João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


A egrégora

A primeira jóia do Tesouro Arcano que encontramos na Ma- çonaria é a chamada egrégora. É através dessa estrutura tipicamente arquetípica, que habita no Inconsciente Coletivo da humanidade desde os seus primórdios, que o objetivo espiritual buscado pelo iniciado nos Mistérios da Arte Real se realiza. 
Egrégora, (do grego egrêgorein) significa velar, vigiar. É um termo que designa o antigo costume grego de “concentrar” o povo em uma assembléia, com a mente voltada para um de-terminado objetivo. Era um costume muito utilizado em época de guerra ou de grandes acontecimentos importantes da vida do povo grego. Com o tempo, esse costume se tornou uma verdadeira tradição popular, invadindo todos os segmentos da vida do povo helênico, sendo praticada na religião, através dos festivais conhecidos como Mistérios, nos esportes, por ocasião das famosas Olimpíadas, e até na política, quando as assembléias eram convocadas na praça pública (ágora) para resolver assuntos importantes para as cidades gregas..
Esse tipo de costume já pode ser verificado entre os gregos mais antigos, como se percebe nas obras de Homero, particularmente a Ilíada, onde as assembléias dos povos arguivos, “concentradas” para planejar a guerra contra os troianos, nos mostra como funcionava o espírito da egrégora entre os gregos. 

A existência de entidades denominadas egrégoros tornou-se objeto de uma crença que hoje constitui base para métodos de  treinamento nas empresas e nos grupos de influência na moderna sociedade. Acredita-se que os egrègoros são centelhas de energia espiritual manifestadas pelas mentes em estreita união, e que estes podem influenciar os acontecimentos no mundo físico.
Essas”entidades” estão presentes em todas as coletividades, sejam nas mais simples associações, ou mesmo nas assembléias religiosas, geradas pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. Nesse conceito cabe, inclusive, o famoso ensinamento de Jesus, segundo o qual “ele estaria no meio” de qualquer grupo que se reunisse em seu nome.
Dessa forma, podemos dizer que todos os agrupamentos humanos formam seus egrégoros particulares. Por isso nós os encontraremos nas empresas, nos clubes, nas igrejas, nas famílias, nas equipes esportivas, e em todas as associações de pessoas onde as energias físicas e espirituais dos indivíduos são eliciadas para “trabalhar” por um resultado.
A idéia é a de quando um grupo se reúne e promove siner-gia, a energia que é gerada por ele fabrica uma espécie de corrente que influencia o meio em que ela atua. Ela seria a força que dá efetividade a um grupo de oração, a uma equipe esportiva, aos grupos de trabalho, etc.
Destarte, egregóros podem ser vistos como esferas de ener-gia, emanadas dos indivíduos agrupados e ligados mentalmente por um objetivo comum. São como átomos que se agrupam e formam uma “central de energia”, que aproveita aos objetivos do grupo e também favorece a cada um dos individuos pessoalmente. 
Hoje o conceito de egrégora esta disseminado por todas as atividades que envolvem trabalho de grupo. Num hospital, por exemplo, todo o ambiente é preparado para formar uma “cen-tral” destinada a concentrar energias para a cura dos pacientes. Em uma fábrica, uma empresa comercial, uma equipe de futebol, os exercícios coletivos, as orações comunitárias, os momentos de reflexão e concentração, são estratégias usadas para arregimentar a energia do grupo.
Assim, uma egrégora se caracteriza pelo espírito de congre-gação, que é formado pela soma das manifestações mentais emitidas pelo grupo e que a todos beneficia, individual e co-letivamente. Dái esse termo ser constantemente utilizado na prática maçônica.

A egrégora maçônica
 
A Maçonaria é uma estrutura mental arquetípica, cuja ori-gem repousa na idéia de que existe uma ordem social perfeita que pode ser realizada pela união dos homens de boa vontade. Essa união promove o aprimoramento dos espíritos nela congregados, como resultado da egrégora que resulta da sinergia obtida pela reunião dos Irmãos, a qual é sustentada pelas qualidades pessoais que cada um deles trás para o grupo.  Essa egrégora promove, de um lado o desenvolvimento coletivo, permitindo a realização dos seus objetivos, e de outro o enriquecimento ontológico de cada um dos indivíduos dele participante.
Sabemos que como idéia, a Maçonaria é contemporânea das primeiras civilizações. Desde os tempos mais antigos, os povos que alcançaram os mais altos estágios civilizatórios, cultivam a tradição de preservar sua cultura, seus conhecimentos e suas conquistas através da reunião, em egrégora, de grupos específicos de indivíduos que comungam de interesses mútuos. Esses grupos se formam por cooptação, procurando reunir, da forma mais nivelada possível, os “iguais” dentro de uma sociedade, fundamentados na crença de que aqueles que estão mais envol-vidos com determinado sistema é que tem maior interesse em preservar os seus valores.
É neste amplo espectro, que funde religião, política, mitologia e história, que iremos encontrar, por exemplo, as antigas manifestações culturais conhecidas como Mistérios, que vários autores maçons costumam invocar como sendo as estruturas mais antigas da Maçonaria.  Aqui caminhamos nas sombras e só podemos fazer conjecturas baseadas em analogias entre os ritos praticados por aqueles povos e os símbolos comuns compartilhados por eles e pela Maçonaria moderna, mas é certo que existe uma ligação e uma relação de ante-cedente e conseqüente entre essas manifestações espirituais dos antigos povos e a Arte Real hoje praticada. E o vínculo que os une é justamente a idéia da egrégora, sendo a prática iniciática presente em todos eles nada mais que uma estratégia desenvolvida para captar a energia emanada do grupo e dirigi-la para a consecussão dos seus objetivos.   

Com o tempo essa idéia evoluiu para uma prática social que resultou na formação dos grupos diversos dentro das sociedades. Assim, a egrégora, que em princípio tinha uma conotação religiosa e servia ao próprio sistema de governo praticado nesses antigos tempos, fragmentou-se e passou a ser usada por grupos particulares na defesa de seus interesses corporativos. O egregôrein tornou-se uma estratégia de organização social e ganhou uma aplicação prática na forma de corporações associativas, formadas para os mais diversos fins.
Nasceram assim as associações de classe, as corporações obreiras, os partidos políticos, os clubes sociais, mas agora já despregados da concepção original, que hospedava um misto de religiosidade, componentes raciais e até política de estado. O objetivo passou a ser a defesa das próprias conquistas do grupo, a sua preservação como sistema corporativo e o desenvolvimento e o compartilhamento de valores culturais, econômicos e sociais.
Situam-se nesse espectro as antigas corporações de obreiros, tipo “Collegia Fabrorum” dos romanos, as Corporações de Ofício da Idade Média (guildas) e as chamadas Lojas operativas dos pedreiros medievais, famosos construtores de igrejas e edifícios públicos, dos quais o termo maçom foi emprestado. Todas essas corporações tinham, na estrutura nuclear dos seus fundamentos, uma noção de egrégora a uni-los.
____________________________



NOTAS:
A egrégora é a idéia que irforma a tradição cultivada pelas equipes esportivas, especialmente as de futebol, de concentrarem-se antes das partidas. Na Maçonaria ela está presente um na tradição da “corrente da união”, quando é transmitida a “palavra semestral”.
[1] No espiritismo esse conceito é conhecido pelo nome de “formas-pensamento”, ou seja, idéias projetadas pela mente humana e materia-lizadas no mundo espiritual como “entidades” que sobrevivem na esfera astral e podem influenciar os objetivos para os quais foram construídos. É nesse sentido que funciona o que chamamos de “mau olhado” e as projeções negativas ou positivas de pensamento, que influem no comportamento das pessoas.
 
[1] Mistérios, aqui são identificados como festivais iniciáticos que os povos antigos costumavam praticar para honrar os seus deuses e obter suas graças.
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 14/06/2012
Alterado em 14/06/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras