acontece à sua volta, mas “vê , ouve e sente” tudo que acontece no mundo. É como a mente do monge budista que pratica bem o seu Zazen.[1]
 
Fascinação
 
      A aventura humana sobre a terra pode ser vista como uma busca constante de melhores resultados, a cada ação empreendida. Por isso é que nós vemos nela uma eterna procura pela melhor resposta. 
       À medida que avançamos no espaço-tempo que medeia o nosso aparecimento no mundo como organismo, e o desaparecimento dele nessa condição, a nossa jornada na vida permeia-se de atos e esses atos são, essencialmente, de aprendizagem. Tudo se passa como se o nosso organismo, em seu processo de evolução, fosse construído para “aprender”.
      É possível que nas regras de evolução das espécies, a natureza, ou Deus –  seja como for que se queira chamar o princípio ativo que deu origem e governa o universo –  tenha introduzido um mecanismo que faz com que, ao longo do tempo, os organismos das espécies vivas se componham em estruturas de crescente complexidade.
     Esse processo se torna ainda mais sutil na medida em que elas respondem, com eficiência cada vez maior, aos desafios que a vida as submete.  
    A satisfação física e espiritual, para o ser humano, é sempre um estado desejado a ser atingido. Atingido, ele deixa de ser um objetivo para transformar-se em algo que já se aprendeu e se tornou uma etapa a superar. Como o conceito de evolução exige sempre uma atitude de superação, o organismo humano, a cada etapa superada, parte para nova jornada de aprendizagem, em busca de outro objetivo, sempre um pouco mais adiante, seja na escalada da evolução biológica, seja no caminho da evolução espiritual.
   
    A descoberta que o universo nasceu a partir de uma origem única foi a maior de todas as luzes já acesas no panteão da sabedoria humana. Graças a essa informação, ficamos sabendo que o ambiente em que vivemos é um processo que está em eterno estado de gênese. Nele tudo nasce constante-
mente e evolui de certo modo. Não há uma continuidade uniforme em seus padrões evolutivos, nem acontece em todos os lugares as mesmas coisas. Tudo é produto de relações e de relações entre relações.
     Metamorfoses são próprias de determinados lugares e tempos. Do átomo à estrela, ao longo do eixo espaço-tempo acontece um arranjo entre as propriedades físicas presentes nas estruturas dos elementos, que permite a produção da energia através da interação entre eles. A cada interação, uma nova relação; a cada nova relação, um avanço na estrutura molecular do elemento ou da espécie.
      Para entender e aproveitar bem esse processo, o ser humano precisa manter o espírito alerta e sempre aberto para “ver” “ouvir” e “sentir” como isso acontece. Só assim ele pode realmente aproveitar todas as potencialidades que tem para fazer uma diferença no sistema.
      Essa postura exige a atenção de uma mente adulta, consciente de que está presenciando o desenvolvimento de um processo de infinita complexidade e o espírito de uma criança, perplexa perante o mistério que se desenrola perante os seus olhos, mas de modo algum assustada com ele. É uma atitude de mística fascinação perante o espetáculo da vida. Essa é lição que nos deu Jesus ao dizer que se não nos tornássemos meninos não entraríamos no reino dos céus.
 
Humildade
     
      Aquele que reivindica a posse da verdade demonstra total ausência de inteligência emocional. É um completo analfabeto na arte de viver, pois o bem viver implica em tolerância para com as visões de mundo que diferem das nossas.
      A sabedoria de que as nossas visões do mundo são personalíssimas nos leva à necessidade de sermos humildes em nossas apreciações. Afinal de contas, elas são relativas a um mundo que só existe dentro de nossa mente e que pode ou não corresponder à realidade.
     Quem pensa ter encontrado a verdade, diz Bandler, está apertando a mão do diabo. Realmente, não existe pior inimigo para o nosso equilíbrio neurológico do que uma postura de auto-suficiência intelectual. Pessoas que assumem tais comportamentos tornam-se arrogantes, pedantes, desagradáveis, incapazes de manter um relacionamento seguro, maduro e estável, pois sempre estarão reivindicando o comando da situação, como se os relacionamentos humanos comportassem algum nível de hierarquia.
     Registre-se que nem Jesus Cristo reivindicou a posse de uma verdade absoluta, ainda que pelo menos um evangelista tenha escrito que ele proclamava ser a “verdade e a vida”. Eu creio que ele queria dizer com isso que seus ensinamentos seriam um excelente roteiro para a vida, mas não que ele fosse “ a verdade”. Tanto que quando Pilatos lhe perguntou o que era a verdade, ele não respondeu, ou se respondeu a resposta não foi registrada.   
     Pessoas intolerantes são do tipo que costuma dizer: “  Eu  sou  assim mesmo. Quem quiser gostar de mim, goste do jeito que eu sou porque eu não mudo para agradar ninguém”. Fuja dessas pessoas, pois elas só concordarão em viver no seu mundo se você concordar com elas em tudo.
     Eu conheci um sujeito assim. Com 20 anos casou-se com uma boa moça, operária, que conheceu em uma fábrica onde trabalhava. Durante os primeiros anos da vida do casal, ela trabalhou e ajudou-o a adquirir patrimônio e cuidou muito bem dos três filhos que tiveram.  
     A moça trabalhava muito, no emprego que tinha na fábrica e em casa. Cuidava das finanças do casal como se fosse o melhor dos administradores. Ajudou-o de todas as maneiras, inclusive a estudar e melhorar de vida. Graças a isso, ele conseguiu se formar em direito e passar em um concurso público, tornando-se procurador de justiça.
     Mas assim que foi adquirindo um melhor nível de informação ele começou a desprezar a mulher que o ajudara tanto. Como ele começou a freqüentar outros ambientes e ela continuava a ser operária e dona de casa, seus interesses começaram a se afastar. Vivia comparando-a com as garotas com as quais convivia na faculdade, e depois, na repartição.  
     Logo começou a se envolver com outras moças e a negligenciar a família. Depois de algum tempo arrumou uma amante fixa, com quem começou a fazer despesas. Teve, inclusive, filhos com ela. Logo, sua renda, apesar de consideravelmente aumentada, já não era suficiente para sustentar duas famílias.
     Não demorou muito e o relacionamento com a esposa, que tanto o ajudara, chegou a um impasse que terminou em divórcio. E à medida que as coisas iam saindo do seu controle, ele se tornava cada vez mais arrogante. 
     Aposentou-se no serviço público e passou a advogar. Para ele, ninguém tinha qualquer competência, quer profissional ou emocional, para fazer as coisas certas. Achava que apenas ele sabia fazer tudo bem feito. Considerava-se o único dono da verdade. Não conseguia fazer amigos, pois todos se afastavam dele em razão da sua arrogância. Aos poucos, acabou perdendo o amor dos próprios filhos. Um dos meninos, logo após o divórcio dos pais, começou a demonstrar sinais de desequilíbrio nervoso. Depois da morte da mãe, o desequilíbrio degenerou em uma completa alienação mental. Outro dos seus filhos tornou-se um inveterado alcoólatra e hoje dorme, praticamente, nas ruas. Quanto ao casamento, pelo que sei, foram mais de quatro.
    Mesmo com todos esses maus resultados na vida, esse indivíduo jamais fez uma reflexão madura sobre o seu comportamento. Na última vez que conversamos, ele fez violentas críticas a um juiz que não havia acatado seus argumentos em um processo.
    Ele morreu há alguns meses atrás. Se o enterro tivesse que ser realizado à maneira antiga, teria sido difícil encontrar braços para carregá-lo até o cemitério, tão pequeno era o número de pessoas que compareceram ao seu funeral.
  
    Um pouco de humildade não faz mal a ninguém. Mas é bom não confundirmos humildade com timidez, covardia ou ausência de auto-estima. Aliás, a auto-estima é filha do justo orgulho que alguém pode ter de si mesmo e quando esse orgulho está fundamentado no mérito, trata-se de um sentimento que deve ser cultivado com muito carinho.
    Na verdade, é preciso uma grande dose de coragem, de amor próprio e de firmeza de caráter para assumir uma postura de verdadeira humildade, pois isso implica em reconhecer que pouco sabemos e mesmo esse pouco pode não ser verdadeiro.
     Humildade não é fraqueza, nem pressupõe ausência de recursos psicológicos para enfrentar os confrontos a que somos submetidos todos os dias. Ao contrário, para sermos humildes de verdade precisamos ser muito fortes, pois a cada momento, somos obrigados a nos confrontar com o maior de nossos adversários: nós mesmos.      
 
Pragmatismo
 
     Se vivemos à procura da melhor resposta, porque não procurá-la entre aqueles que já a encontraram?
     As pessoas respondem de acordo com suas possibilidades e capacidades, desenvolvidas conforme seu modelo de mundo. Assim, todo comportamento, por mais estranho que pareça, é a melhor escolha que o individuo pode fazer, dado o momento e o contexto em que a experiência ocorre.
     Não acredito que existam “pessoas do bem” e “pessoas do mal”. O que existe são respostas que dão bons resultados e respostas que produzem maus resultados. Ninguém pratica atos nocivos a si ou a outras pessoas como um fim em si mesmo. Pratica-os porque, naquele momento, dado o contexto em que está inserido e segundo suas possibilidades e capacidades, aquela é a única resposta que sabe e pode dar em face de uma situação que lhe exige uma atitude.
    Um indivíduo que invade uma residência e mata o proprietário para roubar o seu dinheiro, pensa que está fazendo a melhor escolha para resolver um problema em sua vida. O resultado que ele obtém, para si mesmo, e principalmente para a sociedade, é que não produz o bem que ele pensava estar realizando. Nesse caso, não podemos dizer que ele tenha feito a melhor escolha, mas ele dificilmente admitirá que errou.
     Todos os nossos comportamentos podem ser úteis ou nocivos, dependendo do contexto em que eles são praticados. Podemos pensar numa situação em que fumar seja útil? Abstraindo os malefícios que o fumo traz em qualquer contexto, poderíamos dizer que a fumaça do tabaco afasta mosquitos, por exemplo. Em uma pescaria, em um momento de lazer à beira de um rio, ou em um bosque, isso poderia ser útil. Também para alguns povos indígenas das Américas, dividir uma boa baforada é sinônimo de paz e amizade.
     Em que situação procrastinar alguma decisão poderia ser útil? A escritora Margareth Mitchel pode dizer-nos. Sua personagem mais famosa, Scarlet, de “..E o Vento Levou”, fazia isso sempre que algum evento desagradável lhe ocorria. “Vou pensar nisso amanhã,” dizia ela.
     Ou então, que tal deixar para brigar com sua mulher ou com seu filho outro dia qualquer, quando os ânimos estiverem mais calmos? Que tal deixar para dizer “aquelas verdades” para o seu patrão amanhã, quando você tiver raciocinado um pouco mais sobre o assunto?  Não lhe parece o tipo de procrastinação útil?
      A regra geral da natureza é a utilidade. Bom é o que é útil, certo é o que funciona, verdadeiro é o que traz o melhor resultado para a felicidade do indivíduo e da sociedade. Por isso, a PNL é ciência da modelagem, ou seja, o estudo dos comportamentos eficientes, funcionais, eficazes, praticados pelas pessoas que já conseguiram obter os melhores resultados. É nesse sentido que procura descobrir entre os seres humanos os seus modelos de excelência, para estudá-los, mapear suas estratégias neurológicas e torná-las explícitas, para que outros seres humanos possam tomá-las como referências para desenvolver suas próprias habilidades pessoais.
 
Ética
 
      Só pode haver auto-estima, orgulho, reconhecimento, mérito, respeito – alimentos que nutrem o nosso ego – com a existência de um meio social.
     Ética é a parte da filosofia que estuda os juízos de valor feitos pelo ser humano e a sua repercussão no comportamento da sociedade. Seria inadmissível que em um estudo destes, nós a deixássemos de fora como uma postura essencial a um praticante de PNL.
     Quando aconselhamos as pessoas a adotarem posturas práticas perante a vida, como a de escolher o que é útil e o que dá resultado, por exemplo, isso não significa dizer que nessas escolhas não esteja presente o elemento ético.
     Aliás, o que se espera de uma pessoa perfeitamente alinhada em todos os seus níveis neurológicos é exatamente uma postura ética e moral da mais alta qualidade, sendo essa qualidade uma conseqüência natural do refinamento de caráter, refinamento esse obtido pelo desenvolvimento da personalidade em níveis mais altos de processamento neurológico, que se atinge quando a nossa mente  transcende  de uma condição meramente biológica, orgânica, para uma esfera de interesses maiores, que é o nível que chamamos de espiritual.
      A PNL, como sistema de aprendizagem da excelência comportamental, busca descobrir como isso pode ser feito e ensinado e ensinado às pessoas. Nesse sentido, são as experiências humanas bem sucedidas que são buscadas e modeladas para servirem de padrão de comportamento. Sucesso, aqui, é entendido como um resultado que modifica a experiência humana,
tornando-a mais qualitativa e eficiente para a satisfação das nossas expectativas. É, portanto, um conceito enredado em múltiplas relações, que envolvem não somente o bem estar da pessoa que o pratica, mas também o equilíbrio do ambiente no qual ele vive. Não deve ser entendido como um axioma do tipo “ o fim justifica os meios”, mas como uma fórmula de avaliar resultados.
     Ética e moral podem ser considerados filtros purificadores da experiência humana, pois o resultado de um comportamento, por mais proveitoso que seja para o indivíduo, não terá alcançado o ideal que aqui se propaga se ele afrontar as crenças eleitas pelo grupo no qual o indivíduo se intera.
     Nós não vivemos somente para nós mesmos. Se estivéssemos sozinhos no mundo, como um “Robinson Crusoé” posto na terra como único representante da espécie humana, certamente não haveria motivação para procurarmos colocar sempre mais qualidade nas nossas respostas. Todos os nossos comportamentos seriam regidos pelo instinto da sobrevivência e esta sendo atendida, nada mais nos incitaria a procurar um viver mais qualitativo.
     Mas existe sempre “alguém” mais, para quem vivemos e praticamos os nossos atos. Aliás, penso mesmo que não há condição de existência para o chamado “ego humano” na ausência de socialização, na falta de alguém que nos “reconheça” de alguma forma.  Ética e Moral são filtros que a sociedade desenvolve para purificar os comportamentos humanos e descontaminá-los dos vícios que as nossas idiossincrasias lhes colocam. Não podem ser negligenciadas por quem esteja buscando a melhor resposta para dar à vida. 
 
                                             Flexibilidade
 
     Posturas inflexíveis reduzem a capacidade da nossa mente para produzir alternativas de resposta aos desafios da vida. Elas nos conduzem ao imobilismo mental, que é a nossa primeira sepultura.
     Como mostra o Dr. Goleman, em seu excelente livro “Inteligência Emocional”, existe uma grande diferença entre a vida cerebral do ser humano e a dos animais de organização neurológica inferior. Por seu turno, Teilhard de Chardin ( O Fenômeno Humano- 1956), nos ensina que na vida orgânica, quando se passa de um nível simples de organização celular para um nível mais complexo, ocorre um grande aumento nas ramificações neurais das espécies, em razão da própria complexidade do processo que rege seus comportamentos
    Quanto maior a atividade cerebral, maior a quantidade de neurônios que precisam ser criados e ativados. Em conseqüência, o leque de escolhas, em termos de respostas possíveis, também se abre, até por exigência dessa complexidade.
    Um animal, quando é atacado, só tem duas opções de comportamento: lutar ou fugir. Já o homem, além dessas opções, pode argumentar, tergiversar, recuar, discutir, oferecer a outra face, negociar, pedir ajuda, etc. São “n” opções de comportamento que ele pode escolher. Escolherá aquela que lhe parecer mais apropriada para o contexto em que está vivendo e para o propósito que está buscando.
    Quando há várias opções de escolha, a possibilidade de atinar com a resposta certa é bem maior. Se nenhuma das respostas nos der o resultado que pretendemos, podemos combinar umas com outras e produzir uma espécie nova.  Se tivermos apenas uma, ou no máximo,  duas opções como os animais, então ficaremos limitados a responder sempre da mesma for -ma, e quem só tem uma resposta tende a obter sempre os mesmos resultados. Enquanto o comportamento estiver obtendo os resultados desejados, tudo bem, mas e quando não obtiver?  
    Quem encaixota sua vida em hábitos e faz deles regras inflexíveis de comportamento, não é apenas uma pessoa chata. Torna-se um problema. Quando precisarmos dela para iniciar algo novo ou para reconstruir o que foi destruído, teremos que resolver dois problemas: o seu apego aos próprios padrões de conduta e as barreiras de impossibilidades que ela erguerá por força da sua resistência em adotar novos paradigmas.
      Faça um teste com você mesmo: acostume-se a passar todo dia pelo mesmo lugar e veja o que acontece na sua mente quando o caminho que você faz for interditado. Veja o quanto lhe custa em aborrecimento e estresse por ter de alterar a sua rotina. 
    Mas se você é capaz de encontrar um novo caminho quando aqueles que você já conhece forem interditados, e conseguir se adaptar a ele sem sofrer muito, então você está muito bem. Há pessoas que nem são capazes disso. Quedam-se paralisadas, sem saber como proceder.
     Você já leu o gostoso livro do Dr. Johnson, “Quem  mexeu no meu  queijo? Se não leu, leia. Além da gostosa leitura que o livro proporciona, você vai aprender coisas muito interessantes sobre o comportamento humano. Trata-se de uma interessante metáfora sobre a dificuldade  do ser humano em abandonar os seus hábitos. A estória foi composta a partir de uma experiência verdadeira feita com homens e ratos. Pesquisadores de uma universidade americana construíram dois labirintos. Em um deles esconderam alguns pedaços de queijo e depois soltaram vários ratos à sua procura. No outro esconderam notas de dez dólares e puseram um grupo de estudantes com a missão de encontrá-las. Os estudantes descobriram as notas antes de os ratos encontrarem o queijo. Depois de alguns dias, porém, tanto os pedaços de queijo quanto as notas foram retirados. Os ratos, depois de algumas tentativas frustradas, abandonaram o labirinto e nunca mais voltaram a procurar o queijo. Já os estudantes, até hoje, de vez em quando ainda invadem o laboratório à noite e percorrem o labirinto para ver se encontram algum dinheiro.[2]
      O que isso quer dizer? Que as pessoas são mais eficientes que os animais para atingir seus objetivos, mas têm muito mais dificuldade para abandonar seus comportamentos depois que eles os levaram a um bom resultado. Mesmo que não sirvam mais, mesmo que a utilidade de seus modelos esteja esgotada, que não conduzam a mais nada de bom, elas se recusam a abandonar seus velhos caminhos.
     E é assim que acabam muitos casamentos, boas parcerias são desfeitas, grandes empresas desmoronam, vidas que pareciam bem sucedidas terminam em fragorosa ruína. Você já leu um famoso poema atribuído a Jorge Luis Borges, no qual ele fala da sua mágoa por estar com quase oitenta anos, próximo da morte e não ter feito uma série de coisas que gostaria de ter feito? Então não espere chegar numa idade tão avançada para começar a mudar isso. Faça como o autor deste belo poema aconselha:
 
“MUDE”
 
“ (...) mas comece devagar, (...) direção é  mais importante que a velocidade, sente-se em cadeiras e mesas diferentes (...) .Ande pelo outro lado da rua, por ruas diferentes, outros lugares(...). Troque o estilo das roupas, pegue outros ônibus(...). Ande descalço, ouça os passarinhos, passeie no parque, use mais a mão esquerda (ou direita, se você for canhoto),  durma do outro lado da  cama, em outras camas, veja outros programas de TV, leia jornais diferentes, outros livros com outros assuntos, viva outros romances ,durma mais cedo, ou mais tarde, aprenda novas palavras, outros idiomas, experimente novos sabores, novos perfumes, novo  corte  de cabelo, roupas de cores e modelos diferente...”
   
      Enfim, MUDE...pois a vida é uma só e ela passa tão rápido que a gente só percebe o tempo que perdeu quando tenta fazer alguma coisa que o nosso organismo já não tem mais condição de executar.



[1] Zazen é a disciplina praticada pelos monges do Budismo Zen, para obtenção do Satori (iluminação). Consiste na prática orientada de meditação, acompanhada de uma rígida disciplina alimentar.
 
[2] Spenser Johnson-MD- Quem Mexeu no meu Queijo?- 2002 Ed Record. Essa experiência também foi relatada por Bandler e Grinder no clássico Sapos em príncipes, já citado.



____________________________________

DO LIVRO "Á PROCURA DA MELHOR RESPOSTA"- BIBLIOTECA 23X7 - SÃO PAULO 2009
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 20/03/2012
Alterado em 20/03/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras