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O PARTO DE DEUS
“No princípio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam as faces do abismo; E o Espírito de Deus movia-se sobre as águas.” Gênesis, 1; 2,3
Ele era chamado a “Existência Negativa”,Que estava sozinho no espaço atemporal;Por isso tornou-se “ Existência Positiva”,Ao fazer para si mesmo u’a parte material.
É bem possível que o Big-Bang dos ateus,Que o cientista diz que vê no telescópio,Na verdade seja o momento em que Deus,Está se tornando o obstetra de si próprio..Essa visão é meio estranha, eu reconheço;Mas dessa forma soluciono este problemaQue é pensar para o mundo um Começo.
Para quem achar tudo muito controverso.Fica a pergunta que inspirou-me este tema: O que Deus era antes de Ser o Universo?
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O que Deus era antes de ser o universo?
A idéia da existência de Deus é um conceito universal, apriorístico e fundamental que a mente humana precisou desenvolver para justificar a sua própria existência. Sem esse conceito o homem seria um ser-meio, sem perspectiva de origem e fina-lidade, guiado unicamente pelas leis do próprio sentido. Se assim fosse, ficaria perdido em meio ao nihilismo de uma existência sem propósito, que só se justificaria pelo nível de prazer que conseguisse obter em cada ação que realizasse. A tentativa de encontrar uma unidade morfológica para o conceito de Deus é uma preocupação que já vem dos primórdios da nossa história. Vários doutrinadores já intentaram essa façanha. Zaratustra procurou integrar esse conceito na sua doutrina dualista, que via na divindade Marduc/Aura Mazda a imagem da luz(o bem) e em Arimã a imagem das trevas(o mal); Lao Tse e os sábios chineses da antiguidade desenvolveram a mesma idéia no conceito do Tao, o Sem Nome, príncípio único, incriado, que se equilibra na ação de duas forças contrárias, o positivo e o negativo (Yin/Yang); Na Ìndia dos brâmanes esse conceito se fundia em Bhraman, o Espírito de Deus, a não essência que congregava em si todas as formas universais. Mas foram os hebreus que melhor sintetizaram esse princípio na idéia do Deus único, universal e inominado, princípio e fim de todas as coisas. Com os hebreus, o conceito de Deus, que parecia uma abstração só possível á mente dos chamados filósofos, ou aos “iniciados”, tornou-se uma idéia de fácil absorção, acessível á mente do homem comum, pois ele agora não precisava explicá-lo nem entendê-lo, mas apenas honrá-lo através de uma linguagem feita de ritos e comportamentos que podiam ser praticados e observados por qualquer pessoa. A crença hebraica, ao mesmo tempo que espiritualizou o conceito de Deus, tambem o humanizou, pois abriu ao homem a possibilidade de representá-lo através de uma figura humana, que era mais mais fácil de respeitar e amar do que uma força da natureza, um animal, um astro, um uma mera idéia abstrata que a mente não conseguia definir, como queriam os pitagóricos e os atomistas. Essa figura era o seu patriarca, símbolo da ordem, do respeito e da hierarquia que sustentava sua sociedade e representava o poder. Por isso é que o deus hebreu sempre aparece nos textos bíblicos como uma espécie de patriarca austero e inflexível, que ao mesmo tempo em que ama sem reservas os seus filhos, também os castiga impiedosamente quando estes se rebelam contra a ordem posta. Essa é a idéia que vem esplícita na tradução literal da Bíblia, e que foi plantada na cabeça do homem simples, que via Deus como um ancião de barbas brancas, sentado em seu trono dourado, orientando a sua criação.¹ Essa, porém, ao nosso ver é uma idéia muito pobre da Divindade. Talvez os sábios doutrinadores da religião de Israel a tenham admitido porque era mais fácil de comunicá-la ao povo ignorante e inculto, que jamais entenderia o conceito mais sutil da Divindade, que a religião mosaica desenvolveu. Essa concepção, que vem expressa na enigmática expressão que Deus usou para se identificar a Moisés no Monte Sinai, revela a complexidade de pensamento dos sábios hebreus a respeito da natureza divina e da própria identidade, cujo nome não podia ser pronunciado em vão e cuja figura não era passível de representação. Ele era simplesmente o Verbo, ou seja, o Ser em todas as integridades relacionais. Essa visão era, evidentemente, muito complexa para ser divulgada ao povo simples e pouco letrado. Assim, cristalizou-se a idéia de que Deus era semelhante a um patriarca que cuidava da sua família, defendendo-a quando ela estava em perigo, premian- do os filhos que ficavam “na linha”, e castigando aqueles que dela saíam. E nesse sentido se desenvolve toda a história fática do povo de Israel, como sendo a saga de uma família lutando para criar, impor e conservar um conjunto de tradições e uma crença, num ambiente hostil que tenta, a todo custo, destrui-lo. Era a idéia que o próprio Jesus usava para ilustrar seu pensamento a respeito de Deus. Ele o descrevia ás vezes como um pai, ás vezes como um fazendeiro, um senhor de terras, enfim como alguém que estava no topo da hierarquia social e familiar, enfim, sempre como um chefe de clã. A diferença era o fato de que o Deus de Jesus não era um patriarca austero, rígido e iracundo como o do Antigo Testamento, mas sim uma entidade cujo julgamento era guiado pelo Amor.
Essa era a visão exterior que os sábios de Israel comunicavam ao povo. Internamente porém, para aqueles que se especializavam na teologia da sua religião, outros conceitos, de extrema sutileza espiritual, eram desenvolvidos. Esses conceitos, que são aqueles expressos nos chamados comentários rabínicos, mostram uma visão completamente diferente da Divindade, que neles aparece na sua forma mais abstrata. Essa visão está presente, fundamentalmente na Cabala.² Para a Cabala, Deus é uma idéia arquetípica, comum a todos os povos e pessoas. Ele existe independente do fato de acreditarmos nele ou não. Aliás, não existe crença na não existência de Deus, mas sim, ausência de conceito sobre o que, ou quem Ele é. Isso quer dizer que o ateísmo, assim chamada a proposta filosófica que nega a existência de Deus, não significa que seus cultores acreditem que Deus não existe, mas sim que eles não têm nenhuma idéia a respeito dele. Justifica-se essa assertiva pelo fato de que a nossa mente, que trabalha com comando binário, não pode negar nada a priori, sem antes admitir a possibilidade da existência do objeto negado.Assim, para dizer que Deus não existe, a nossa mente precisa primeiro admitir a possibilidade da sua existência.³ O mundo é uma realidade sensível, observável e detectável por todos os nossos sentidos. Se ele está aqui é porque alguém o iniciou. Não existe consequência sem causa, o que quer dizer que tudo que existe tem uma causa de existir. Para superar a dificuldade que a mente humana sempre teve para pensar o começo do universo e a pré-existência da força que o criou os cabalistas desenvolveram o conceito da Existência Negativa.
Existência Positiva e Existência Negativa
Existência Negativa” e “Existência Positiva” são termos utilizados pelos cultores da Cabala mística para designar Deus “antes” e “depois” de fazer o mundo. Nesse sistema, Deus (Ein Sof, ou Ayn Sof, (אין סוף em hebraico), é visto como uma forma de "energia" que em dado momento expandiu-se para fora de si mesmo, tornando-se o universo material(Ain Sof Aur), que na Cabala significa Luz Ilimitada, ou seja o universo que saiu da primeira manifestação positiva de Deus no mundo da matéria. Essa visão mística do nascimento do universo, definida no Livro do Mistério Oculto (SeferHaDziniuta), diz que “antes que o equilíbrio de consolidasse, o semblante não tinha semblante”4 . Aqui está inserta a estranha idéia de que antes de fazer o mundo, ou seja, antes de Deus manifestar-se como existência no mundo das realidades sensíveis, Ele já existia como uma potência, que embora não manifesta, já continha todos os atributos do universo manifestado. Ele era uma “existência negativa”, na qual a mente humana não pode penetrar justamente porque ela só pode conceber um plano de existência positiva, onde as ações podem ser identificadas e suas causas recenseadas. Agora, como capturar uma realidade que além da nossa capacidade de mentalização? Sabemos que ela existe porque suas manifestações emanam para o plano da realidade sensível e é causa de fenômenos observáveis e mensuráveis. Quem sabe o que é a eletricidade, por exemplo? Sabemos como ela se manifesta, como atua e até já aprendemos a usá-la para as nossas finalidades, mas o que é nenhum cientista, ou filósofo, até agora, ousou definir.* “Antes que o equilíbrio se manifestasse, o semblante não tinha semblante” é uma forma metafórica de explicar aquilo que a nossa linguagem não consegue articular num discurso lógico. Então recorre á metáfora, ou ao símbolo para dizer que Deus já existia antes de existir. Ou seja, antes que o universo adquirisse uma forma, Ele era uma presença sem forma, sem nome, impossível de ser pensado pela mente humana. Ou como diz Rosenroth “ o universo inteiro é a vestimenta da Divindade: Ele não apenas contém tudo, mas também Ele mesmo é tudo e existe em tudo.”6
Outra visão dessa realidade pode ser posta em forma de símbolo. Os cultores da Cabala mística dizem que “Deus é pressão”, e que sua manifestação no mundo das realidades fenomênicas tem a forma de um círculo cujo centro está em toda parte e cuja circunferência está em parte alguma. Sabemos que todo círculo tem um centro e uma circunferência. O centro é ponto de onde ele emana e a circunferência uma corda que o limita. Dizer que o centro do círculo está em toda parte e que sua circunferência está em parte alguma é falar de um espaço que não começa em ponto algum e não acaba em lugar nenhum, uma dimensão sem início nem fim. Ou como diz MacGregor Mathers, “ O oceano sem limites da luz negativa não procede de um centro, pois não o possui.Ao contrário, é essa luz negativa que concentra um centro, a qual é a primeira das sefiroths, manifestas, Kether, a Coroa.”* Assim, essa idéia da divindade supre a necessidade que a mente humana tem de situar um início para o universo e imaginar, não um fim para ele, mas uma finalidade. Destarte, a dimensão da Existência Negativa é um momento anterior á qualquer manifestação da Divindade no terreno das realidades positivas, ou seja, um estado latente de potência concentrada em si mesma, que em dado momento cedeu á “pressão” interna da sua própria potencialidade e “gerou a si mesmo”. Figurativamente, o Big Bang seria o “parto de Deus”, o qual, simbolicamente poderia ser representado por um ponto dentro do círculo, como o faz Madame Blavatsky em sua cosmogonia da Criação.
Essa visão da Cabala sobre as origens do universo encontra correspondência nas idéias dos filósofos panteístas e também nos cultores da teosofia e na cosmogonia védica, para quem, no início “Vixinu-Xiva estava em plena latência, prenhe de todas as suas vidas futuras”. Nessa concepção o poeta descreve o momento em que Deus se manifesta no território das realidades positivas, figurando-o através da relação masculino-feminino, representado pelos deuses Vixinu-Xiva, que na tradição vedanta, são os respon-sáveis pelo surgimento do universo físico. Na filosofia chinesa do taoísmo também iremos encontrar um conceito análogo. No verso primeiro do Tao Te King, livro básico dessa antiga filosofia, Lao Tsé, escreve: “ Uma via que pode ser traçada não é a Via Eterna, o Tao. Um nome que pode ser pronunciado, não é o Nome Eterno. Sem Nome está na origem do Ceú e da Terra. Com Nome é a mãe dos dez mil seres. Assim, um Não-desejo eterno exprime sua essência, e por meio de um desejo eterno manifesta um limite. Ambos os estados coexistem inseparáveis e diferem apenas no nome. Pensados juntos, Mistério. Mistérios dos mistérios, É o Portal de todas as essências”.* O Sem Nome é o Tao, princípio ativo que deu origem ao universo. Com Nome é o universo material que resultou da manifestação desse princípio. Os dez mil seres são a humanidade em sua totalidade. Em todas essas concepções cosmológicas o “espírito” de Deus é pura energia e sua manifestação no mundo das realidades sensíveis se dá em forma de luz. Luz é o princípio básico de tudo que existe no universo. Esse é um ponto que todos os sábios da antiguidade concor-dam e a ciência moderna não refuta: o mundo é feito de energia que se condensa em massa quando esta é acelerada na velocidade da luz. Daí a equação de Einsten, enunciando a equivalência massa-energia, conhecida como teoria da relatividade:e=mc²
O Grande Arquiteto do Universo
Em analogia ao conceito bíblico de criação, poderíamos dizer que o Big Bang dos cientistas equivale ao momento em que Deus “separou a luz das trevas”, ou seja, o momento em que o Grande Arquiteto do Universo “pensou” o universo, na tradição maçônica. Essa é a base da formidável arquitetura universal que a inte-ligência dos sábios rabinos de Israel conceberam e que a sensibilidade mística dos espíritos que não se contentam em viver no estreito território que a linguagem lógica nos obriga a permanescer adotou. Entre estes estão os maçons espiritualistas, que veem na sua Arte muito mais do uma mera prática social derivada de uma tradição que incorpora idéias esotéricas. O conceito de que Deus é o Grande Arquiteto do Universo tem sido empregado em muitos sistemas de pensamento e o cristianismo místico o tem adotado em várias de suas manifestações. Ilustrações de Deus como o arquiteto do universo podem ser encontradas nas nossas Bíblias desde os primeiros séculos da Idade Média e tem sido regularmente empregadas pelos doutrinadores cristãos de todas as tendências. São Tomás de Aquino, um dos mais respeitados filósofos da Igreja Catolica, sustentou a existência de um Grande Arquiteto do Universo, que seria a Primeira Causa de todas as coisas. Por seu turno, João Calvino, um dos mais influentes divulgadores da Reforma Protestante, também se refere á Deus como sendo o Arquiteto do Universo, pois seu trabalho de construção do universo material, o cosmo, e do universo espiritual (a huma-nidade em sua história moral) assemelha-se á construção de um grande edifício.* Na Maçonaria, o termo Grande Arquiteto do Universo é uma metáfora que, na sua origem, tem inspiração cabalística. Era um termo aplicado á divindade pelos maçons operativos, construtores de catedrais e grandes obras públicas, que viam em Deus o autor dos planos estruturais do edifício cósmico e por analogia, da humanidade. Nesse sentido, o mundo físico e mundo espiritual eram construídos a partir de uma estratégia desenvolvida por Deus, que como se fosse um arquiteto, pensava os planos do universo e seus mestres (os anjos) e pedreiros(os homens) o construiam. Essa era uma idéia extraída da interpretação cabalística da Bíblia, pois a Cabala vê o universo como se ele fosse um edifício sendo construido em dez etapas de manifestação da potência divina, que é simbolizada na chamada Árvore da Vida, ou Árvore Sefirótica, símbolo de extraordinário conteúdo esotérico, que se presta às mais diversas analogias e ilações, unindo a mística das antigas religiões do oriente com as modernas descobertas da física atômica..* ·O termo “Grande Arquiteto do Universo” também foi apropriado pela filosofia gnóstica, onde o criador do universo é o Demiurgo, título atribuído a Deus, que “gera” um casal real (Cristo e Sofia), a partir do qual a sabedoria(gnosis) é trazida para o mundo. Através da atuação desse “casal cósmico”, nascem os “eons”(anjos, para uns, pensamentos para outros) que orientam os homens em suas ações. Constrói-se assim, o mundo e o homem, com Deus (ou o Demiurgo) traçando os planos e seus agentes trabalhando para executá-los.
Assim, o Grande Arquiteto do Universo, que os maçons, em sua linguagem simbólica, abreviam para G. '. A.' .D. '. U. '. , é o termo utlizado para representar Deus em seu trabalho de arquitetura cósmica. Os anjos são seus mestres supervisores e os homens seus pedreiros. Fecha-se, dessa forma, o círculo místico que explica a forma maçônica de pensar um começo do universo e abre-se, para todos os temas do seu catecismo, uma justificativa do porque a Arte Real os trata desse modo. O G A D U, portanto, é um símbolo, pois somente através dessa ferramenta linguística a mente pode conceber realidades que estão fora do alcance da sua mente lógica. Qualquer coisa, para ser entendida, precisa ter um começo. Deus é o começo. Não satisfaz ao maçom pensar nele como um ancião de barbas brancas, semelhante a um velho patriarca bíblico, que procura criar e manter sua família confinada ás tradições de um clã, nem se comunga na Maçonaria com a visão – por muitos chamada de científica – que vê a Divindade orientando um processo de criação que se assemelha ao trabalho de um pecuarista selecionando crias para melhorar a sua espécie. Ao contrário, aqui a idéia e a de que aqui estamos como funcionários Dele, construíndo alguma coisa que Ele arquitetou. Por isso o maçomé o pedreiro da obra univeral e por isso Deus é o Grande Arquiteto do Universo.
O Grande Arquiteto do Universo e os planos de contrução do edifício cósmico.
* Essa era a idéia que a Igreja medieval passava ao povo. Ela transparece nas pinturas que representam a Divindade, e até Michelangelo a adotou em sua representação da Criação nos afrescos que cobrem o teto da Capela Sistina.
*Diz-se que a Torah, ou seja, os livros que compõem o chamado Pentateuco foram transmitidos á Moises de duas formas: uma forma oral e outra escrita. A escrita é a consta da Bíblia; a oral é a que foi desenvolvida pelos comentários rabínicos(as mishnás) constante dos Talmudes. A Cabala é uma parte desses comentários, que desenvolve um sistema moral e cosmogônico para explicar a realidade universal e a presença e a ação de Deus nesse processo.
* Em psicologia essa característica da nossa mente se chama assertividade. Significa que eu “não posso não fazer uma coisa”, sem antes saber como é fazê-la. Exemplo. Para eu saber o que ruim, preciso ter uma idéia do que é bom. Para eu dizer que algo é escuro, tenho que saber o que é claro. Para eu “não comer” doce, preciso primeiro pensar em comer. *] KnorrVon Rosenroth-Kabballá Revelada-Madras, 2004.
* Uma das mais bizarras definições da eletricidade diz que ela é”o nada negativamente carregado.” Afirmação paradoxal, mas perfeitamente possível no mundo da física atômica, onde a potência máxima de uma força pode se concentrar no espaço infinito de um núcleo atômico.
[* A Kabballá Revelada, op. Citado, pg. 66. Esse conceito da Divindade também é agasalhado na Baghavad Guita, que define Brhaman como “o tudo que no nada está contido”.
* Citado por Dion Fortune- Cabala Mística, pg 36
* Lao Tsé- Tao Te King- tradução de Marcos Marinho dos Santos-Attar Editorial- são Paulo 1995
[* Instituto da Religião Cristã , 1536.
[*A esse respeito veja-se a nossa obra Mestres do Universo, Biblioteca 24x7- São Paulo, 2010
DO LIVRO "LENDAS DA ARTE REAL"-TÍTULO PROVISÓRIO-NO PRELO
João Anatalino
Enviado por João Anatalino em 24/10/2012
Alterado em 11/12/2012
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