João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


Acesso ao Guerreiro interior


OS EXERCÍCIOS ABAIXO MOSTRAM COMO PODEMOS ACESSAR O ARQUÉTIPO GUERREIRO QUE HABITA NA NOSSA NOSSA NEUROLOGIA.   

      
                 Mentalizando
  1. Passe pelo menos uma hora por dia em contato com a natureza ou ao ar livre.
  2. Reserve pelo menos uma hora diária para algum exercício físico, ou então para dançar.
  3. Dedique pelos menos quinze minutos diário para analisar como você lida com acontecimentos inesperados ou desagradáveis.
  4. Dedique pelos menos cinco minutos diários para mentalizar seus animais aliados e agradecer a eles pelos ensinamentos recebidos.
                                          Praticando
Exercício nº 1

Coloque-se em pé, com a cabeça ereta, com o rosto voltado para o norte.  Os pés devem estar afastados, em distância igual á largura dos ombros.  Os olhos devem estar abertos, fixos num ponto ao longe. Inspire e aspire profundamente três vezes, usando o diafragma.  Medite sobre as qualidades de guerreiro que você tem e nas que gostaria de adquirir. Onde gostaria de exercê-las? Para quem você gostaria de ser assim? Pense nos seus animais protetores e aliados (as criaturas aladas) e agradeça a eles pela proteção e pela inspiração que eles lhe dão.

Exercício nº 2

Caminhe durante uns quinze minutos, sozinho. Durante esse passeio medite e responda para você mesmo as seguintes perguntas:
  1. Como me sinto em relação à minha autoconfiança? E em relação á minha autocrítica? Tenho optado por me mostrar e estar sempre presente ou tenho procurado me esconder, me esquivando das responsabilidades?
  2. Como tenho me relacionado com meus parentes e colegas de trabalho? Tenho sido sensível aos problemas deles?
  3. Quantas pessoas conheci na vida, que mostravam o espírito do guerreiro? (Podem ser pessoas reais ou personagens fictícias). De que forma eu me identifico com elas?
  4. Quais foram os maiores desafios que enfrentei? De que maneira os enfrentei? Com coragem e destemor? A partir de quando eu senti que podia enfrentar e vencer os desafios que me eram postos?
  5. Das três forças fundamentais do guerreiro (presença, comunicação, posicionamento) quais as que estão plenamente desenvolvidas em mim e quais não estão? Em que momento da minha vida eu me senti plenamente presente, fui positivamente comunicativo e me posicionei com firmeza e clareza?
  6. Que capacidades específicas de liderança eu tenho? De que forma eu as aplico na minha família, nos grupos sociais que frequento e na minha vida profissional?
  7. Em que momentos e situações eu perco meu poder de liderança? Que tipo de pessoa me inibe? Em que lugares, situações e com que tipos de pessoas eu perco a minha autoconfiança?
  8. Existe alguma parte em mim que não quer ou não acredita que eu seja capaz de agir com pleno poder de guerreiro? Há conflito entre algo que acredito e no que quero acreditar? Alguma parte em mim ainda tem medo ou receio de assumir liderança, mostrar-se presente, transformar em ação pensamentos e palavras?
  9. De que forma eu dedico honra e respeito a mim mesmo e aos outros? Houve algum momento em que eu me violentei, desrespeitando as minhas crenças e minha personalidade por medo de algum castigo ou por conta de alguma recompensa?
  10. Em que situações da minha vida em se senti dominado pelo meu aspecto sombra?(Rebeldia, falsa humildade e comportamento manipulador). Quando, onde e com quem isso parece ocorrer com mais frequência?

_______________________________

Depois de resposnder essas perguntas você estará apto a fazer o exercício nº 3, que lhe permitirá  acesso ao guerreiro interior. Esse exercício será publicado no próximo texto.

__________________________
Do Livro: Códigos de Vida: Clube dos Autores: 2011

João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 05/06/2012
Alterado em 05/06/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras