João Anatalino

A Procura da Melhor Resposta

Textos


O PROBLEMA DA LINGUAGEM

Há duas formas de conhecer o universo e buscar uma comunicação com ele. Podemos chamá-las de objetiva e intuitiva, material e espiritual, científica ou religiosa, etc. Mas seja qual o for o nome dado a essas formas de abordagens da realidade manifesta ou não manifesta do universo, o que fica é o fato de que não podemos negar a existência de fenômenos que as nossas pobres ferramentas mentais, mesmo acrescidas e poderosamente estendidas por modernos aparelhos científicos, não conseguem detectar. E quando são intuídos, por força da largueza que alguns espíritos bem dotados possuem, esses fenômenos não podem ser organizados de forma epistêmica( lógica, racional) por falta de uma linguagem adequada.
É que a mente humana só consegue entender o que ela pode representar como imagem. O que não pode assumir forma conhecida pelo homem não pode ser objeto de conhecimento.
Todavia, a imaginação precisa ser devidamente informada para ter material com o que trabalhar. E toda informação que temos das realidades humanas ou divinas são extraídas do próprio ambiente em que o homem vive. Daí o fato de os povos antigos representarem Deus nas mais diversas formas da natureza e os hebreus, que sintetizaram a noção do divino numa entidade única, na hora de dar uma representação mental visual para Ele, o fizeram através da figura do arquétipo situado no mais alto nível da sua hierarquia social, que era o patriarca. Assim temos a imagem austera e conservadora de Deus, que Israel legou ao mundo. Ela é a representação dos seus próprios líderes, velhos patriarcas de uma sociedade pastoril que neles encarnava o pátrio poder. Essa é a razão de o cronista bíblico, ao descrever a criação do homem, dizer que Deus o formou “á sua imagem e semelhança”, denotando claramente que a imagem que os antigos hebreus tinham de Deus era a projeção do próprio patriarca da sua tribo, ou do pai de família, que na sua cultura detinha o pátrio poder. Essa noção também viria a ser utilizada por Jesus, que via Deus como um Pai, fundamentado no próprio significado que esse arquétipo assumia na estrutura da sociedade judaica  
Entretanto, Deus é uma realidade que a grande maioria das pessoas, em todo o mundo, seja qual for a religião que professem, não ousa negar. Mesmo aqueles que se confessam ateus, na verdade, não o estão negando, pois para se negar a exis-tência de alguma coisa, primeiro é necessário pressupor a possibilidade da sua existência.
É que o fenômeno da afirmação e da negação é simplesmente um problema de línguagem. Como a nossa mente funciona com comando binário, ela não pode projetar uma ação negativa sem antes ter noção do seu contrário, que é a ação positiva. Dessa forma, podemos afirmar que a negação da existência de Deus é impossível sem primeiro admitir a possibilidade de sua existência. Por isso é que a chamada psicologia da assertividade ensina que toda vez que damos uma ordem negativa ao nosso organismo, a nossa mente tem que representar primeiro o contrário daquilo que lhe está sendo ordenado. Assim, ela não pode deixar de fazer alguma coisa sem primeiro saber como é fazer essa coisa. Isso é uma conseqüência da forma como ela é estruturada.

A QUESTÃO DO MÉTODO

Os cientistas, para exprimir as idéias que eles têm do universo, utilizam uma linguagem organizada, feita de números, figuras, equações, postulados, silogismos e pressupostos, que são frutos de uma atividade consciente do cérebro. Essas representações mentais que eles fazem do universo constitui o método chamado científico.
De forma diferente atua o método iniciático.  Enquanto a ciência se socorre da linguagem derivada, consciente, arranjada, desenvolvida pela mente para reconstruir para a nossa sabedoria a fenomenologia universal, a iniciação está vinculada á linguagem primitiva e inconsciente do universo, que só pode ser reconstruída através de um simbolismo que muitas vezes não tem paralelo dentro do arsenal de fórmulas que a nossa mente consciente desenvolveu para explicar o mundo em que vivemos.
No mundo existem realidades que não podemos ver, ouvir ou sentir. Quem consegue ver a eletricidade? Ou ouvi-la? Quem consegue ver ou ouvir a atividade de um elétron, girando em volta do seu núcleo? Quem pode sentir a ação dos átomos impressionando o écran de um tubo de TV para formar uma imagem? Mas, no entanto, podemos ver, ouvir e sentir a atuação dessas forças através das suas manifestações no mundo das realidades sensíveis. A eletricidade ilumina nossas cidades e move nossas máquinas. A atividade dos átomos os transforma em elementos químicos e lhes confere suas propriedades. A luz se decompõe em espectros e nos dão imagens de eventos que estão acontecendo naquele justo momento nos lugares mais distantes do mundo.
Se existe um mundo material é porque existe concomitante uma energia que o gera e lhe dá forma. E não existem leis, mesmo naturais, que não tenham sido promulgadas de alguma forma por Alguém.
O nosso conhecimento do mundo é imperfeito, incompleto e falho porque ele se limita ao território da nossa linguagem. Não está no mundo da nossa mente consciente aquilo que a nossa capacidade de linguagem não consegue representar com seus parcos recursos. Por isso Wittgeinsten ensina que o “os limites do nosso mundo são os limites da nossa linguagem”. (1)
Isso explica por que temos tantas e tão diferentes idéias da realidade espiritual e do mundo das coisas divinas. Algumas tão bizarras que custa a acreditar que um dia tenham sido pensadas e mesmo sustentadas, ao preço de muitas vidas, como verdades incontestes.
Algumas das concepções que fazem parte do acervo do pensamento mágico que habita o inconsciente humano e se manifestam através de símbolos e arquétipos, no mais das vezes, são incompreensíveis ao pensamento racional. E só podem ser transmitidos através do método iniciático, ou seja, aquele que se dirige mais à mente inconsciente do aprendiz do que à sua consciência. Esse é o método utilizado pelas sociedades iniciáticas, através das cerimônias de iniciação e também pelas religiões através dos atos litúrgicos e de seus rituais.
Assim, podemos dizer que antes da pedagogia existiu o comportamento; antes da religião nasceu o culto e antes da ciência o homem desenvolveu a técnica. Isso significa que o homem primeiro pratica um comportamento, depois se preocupa em entender por que o faz. Por isso, toda prática cultural tem, na sua origem, um arquétipo, uma noção não criada pela mente humana, a inspirá-la. E a Maçonaria, como tradição, é, por definição, uma estrutura arquetípica cujos fundamentos estão no Inconsciente Coletivo da Humanidade.
Esse arquétipo é noção de que a preservação das conquistas sociais e espirituais da humanidade só pode ser feita através da estrutura corporativa, apoiada na "egrégora" formada pelos elementos de escol da sociedade. Esse é o fundamento que informa a maçonaria moderna e no passado constituiu o fundamento das antigas sociedades.

_________________________
Ludwig Wittgeinstein- Principios Filósóficos, 1919 
          
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 07/08/2012


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras